Intercâmbio na Austrália vale a pena? Veja 10 motivos

Ainda em dúvida se um intercâmbio na Austrália vale a pena? Então confira 10 motivos para você se encantar pela terra dos cangurus!

15 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Pois é, a Austrália é um país que chama atenção de todos aqueles que procuram por um intercâmbio, desejam ter uma experiência internacional ou têm vontade de se mudar para um outro país. De fato, a Austrália é um dos destinos mais procurados nesse sentido.

Se você está decidido que um intercâmbio na Austrália vale a pena, você sempre pode contar com nossa equipe de especialistas para lhe auxiliar no planejamento de seu projeto. Mas, se ainda não está convencido, neste post nós vamos lhe contar alguns motivos para se aventurar e estudar na terra dos cangurus!

1. Intercâmbio na Austrália vale a pena? Natureza exuberante

A Austrália é um país famoso pelas suas praias, principalmente para quem gosta de surfar. Entretanto, o país reserva inúmeras outras belezas naturais e é um prato cheio para quem gosta de descobrir lugares paradisíacos!

Ao viver na Austrália você poderá curtir as praias mais badaladas como Bondi Beach, em Sydney, ou Surfers Paradise, em Gold Coast. Se você prefere fugir do calor e sentir o frescor das florestas, há milhares de parques nacionais e reservas florestais. E se você quer ver neve e curtir um clima de montanha, os Alpes Australianos fazem um convite para que os turistas os conheça! Isso sem falar no deserto australiano - o outback - que recebe milhões de turistas anualmente.

Ainda falando sobre a natureza australiana, é importante você saber que a biodiversidade do país é gigantesca. São mais de 700 mil tipos de plantas e animais diferentes presentes no território Australiano. Além disso, o país é aquele que possui mais espécies endêmicas no mundo: alguns animais você só vai encontrar lá, como o canguru, o coala e o ornitorrinco.

2. Povo acolhedor

Se você está relutante em morar na Austrália por medo de não ser bem recebido pelos habitantes do país, não se preocupe! Além do povo ser extremamente simpático, educado e acolhedor, o povo australiano está sempre disposto a ajudar!

A Austrália também é um país com muitos imigrantes. Segundo o Australian Bureau of Statistics, em 2019 havia mais de 7,5 milhões de habitantes da Austrália que nasceram em outro país. Esse número representa 30% da população australiana de 25 milhões de habitantes. Ou seja: os australianos estão mais do que acostumados com estrangeiros!

3. Intercâmbio na Austrália vale a pena? Diversidade cultural

Um reflexo do grande número de imigrantes na Austrália é a grande diversidade cultural do país. A Austrália é um dos lugares com maior diversidade do mundo. Há uma grande mistura de culturas por lá.

Ao fazer seu intercâmbio na Austrália você vai se encontrar com amigos de todos os lugares do mundo, uma vez que a terra dos cangurus é um dos países mais procurados no mundo quando o assunto é intercâmbio!

Espere fazer amizade com chineses, italianos, neozelandeses, indianos, espanhóis… E, claro, outros brasileiros também!

A cultura aborígene - os povos nativos da Austrália - também é bastante proeminente no país. Os nativos australianos representam algo em torno de 3% da população atual do país e também têm uma grande contribuição para a cultura local.

4. Culinária deliciosa

Busca por um país onde você pode ter experiências culturais e gastronômicas incríveis? Então um intercâmbio na Austrália vale a pena por isso, também! O país tem excelentes pratos típicos e é a casa de alguns dos chefs mais renomados do mundo!

Dos tradicionais pratos australianos, podemos citar o fish and chips, que é uma herança da colonização britânica, o vegemite - uma pasta que divide opiniões - e a pavlova, um doce australiano feito em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.

A culinária do dia-a-dia dos australianos costuma agradar bastante o paladar dos brasileiros, pois o consumo de carne, massas e tortas é bastante comum. Portanto, não é nada muito diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados!

Veja também: Experimente as comidas típicas da Austrália!

5. Qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos motivos que mais chama atenção para quem se pergunta se um intercâmbio na Austrália vale a pena. Nesse sentido, é importante saber que o país tem um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficando em sexto lugar no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019. Só para você fazer uma comparação, o Brasil ocupa o 79º lugar no mesmo ranking.

Na prática, isso significa que quem mora na Austrália tem bons empregos, salários altos e não tão desiguais, educação e saúde de qualidade, além de uma boa expectativa de vida e a preocupação com o bem-estar social.

A Austrália é um país que se preocupa com os inúmeros aspectos do dia-a-dia da sua população. Não só nas grandes cidades, mas também nas pequenas cidades do interior, há uma boa infraestrutura de transportes, de lazer e de meio ambiente.

Mas, é claro, que toda essa qualidade de vida tem um preço. O custo de vida das grandes cidades da Austrália pode ser um pouco mais elevado do que em outros lugares do mundo. Especialmente quando falamos em Sydney e Melbourne, morar em uma região central e perto de tudo costuma ser bastante caro. Mas não se preocupe, pois, como já foi falado, os salários são bons e há uma qualidade de vida excelente!

6. Intercâmbio na Austrália vale a pena? Atrações turísticas

Uma das coisas que influenciam muito na qualidade de vida dos habitantes da Austrália são as suas atrações turísticas. Como nós falamos no início deste post, há inúmeros locais onde a natureza se mostra exuberante para os olhos e para a mente.

E existem atrações para todos os gostos. É possível se encantar com a beleza das montanhas do interior, com a brisa tropical do mar, com as reconhecidas galerias de arte da Austrália e com os arranha-céus das cidades! A Austrália é daqueles destinos que agradam todas as tribos!

7. Intercâmbio na Austrália vale a pena? Meio ambiente

A Austrália é daqueles lugares que mistura muito bem a preservação da natureza com um alto desenvolvimento urbano. A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais é algo extremamente presente na vida dos cidadãos do país, que se preocupam com pequenas atitudes que podem mudar o ambiente.

A reciclagem é feita na maioria das cidades, painéis solares para geração de energia são comuns nas casas, as ruas são extremamente limpas e o consumismo desenfreado não é comum. Além disso, a rede de transporte público pelas cidades costuma ser de qualidade, então há um menor número de carros na rua.

São pequenas atitudes que transformam a Austrália em um país preocupado com o meio ambiente e que tenta mudar velhos hábitos que podem prejudicar gerações futuras.

8. Clima

A extensão territorial da Austrália é muito grande. Então, se você se pergunta se um intercâmbio na Austrália vale a pena por causa de seu clima, não se preocupe! Os principais destinos de intercâmbio do país possuem temperaturas muito parecidas com as brasileiras. A maior parte das cidades australianas está localizada na região costeira e, nos dias mais quentes, a brisa do mar é um verdadeiro refresco!

As estações do ano são iguais as do Brasil. A primavera vai de setembro a dezembro; o verão de dezembro a março; o outono de março a junho e, por fim, o inverno, que vai de junho a setembro.

Se você quer saber qual é a melhor época do ano para se fazer um intercâmbio por lá, saiba que é o ano todo! Na verdade, isso depende mais da região em que você vai ficar.

Em Sydney, por exemplo, a temperatura média dos meses de verão não passa dos 28ºC e há poucos dias chuvosos; no inverno, as temperaturas chegam facilmente a uma mínima de 5ºC. Já em Perth, as temperaturas podem chegar a 32ºC nos meses mais quentes, entretanto, a brisa suave do mar ajuda a manter a sensação térmica um pouco mais baixa; já o inverno não deixa as temperaturas chegarem a 10ºC.

Mas atenção com o sol na Austrália: por lá ele pode queimar um pouco mais do que aqui no Brasil. Isso porque o buraco na camada de ozônio fica bem em cima da terra dos cangurus. Portanto, a incidência dos raios Ultra-Violeta no país é um pouco mais elevado do que em outros lugares do mundo!

Veja também: Verão na Austrália: clima, temperatura e atividades

9. Intercâmbio na Austrália vale a pena? Educação de qualidade

Estudar na Austrália pode ser uma experiência incrível não apenas pelos motivos citados anteriormente, mas principalmente pela educação de qualidade! O país é considerado um dos melhores destinos de intercâmbio no mundo por causa dos seus cursos de inglês em escolas renomadas e, também, por ser a sede de algumas das melhores universidades do mundo.

Portanto, ao fazer o seu intercâmbio na Austrália você terá garantia de estudar em algumas das instituições mais reconhecidas no mundo e uma educação de qualidade, que preza pelo aprendizado do aluno.

O sistema educacional do país está entre os vinte melhores do mundo, assim, desde a educação básica ao ensino superior há um ensino de alto padrão. As escolas de idiomas devem seguir diretrizes exigentes do governo e passam por avaliações periódicas para atestar sua qualidade e padrão de ensino.

10. Estude e trabalhe na Austrália

Talvez esse seja o principal motivo para que estudantes busquem sobre intercâmbio na terra dos cangurus cada vez mais! É possível que estrangeiros estudem e trabalhem durante seu período de intercâmbio por lá.

Isso é uma maneira de recuperar o investimento feito para a realização do seu intercâmbio e, também, uma oportunidade para ganhar uma experiência internacional de trabalho. Um intercâmbio no currículo, hoje em dia, é algo quase obrigatório para quem deseja trabalhar em grandes empresas e multinacionais. E uma experiência internacional de trabalho é um diferencial matador na hora de concorrer a vagas de emprego no Brasil.

Para trabalhar na Austrália é preciso fazer um intercâmbio com duração superior a 14 semanas. Assim, você terá direito ao visto de estudante. É por meio dele que você obterá o direito a trabalhar no país por 20 horas semanais durante os meses com aula e até 40 horas em épocas de férias.

O que estudar na Austrália?

Um intercâmbio na Austrália vale a pena pela sua variedade de cursos disponíveis. Além de poder fazer um curso de inglês e trabalhar durante seu período de intercâmbio, há opções de fazer cursos de idiomas com atividades e preparatórios para exames de proficiência no idioma.

Se você já tem um bom nível de inglês, a Austrália é o país ideal para quem deseja continuar os estudos. Além de possibilidade de fazer um curso de graduação em alguma das renomadas universidades australianas, você poderá fazer cursos profissionalizantes e de Higher Education (pós-graduação).

Veja também: Tipos de Programas de Intercâmbio

Trabalhar durante um intercâmbio na Austrália vale a pena?

Trabalhar durante seu intercâmbio é uma oportunidade incrível para quem deseja ter uma experiência internacional que agregue bastante no currículo. O mercado de trabalho da Austrália costuma ter boas vagas para imigrantes, mesmo que eles tenham um nível de inglês ainda iniciante. Isso se deve ao fato de que os salários australianos não apresentam tanta desigualdade como vemos aqui no Brasil.

O país possui um sistema de salário mínimo implantado, o que garante que ninguém receba menos do que aquela determinada quantia, independentemente de qual seja a profissão. O salário mínimo para os anos de 2020 está em AUD $19,44 por hora trabalhada, segundo o site do Governo Australiano. Assim, um estudante que trabalha por 20h semanais vai receber, no mínimo, AUD $1559,20 por mês.

Esse valor é suficiente para que o estudante viva na Austrália e pague suas contas. É claro que tudo depende do estilo de vida que a pessoa quer levar, entretanto, esse valor é suficiente para levar uma “vida de estudante”. Onde ele poderá dividir apartamento com outros estudantes e “rachar” o valor das contas de casa. No final, pode até economizar uma graninha para voltar para o Brasil!

Para conseguir trabalhar na Austrália apenas com um visto de estudante você poderá fazer um curso de idiomas com duração superior a 14 semanas. Esse é o período mínimo de intercâmbio para ter direito ao visto de estudante. Sem ele, você não poderá trabalhar na terra dos cangurus.

Quanto custa um intercâmbio na Austrália em 2020?

O valor de um intercâmbio na Austrália pode variar bastante de acordo com a cidade escolhida e o período selecionado. Para você ter uma base de valores para um intercâmbio de 16 semanas (o qual dá direito ao trabalho e um mês de férias) e tudo incluso, selecionamos as cidades mais procuradas e colocamos na tabela abaixo.

Esses valores estão em Reais (R$) e eles podem sofrer variação cambial. É válido lembrar também que apontamos os valores para diferentes casos, com lições ou tipos de acomodação diferentes. Confira a tabela para informações detalhadas.

MelbourneGold CoastBrisbaneSydney
Lições semanaisSemi-intensivo
24 lições semanais
Inglês Geral
20 lições semanais
Inglês geral
20 lições semanais
Inglês Geral
20 lições semanais
Tipo de acomodaçãoHomestayHomestayHomestayResidência estudantil
Tipo de quartoIndividualIndividualDuploDuplo
RefeiçõesMeia pensão (café da manhã e jantar)Meia pensão (café da manhã e jantar)Meia pensão
(café da manhã e jantar)
Não incluso
Valor médioR$ 19.600,00R$ 15.700,00R$ 14.200,00R$ 16.500

Câmbio utilizado: AUD $ 3,59

Intercâmbio na Austrália vale a pena? Como fazer o seu!

Depois de saber tudo isso sobre a terra dos cangurus, tenho certeza que você já descobriu se um intercâmbio na Austrália vale a pena. Para fazer o seu intercâmbio é muito simples: basta entrar em contato com a Optima Intercâmbio!

A Optima tem uma equipe especializada que vai te ajudar a organizar seu intercâmbio do começo ao fim! Você não precisará se preocupar com nada, pois a Optima te ajudará em todas as etapas! Clique aqui e peça para um de nossos consultores entrar em contato contigo! Nós vamos ficar muito felizes em te ajudar a realizar esse sonho!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo