Quando falamos em visitar Nova York, seja a passeio, estudo ou trabalho, sempre vem em mente a Broadway e a Timesquare como centros culturais da cidade. O fato é que o circuito cultural nova-iorquino é extremamente amplo e abrangente e quem fala mais alto mesmo é a cultura dos guetos. E é com o Hip-Hop que se amplifica a voz dos artistas que fazem arte desse amplo circuito cultural.
O próprio Hip-Hop em si é um complexo aglomerado de manifestações culturais. Quando surgiu era inicialmente inspirado em estilos jamaicanos, como a dança e a música que expressavam o descontentamento político da época. Mas o Hip-Hop não se limita a essas formas de se expressar. Ao longo dos anos agregou novas e antigas formas de fazer arte. Atualmente o Hip-Hop é composto pelo break dancing, que mostra todo o gingado e acrobacias dos guetos novaiorquinos embalados pelo som do rap, que também dá voz aos descontentamentos da sociedade e o grafite, que marca permanentemente nos muros a passagem de alguém que faz parte do movimento.
Foi no dia 12 de novembro de 1973 que o disc-jockey (DJ) Afrika Bambaataa fundou a Zulu Nation, uma organização fundamentada nos pilares do Hip-Hop. Essa data até hoje é considerada o dia de nascimento do Hip-Hop.
Artisticamente falando o objetivo do movimento era envolver toda a comunidade e que cada um pudesse se expressar de acordo com sua habilidade, seja ela na música, na dança, na poesia ou nas artes plásticas. A única disputa aqui era pra ver quem tinha mais criatividade.
A popularidade do movimento cresceu bastante no início dos anos 2000, alcançando o mundo todo, se instalando e misturando com a cultura local de onde chegava.
Em Nova York, onde cada bairro tem sua lenda do Hip-Hop, os artistas são considerados reis. Nomes como Sugarhill Gang, Run-D.M.C. e Notorious B.I.G. fizeram história com o movimento que estourou por conta do poder da sua música, mas no começo era bem diferente.
Em Nova York alguns pontos turísticos são essenciais para conhecer a cultura Hip-Hop. São lugares que fizeram parte da história do movimento ou locais onde viveram ou passaram grandes nomes no Hip-Hop.
Shirley Chisholm State Park – Brooklyn
O Brooklyn por si só já é considerado um dos berços do movimento Hip-Hop em Nova York. O parque estadual Shirley Chisholm foi batizado em homenagem à primeira congressista afro-americana e primeira mulher a concorrer a presidência dos Estados Unidos. Durante seu extenso histórico na política, Shirley introduziu mais de 50 mudanças na legislação norte-americana a favor das minorias raciais e dos mais pobres.
O parque que homenageia a congressista oferece uma das vistas mais panorâmicas da cidade de Nova York, possui trilha tanto de bicicleta como a pé, espaço para piquenique e oferece serviços de educação ambiental.
Bronx Walk of Fame – Bronx
Se existe algum lugar em Nova York que exala Hip-Hop, esse lugar é o Bronx. É um bairro enorme com inúmeras opções de cultura e lazer, mas é na rua 161 que você encontra a Calçada da Fama do Bronx. Os maiores e principais nomes do Hip-Hop estão eternizados nessa calçada, como Afrika Bambaataa e o primeiro grupo de dança de rua Rock Steady Crew. É possível fazer um tour pelo bairro que inclui também o Hall da Fama do Grafite e o Teatro Apollo, casa da música negra nos Estados Unidos, onde Ella Fritzgerald se apresentou com apenas 17 anos de idade.
Se você sonha em conhecer de perto a cultura do Hip-Hop, estudar e aprimorar o inglês em Nova York, a Optima é a principal aliada na realização desse sonho. Contamos com consultores especialistas, capazes de orientar e guiar para a melhor experiência da sua vida. A Optima Intercâmbio é uma agência completa. Você tem suporte na escolha do destino, na tradução de documentos, câmbio de moedas e em outros serviços. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e dê o primeiro passo para tirar do papel seu tão sonhado intercâmbio.
Nova York é um dos destinos mais descolados para quem quer fazer intercâmbio nos Estados Unidos, pois é uma das maiores cidades do mundo além de te...
O 4 de julho Estados Unidos (4th of July) é o feriado mais importante para a cultura dos americanos. Nesse dia é comemorado o Dia da Independência...
Está planejando seu intercâmbio para os Estados Unidos? Bom, eu tenho certeza você vai aprender muito sobre a cultura da terra do Tio Sam quando e...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos