O que NÃO fazer na host family

Tendo o bem estar do intercambista em mente, listamos a seguir alguns exemplos do que NÃO fazer na host family no decorrer de um intercâmbio.

Dicas sobre o que não fazer na host family

O intercâmbio é uma experiência única, através da qual é possível ter contato direto com uma cultura completamente nova e costumes diferentes dos que estamos acostumados. Mas para aproveitar plenamente essa oportunidade, é preciso tomar alguns cuidados de convivência durante a estadia em outro país.

Demorar muito tempo no banho

 

Em grande parte dos países, especialmente na Europa, existe uma conscientização muito grande sobre a economia d’água e a preservação dos recursos hídricos. Além disso, demorar muito tempo no banho também resulta em custos adicionais nas contas de luz e água. Portanto, para evitar problemas com a host family, o melhor é demorar entre 10 a 15 minutos no banho. Também é importante ter o cuidado de se vestir dentro do banheiro e depositar as roupas sujas no local adequado.

Chegar de madrugada e fazer barulho

Nas ocasiões em que for necessário chegar mais tarde em casa, é educado avisar a host family sobre isso e tentar não fazer barulho. Afinal, as pessoas possuem compromissos no dia seguinte e podem ter que acordar cedo para eles.

 

Fumar dentro de casa

O que não fazer na Host Family - FumarSão várias as razões pelas quais esse hábito está na lista do que não fazer na host family. Em primeiro lugar, podem ter crianças vivendo na casa ou não fumantes, que se incomodariam com o cheiro do cigarro. Além disso, a fumaça de cigarro em ambientes fechados pode causar diferentes tipos de problemas respiratórios.

Manter o quarto e os pertences bagunçados

Essa é uma das dicas mais importantes sobre o que não fazer na host family, pois é algo que pode incomodar e causar problemas de convivência. Sendo assim, para evitar incômodos, mantenha o quarto arrumado, sem roupas jogadas no chão e itens pessoais espalhados por toda a casa.

Não tirar o próprio prato da mesa

O momento das refeições é fundamental para se criar laços entre o intercambista e a sua host family. Por essa razão, ter um comportamento educado e se oferecer para pequenas tarefas como ajudar a arrumar os pratos na mesa, levar o próprio prato para a cozinha e ocasionalmente lavar a louça, são atitudes que irão surpreender a host family e fazer com que todos convivam de uma forma ainda melhor.

Perder a chave ou esquecer o código do alarme

O que não fazer na Host Family - perder chaveEm muitos países, todas as medidas relacionadas a segurança da casa e da família são levadas muito a sério. Desse modo, para evitar esquecer o código do alarme, por exemplo, uma boa alternativa é anotar os números em ao menos dois lugares, e não apenas no celular, pois este pode ficar sem bateria e deixar o intercambista na mão.

Levar amigos para passar a noite

Essa é uma situação delicada e, no geral, classificada entre as atitudes do que não fazer na host family. Levar amigos para dormir em casa acaba sendo uma grande responsabilidade pois estes podem ter atitudes que incomodem a host family. Situações como essa também acabam gerando barulho e bagunça, portanto, não são indicadas.

Confundir o cesto de roupa suja com uma lixeira

Ao contrário do Brasil, em muitos países é comum manter a máquina de lavar e o cesto de roupas sujas dentro do banheiro. Isso pode acabar confundindo os intercambistas brasileiros, que olham para esse cesto e pensam se tratar de uma lixeira. Portanto, para evitar mal-entendidos como esse, o melhor é perguntar, tirar dúvidas e não ter vergonha de questionar a host family quando necessário.

O que não fazer na Host Family - lixeira

A Optima Intercâmbio trabalha em prol do bem-estar dos seus clientes, tomando todos os cuidados para garantir que eles tenham a melhor experiência possível durante a estadia no exterior. Para isso, a agência seleciona muito bem as famílias aptas para serem host families, as quais precisam passar por um rigoroso processo de inspeção antes de serem aprovadas.

Desse modo, ao seguir essas dicas do que não fazer na host family, o intercambista conseguirá tirar o máximo proveito de sua viagem e vivenciar um período inesquecível em outro país.

Oçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09