Bichos de estimação na Irlanda

Qual a documentação necessária para se trazer um animal (gato, cachorro ou ferret) de estimação para a Irlanda?

Todo animal de estimação que é de outro país deve passar por uma série de exames antes de sair do país de origem. Ele teve ter um microchip, deve ter todas as vacinas (e comprovação das mesmas) e deve fazer um teste de sangue feitos por um veterinário qualificado. Os exames devem ser feitos NESTA ORDEM. Somente assim, você poderá pedir o Passaporte para o seu animal (pois é, animais de estimação têm passaporte com foto e tudo mais!) O Passaporte deve ser emitido pelo menos 6 (seis) meses após o exame de sangue. Lembre-se de pedir mais informações ao seu veterinário ou autoridade competente no Brasil a respeito disso.

No caso do Brasil, também é necessário ter uma licença de importação do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos (Department of Agriculture, Fisheries and Food). Para isso você deve preencher o Formulário para pedir a Licença de Importação (Faça o download aqui) que inclui dois documentos: O “Formulário para Aplicação da Licença” (Form A) e o  “Formulário de Declaração e Saúde” (Form B) .

Depois de preenchê-los, você deve enviá-los para a Divisão de Saúde e Bem Estar do Animal (Animal Health and Welfare Division) do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos no endereço abaixo:

Department of Agriculture, Fisheries and Food
Special Projects Unit
Floor 4 Centre
Agriculture House
Kildare Street
Dublin 2
IRELAND

O que é esse Passaporte de Animal de Estimação?

O Passaporte de Animal de Estimação (The Pet Passport ) é um documento da União Européia que comprova que o animal preenche alguns requisitos:

– O animal deve vir de um país que é qualificado.
– O animal deve ter um microchip implantado.
– O animal deve ter recebido a vacina anti-rábica.
– O animal deve ter feito exame de sangue e não ter apresentado problemas, com pelo menos 6 meses de antecedência à entrada no país.
– O animal deve ter passado por tratamento anti-carrapatos e não deve ter tênia (solitária).

Não tem problema que meu bicho de estimação é do Brasil?

O animal de estimação que é de um país não qualificado (que é o caso do Brasil), devem obter além do passaporte uma licença de importação do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos.

Seu bichinho deve entrar no país por via aérea, podendo vir pelos aeroportos de Dublin, Cork or Shannon. Se ele vier por Cork ou Shannon, ele deve ser transportado novamente por via aérea até Dublin.

Para verificar que o animal de estimação não trará nenhum tipo de doença para a Irlanda, ele terá de, obrigatoriamente, passar 6 (seis) meses em uma quarentena pública aqui na Irlanda.

Há somente um lugar na Irlanda que faz isso e é o Lissenhall Quarantine Kennels and Catteries que fica em Lissenhall, Swords, Co Dublin e infelizmente você não pode levar o bichinho até lá. Quem deve fazer esse serviço é uma empresa autorizada, chamada Kelly Couriers que fica na 30 Selskar Avenue, Skerries, Co. Dublin.

E se meu bicho de estimação é de outro país?

Exitem regras diferentes para países diferentes. Para a maioria dos países da União Européia basta ter os exames e o Passaporte do animal e isso também é válido para alguns países que não fazem parte da União Européia, infelizmente esse não é o caso do Brasil.

Para animais que vem de outros países que não fazem parte da União Européia, podem entrar na Irlanda DESDE que esses países sejam qualificados, infelizmente esse não é o caso do Brasil.

Animais desses países devem obter o “Certificado Veterinário para Cães, Gatos e Ferrets domésticos que estão entrando no país sem propósito comercial” (Veterinary Certificate for the Domestic Dogs, Cats and Ferrets entering the European Community for non-commercial movements) além da documentaçao adequada. Clique aqui para fazer o download do Certificado Veterinário.

Para animais de estimação de países que não fazem parte da União Européia e não são qualificados (que é o caso do Brasil), é necessário que se peça uma licença de importação e que o animal fique por 6 (seis) meses em quarentena pública na Irlanda. Para maiores informações sobre a quarentena e o transporte até lá, clique aqui.

O único caso onde eles não pedem nem o passaporte e nem a quarentena é quando o animal de estimação é do Reino Unido ou da Isle of Man.

Como funciona o pagamento de tudo isso?

Todos os custos (exames, veterinário, transporte, quarentena, etc. ) devem ser pagos pelo dono do animal.
A estadia na quarentena e o transporte devem ser pagos antes da licença de importação ser emitida e lembre-se que o animal de estimação não pode viajar sem essa licença.

Fonte: Texto gentilmente cedido pelo blog www.vidanairlanda.com

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09