Grande Barreira de Corais, na Austrália: conheça o maior coral do mundo!

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é um dos maiores, mais bonitos e mais icônicos lugares para você conhecer durante o seu intercâmbio pela Terra dos Cangurus! Mas o que você sabe sobre ela?

Neste post, nós te contamos um pouco mais sobre esse lugar que está entre as maiores maravilhas naturais do mundo!

O que é a Grande Barreira de Corais, na Austrália?

A Barreira de Corais, na Austrália, é uma imensa faixa de corais situada na faixa litorânea do estado de Queensland. Esses corais são minúsculos organismos vivos, como os pólipos, que têm seu exterior formado de calcário.

Os corais formam colônias no fundo do oceano e, no caso da Grande Barreira de Corais, podem aparecer na superfície do mar. Essas colônias de corais são bastante coloridas e se alimentam de outros pequenos seres vivos, como peixes e zooplâncton, e matéria orgânica do oceano.

Esses corais costumam formar recifes de grandes dimensões, como no caso da Grande Barreira de Coral, que é onde fica o maior coral do mundo.

A Grande Barreira tem uma importância muito grande para a Austrália e que vai muito além do seu potencial turístico. Ela abriga e protege um grande número de espécies de animais. Muitos deles, estimam cientistas, ainda nem foram descobertos e estudados pelos humanos.

Para você entender melhor a importância da Grande Barreira de Corais na Austrália, nós separamos alguns fatos super interessantes sobre ela!

1. Ela é a maior barreira de corais do mundo

A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é a maior do mundo. Ao todo, ela se estende por mais de 150 km de largura e tem mais de 2,3 mil quilômetros de comprimento. Essa imensidão a transforma no maior ser vivo do mundo e, também, em um dos lugares com a maior diversidade de espécies em todo o mundo.

O maior recife de coral do mundo é tão grande que seu tamanho vai desde a região central do estado de Queensland, em Hervey Bay, chegando até à região norte do estado, próximo à Papua-Nova Guiné.

Outro fato que mostra toda a imensidão da Barreira de Corais na Austrália é ela possuir um recife de coral mais alto do que o Empire State Building, de Nova York, com mais de 500 metros de altura! Semelhante a uma lâmina, ele fica a apenas 40 metros de atingir a superfície do mar!

2. A Grande Barreira de Corais pode ser vista do espaço!

Isso mesmo! Se você ainda não conseguiu perceber a sua grande dimensão, saiba que ela pode ser vista até do espaço a olho nu! É como se você estivesse observando duas Itálias bem ao lado do território australiano!

Bom, dificilmente nós teremos essa oportunidade de ir até o espaço - pelo menos por enquanto. Então, se você quiser observar a Grande Barreira de Corais do alto, você pode fazer incríveis passeios de helicóptero por ela! Há várias empresas que prestam esse tipo de serviço. Mas já avisamos: os preços não costumam ser dos mais baratos, mas a recompensa é uma vista indescritível!

3. Biodiversidade como em nenhum outro lugar

Nós já falamos que a Grande Barreira de Corais é um grande ser vivo. Mas este ser vivo abriga inúmeros outros animais e plantas ao seu redor.

Tentar listar aqui todas as espécies que vivem na região seria um verdadeiro desafio, mas não podemos deixar de destacar que por ali estão cerca de 10% das espécies de peixes do mundo - cerca de 1.500 espécies diferentes. Aliás, é na Barreira de Corais que fica cerca de um terço de todos os corais do mundo. Isso sem falar na grande variedade de espécies de moluscos.

Além disso, você poderá se deparar com cerca de 30 espécies de baleias, golfinhos e botos. Isso sem falar das espécies que você pode observar durante a temporada de migração de baleias que vêm da Antártica para o norte em busca de águas mais quentes. Além disso, ainda existem registradas 6 espécies de tartarugas e 17 tipos diferentes de cobras marinhas.

4. A Grande Barreira de Corais tem mais de 900 ilhas

Se você quer fazer um passeio pela Grande Barreira de Corais poderá escolher uma das mais de 900 ilhas para visitar. Então, o que não faltam são lugares diferentes para conhecer!

Há algumas muito famosas, como as Ilhas Whitsunday, Ilha Fraser, a Ilha Fitzroy e a Green Island. Esta última, por exemplo, é bem pequena e só é possível chegar até ela por meio de barcos ou catamarans.

5. Melhor época para visitar a Grande Barreira é no inverno

O inverno é a melhor época para visitar a Grande Barreira de Corais na Austrália, pois é quando há uma menor incidência de águas-vivas. Com isso, você pode aproveitar para mergulhar nas águas da Barreira de Corais com mais segurança!

Além disso, durante o inverno também é possível vivenciar experiências incríveis, como observar baleias em sua migração anual. Elas encontram na Grande Barreira de Corais da Austrália um lugar seguro para descansar enquanto viajam pelo mundo.

E se você pensa que o inverno pode não ser a época ideal para aproveitar as atividades ao ar livre, saiba que você está enganado! Por ficar em uma região de clima tropical, a Grande Barreira de Corais tem um clima agradável durante todo o ano. Inclusive, muitas pessoas que desejam fugir do clima mais frio de cidades como Melbourne e Sydney vão passar alguns dias na região durante essa época!

6. A Grande Barreira de Corais propicia muitas atividades

Não são apenas as praias e as ilhas da Grande Barreira de Corais, Austrália, que se destacam. Por lá você pode fazer cruzeiros de catamarãs que passam por várias ilhas, fazer um mergulho de snorkeling e ver os corais de pertinho, nadar ao lado de outros animais, como tartarugas e muitos peixes.

Além disso, na Grande Barreira de Corais, Austrália, você pode ser voluntário em um dos diversos programas de preservação ambiental e de espécies que vivem por ali, garantindo a sobrevivência de gerações futuras. Lugares como Heron Island, Lady Elliot Island e Lady Musgrave Island têm diversas ONGs que recebem pessoas que desejam ajudar na preservação local.

7. Preservar a Grande Barreira de Corais é um desafio

Os inúmeros programas de preservação dos corais e outras espécies não estão presentes ali por uma mera formalidade. A verdade é que a Barreira de Corais é um organismo muito sensível, especialmente às mudanças climáticas.

Os recifes de coral se desenvolvem em águas quentes e rasas. Por isso, a mudança climática vem afetando fortemente esses lugares, já que a temperatura das águas do mar está aumentando e a poluição está cada vez mais presente naquela região.

Além disso, o turismo local também pode afetar a preservação deste local, uma vez que eles podem tocar e danificar partes dos recifes.

Fatores como estes podem levar ao branqueamento dos corais. Ao longo dos anos, a Grande Barreira perdeu mais da metade de seus corais nos últimos 25 anos.

8. Mas isso não significa o fim da Barreira de Corais

O branqueamento de corais significa que os recifes estão expulsando as algas que dão cor a eles. Essas algas, além de pintá-los, também servem como alimento e fonte de nutrientes para que eles continuem vivos.

Mas nem todos os corais morrem imediatamente após isso acontecer. O que acontece é que eles são deixados sem o seu suprimento primário de alimentos e, por isso, correm risco de morrer de fome e doenças.

Os corais branqueados podem se recuperar ao longo do tempo, desde que as condições ideais retornem.

9. O recife tem milhões e milhões de anos!

Essa grande estrutura viva é mais velha que muita coisa pelo mundo, viu? Eles podem ter começado a se formar há cerca de 20 milhões de anos!

Esse tempo é tão longínquo que, quando ela começou a se formar, a Grande Cordilheira Divisória da Austrália ainda nem existia e boa parte do território atual de Queensland estava submerso no oceano.

E pelo fato de este ser um lugar de milhões e milhões de anos, muitas criaturas pré-históricas ainda vivem por lá, como é o caso da espécie prima distante da lula, os nautilóides.

10. Dois Patrimônios Mundiais no mesmo lugar

A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é uma incrível área de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. Poucos anos depois, em 1988, a Floresta Tropical de Daintree também se tornou protegida pelo órgão internacional.

Este é o único lugar no mundo onde dois locais que são Patrimônios Mundiais se encontram. A terra e todo o verde da Floresta de Daintree se encontram com a imensidão azul do Patrimônio Mundial da Grande Barreira de Corais.

Conheça a Grande Barreira de Corais na Austrália

Que tal conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália de pertinho? Isso é possível ao fazer um intercâmbio com a Optima! Há pacotes para cidades próximas à Grande Barreira de Corais, na Austrália, como Cairns e Brisbane, em Queensland!

Com a gente você conta com toda a segurança, qualidade e transparência que você precisa para fazer do seu intercâmbio na Austrália um sucesso! São mais de dez anos de experiências, com milhares de estudantes que foram ajudados por todo o Brasil!

Nossa equipe, comprometida com o sucesso e a excelência do seu intercâmbio, vai garantir que este projeto seja verdadeiramente inesquecível e um momento importante da sua vida!

Agende um horário com nossos consultores! Vai ser incrível te ajudar nessa jornada de fazer um intercâmbio na Austrália!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco