Intercâmbio na Itália

Por que fazer intercâmbio na Itália?

A Itália está entre os países mais visitados da Europa. Ela é reconhecida por seu charme e importância histórica e cultural. Ao fazer intercâmbio na Itália, os estudantes tem a chance de entrar em contato com um povo muito caloroso e acolhedor, que adora receber estrangeiros. A Itália oferece excelente qualidade de vida, com serviços públicos que funcionam e uma infraestrutura típica de países desenvolvidos. Desse modo, seja para aprender italiano no país ou fazer alguma outra modalidade de intercâmbio na Itália, essa experiência poderá ser inesquecível.

Cidadão italiano com bandeira do país nas costas

A cultura italiana

Considerada o berço da civilização ocidental, a Itália possui uma cultura riquíssima que vale a pena ser conhecida. Além da culinária e da moda italiana, que são referência no mundo inteiro, o país também possui a arquitetura, museus, igrejas e galerias de arte que estão entre as melhores da Europa. Se encontram no país obras e esculturas de grandes artistas italianos como Leonardo da Vinci, Michelangelo entre outros grandes nomes.

Arquitetura com prédios e Igreja na Itália

Assim como no Brasil, o esporte, especialmente o futebol, é uma das grandes paixões nacionais dos italianos. Este é um elemento importante da cultura local. Poder vivenciar a experiência de assistir aos grandes clássicos será inesquecível.

Os estudantes que fazem intercâmbio na Itália encontram muitas semelhanças no estilo de vida dos italianos, o que torna a adaptação ao país mais rápida.

Culinária local

A gastronomia da Itália é uma das mais famosas e apreciadas do mundo. Reconhecida como uma das maiores atrações do país, muitos estudantes escolhem cursar intercâmbio na Itália para apreciar as delícias da cozinha italiana.

Tradicional pasta italiana com molho de tomate

Os pratos mais tradicionais da culinária italiana são as massas servidas com molho de tomate. Além do famoso macarrão, o país também possui diversos outros pratos interessantes. Exemplo é o ravioli, que consiste em uma massa cozida feita com ovos e trigo. Ele costuma ser recheado com queijo, peixe, carne ou vegetais. Impossível não associar a Itália com pizza. O país tem nessa receita um prato que é consumido em todo o mundo. Experimentar as pizzas italianas, produzidas e consumidas à moda italiana será uma oportunidade memorável. Em relação às sobremesas, uma das mais conhecidas é o struffoli. São bolinhos fritos feitos de massa, caramelizados com mel e decorados com confeitos de açúcar colorido. Assim, a Itália pode ser considerada o paraíso para os amantes de uma boa mesa!

Struffoli italiano com frutas vermelhas

Clima

O clima na Itália pode representar um fator de divisão entre as regiões norte e sul do país. O sul do país possui um clima quente, típico das regiões mediterrâneas. Enquanto o norte mais frio, com temperaturas amenas e invernos um pouco mais rigorosos.

Em relação à Roma, a cidade possui clima mediterrâneo como o do sul do país. Isto significa que o verão na capital italiana costuma ser quente em comparação com os padrões europeus. As temperaturas chegam a ultrapassar os 35°C. O inverno, por sua vez, é chuvoso e com temperaturas que variam de 3°C a 15°C. Lembrando que a neve é um fenômeno raríssimo em Roma.

Portanto, os estudantes que fazem intercâmbio na Itália encontram um clima similar ao do Brasil. Com um verão bastante ensolarado e um inverno não tão rigoroso quanto a outros pontos da Europa.

Vida noturna na Itália

As opções de diversão na Itália são variadas o suficiente para agradar a todos os gostos. Em Roma; um dos points frequentados por estudantes de intercâmbio na Itália é o distrito de Trastevere. É uma região repleta de bons restaurantes, pubs e casas noturnas. Animada festa em clube italiano

Outro bairro interessante é o San Lorenzo, que concentra muitos universitários em seus bares e pubs. Tanto em Roma, como nas outras cidades italianas, é comum a realização de festivais de música e eventos com foco no público mais jovem.

Transporte público

Os transportes públicos que interligam grande parte das cidades italianas são os ônibus e os bondes. Estes são bem sinalizados e oferecem um serviço confortável para quem faz intercâmbio na Itália. Na capital do país e em outras grandes cidades, também existe metrô. Contudo, este não possui muitas linhas devido à complexidade para construção nas regiões históricas das cidades.

Estudo e trabalho na Itália

O intercâmbio na Itália pode ser feito de várias maneiras, tanto para aprender italiano como também para estudar outros temas. Os cursos com menos de três meses de duração, não precisam de visto de permanência no país.

Para cursos de longa duração é necessário a aplicação pelo visto no Brasil. Com o “visto per motivi di studio” é possível que o estudante brasileiro estude e trabalhe no país. Isto desde que não ultrapasse 20 horas semanais.

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio na Itália?

A Itália possui muitas cidades interessantes, mas a preferida entre os brasileiros é a capital, Roma. Justamente por reunir tudo o que os estudantes procuram em um destino de intercâmbio. Ótimas escolas, uma cultura rica e interessante, além de opções de lazer e diversão.

Imagem com casal em frente ao Coliseu em Roma

Os centros de ensino são reconhecidos pela excelência na qualidade. A cidade é encantadora, com pontos turísticos que estão entre os mais famosos do mundo. E a qualidade de vida elogiável por todos que conhecem a cidade. O clima ensolarado e o fato de Roma ser o maior pólo gastronômico do país também são fatores que agradam os estudantes.

Por essas razões, Roma tem se tornado o destino de intercâmbio na Itália mais procurado pelos estudantes brasileiros e de outras partes do mundo. O que torna a cidade uma metrópole ainda mais multicultural e atrativa.

Conheça os programas de intercâmbio na Itália da Optima Intercâmbio

Bela paisagem do Michelangelo Square

Quando se trata de cursar intercâmbio na Itália, a Optima Intercâmbio é uma das maiores referências. Especializada há anos em levar intercambistas brasileiros ao país para programas e modalidades de intercâmbio de diferentes estilos. O principal diferencial da Optima é o fato de manter parcerias com centros de ensino renomados. Isto garante que a experiência dos estudantes de intercâmbio na Itália seja ainda melhor e mais enriquecedora.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

60 milhões de habitantes

Moeda Euro (EUR)
Línguas oficiais Italiano
Culinária Simples. A maioria dos pratos inclui de 4 a 8 ingredientes. Pratos típicos incluem Macarrão, Pizza, Lasanha, Focaccia e sorvetes, mais conhecidos como Gelato.
Clima Mediterrâneo. Verões são quentes e secos e os invernos não são rigorosos com temperaturas maiores que 10 graus Celsius.
Fuso Horário UTC+1 e UCT +2
Território 301,338 km2
Orçamento Fácil Roma

PROMOÇÃO DO MÊS

Promoção de Intercâmbio na Itália

Este programa inclui: Giro pela Itália – Curso de Italiano em diferentes cidades *Hospedagem em Apartamento Compartilhado – 1 semana *Transfer de chegada – Aeroporto/ Acomodação/Aeroporto *Seguro viagem – GTA Euro Assist *Taxa de matrícula. Aulas de culinária italiana (3 aulas + 1 degustação de vinhos) – Válido para matrículas efetuadas até o dia 30/12/2017- Vagas Limitadas.

  • País:Itália
  • Cidade:Roma
  • Escola:Torre di Babele
  • Curso:Giro pela Itália – Curso de Italiano em diferentes cidades
  • Duração:4 semanas
  • Acomodação:Apartamento Compartilhado – 1 Semana somente / 1 semanas
  • Quarto: Duplo / Não incluso
  • EUR 2.095,00 = R$ 8.393,68
  • em até 12x
  • *Valores em Reais convertidos de acordo como câmbio de hoje. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Itália

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09