Quais são as comidas típicas da Inglaterra?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Quais são as comidas da Inglaterra? Se você vai fazer seu intercâmbio na Terra da Rainha, saiba que experimentar um pouco das comidas típicas da Inglaterra é uma das melhores maneiras de ter contato próximo com a cultura e história do país! Os pratos típicos da Inglaterra são deliciosos e prová-los será uma experiência que enriquecerá ainda mais o seu intercâmbio.

Não importa para qual cidade seja o seu intercâmbio: Londres, Oxford, Manchester, Bournemouth ou Liverpool… Em todos os lugares você vai encontrar as melhores e mais saborosas comidas inglesas durante o seu intercâmbio!

Por isso, para você preparar o seu paladar, nós selecionamos algumas das mais deliciosas comidas da Inglaterra para você experimentar!

Comidas típicas da Inglaterra: cornish pasty

Este prato típico da Inglaterra é conhecido por ser feito na região de Canterbury. Sua história é bastante ligada aos mineiros de estanho que trabalhavam naquela região, por serem lanches fáceis de transportar e comidos, já que não é preciso de nenhum prato ou talher.

O cornish pasty é, tradicionalmente, feito assado e bem recheado com carne moída ou bem picadinha e vegetais, como batatas, cebola e nabo. É comum que você encontre um tempero ligeiramente apimentado, mas isso depende muito de quem o faz.

Yorkshire pudding

O Yorkshire pudding é uma das receitas mais tradicionais da Inglaterra e tem séculos de história. Para você ter ideia de como essa iguaria é secular, a primeira vez que ela foi escrita em um livro de receitas foi em 1747!

Apesar do nome lembrar "pudim", na verdade, o Yorkshire pudding é como um pãozinho salgado, com um sabor que lembra panquecas. Tradicionalmente, ele é servido com molho de carnes ou, então, acompanhando o summer breakfast.

SAIBA MAIS: Transporte público em Londres: saiba se locomover na cidade

Comidas inglesas: fish and chips

Essa é, talvez, a iguaria da culinária inglesa mais conhecida pelo mundo todo. Durante a expansão do Império Britânico, o fish and chips foi levado pelos colonizadores pelos quatro cantos do mundo, como Austrália, Irlanda e até mesmo o Canadá. Por este motivo, o fish and chips é um prato muito comum em diversas culinárias do mundo.

E a receita é simples e direta: peixe empanado servido com um molho e batatas fritas! Essa combinação é um clássico dos pratos típicos da Inglaterra! Na Inglaterra, o filé do peixe geralmente é linguado, bacalhau ou haddock.

Os peixes e fritas são tão comuns que você os encontra facilmente em carrinhos pelas ruas inglesas. E é quase uma tradição servi-lo embrulhadinho em papel! Um charme!

Shepherd's Pie

Acha que é só no Brasil que existe escondidinho? Na verdade, o Reino Unido tem a sua própria versão dessa torta: é a Shepherd's Pie. Essa é outra comida típica da Inglaterra que tem séculos de história. Muitos afirmam que ela foi criada quando introduziram as batatas na Inglaterra, no início do século XVIII.

Você vai perceber inúmeras semelhanças entre o escondidinho e este prato inglês, afinal, a shepherd's pie tem uma deliciosa base de carne de carneiro moída e legumes, que são cobertos por uma camada de purê de batatas bem temperadinho.

Bangers and Mash

Olha só a batata entrando mais uma vez em um prato típico da Inglaterra! Desta vez, a batata continua sendo um purê (mash), que acompanha deliciosas linguiças inglesas (bangers). Além disso, há um molho de cebola ou carne muito saboroso acompanhando, juntamente com ervilhas frescas!

As bangers and mash são uma das comidas típicas da Inglaterra mais comuns em pubs e bares de todo o país, assim como em outras lanchonetes.

Eton Mess

Se você gosta de doces, chegou a parte boa! Durante os meses mais quentes de verão, o Eton Mess é a sobremesa perfeita para provar a refrescância das frutas nas comidas típicas da Inglaterra! Diz a tradição que o Eton Mess foi criado pelos alunos do tradicional Eton College e é daí que vem o seu nome!

Tradicionalmente, essa sobremesa leva frutas vermelhas como morango, blueberries e amoras, além de banana. Elas são acompanhadas por um delicioso e fofinho merengue, além de sorvete de creme.

Comidas típicas da Inglaterra: summer pudding

Com mais esse prato típico da Inglaterra você vai perceber que os moradores da Terra da Rainha adoram frutas vermelhas! Elas são bem comuns por lá, principalmente durante o verão.

E é dessa época do ano que vem o nome deste pudim. Ele é bem simples e tem um visual bem diferente, já que é colorido pelas frutas vermelhas da estação: morangos, blueberries, groselhas, amoras, cerejas e até uvas. A sua massa é feita com pão amanhecido que fica delicioso ao ser embebido com suco dessas frutas e um pouco de vinho.

Scones

Este é um dos acompanhamentos mais tradicionais dos chás e cafés ingleses. Com um sabor levemente adoçado, este bolinho leva poucos ingredientes, geralmente trigo ou aveia, fermento em pó e açúcar. Algumas receitas ainda acrescentam um pouco de uvas passas para dar ainda mais sabor ao alimento.

Para servir, acompanhe-o com geléias de diferentes tipos, creme de avelã, queijos cremosos e muitos outros recheios! Há ainda algumas versões salgadas, que levam bacon, cheddar, queijos mais fortes ou calabresa. É um prato típico da Inglaterra bastante versátil!

Comidas da Inglaterra: English Breakfast

Provavelmente você já ouviu deste prato da Inglaterra. Na verdade, o English Breakfast é muito mais do que um simples prato típico da Inglaterra, ele é uma verdadeira refeição!

Normalmente, ele é o café da manhã dos ingleses. Mas com a vida corrida das cidades grandes, o English Breakfast passou a ser feito mais aos fins de semana, quando as famílias inglesas têm mais tempo para se dedicarem à cozinha.

No English Breakfast vai de tudo um pouco. E não se estranhe: diferente de nós, brasileiros, há um maior número de pratos salgados nesta refeição matinal do que alimentos doces. Geralmente, no English Breakfast você encontrará bacon, salsichas, ovos, feijão cozidos, torradas, cogumelos, batatas fritas, morcela e tomate grelhado.

Como bebida, a refeição geralmente é acompanhada de café ou chá preto.

Pratos típicos da Inglaterra: bubble and squeak

Tradicionalmente, é um prato servido com as sobras do que tem na geladeira, então, as receitas podem variar consideravelmente. Mas, em grande parte da Inglaterra você vai encontrar um prato que leva batatas cozidas e repolho, que são misturados e servidos como uma espécie de purê frito na manteiga.

Você ainda pode encontrar receitas que acompanham outros pratos, como o próprio english breakfast, feijão cozido ou carnes.

O nome, para lá de diferentão, vem do som que o prato emite ao ser feito: bolhas e rangidos!

Mas e o chá das cinco?

Bom, essa tradicional refeição é uma das coisas mais conhecidas por nós, brasileiros. Nós imaginamos que esta é uma refeição, um prato típico da Inglaterra, em que todos os ingleses param o que estão fazendo às 17h e vão tomar um chá e comer scones!

A tradição de tomar um chá à tarde e acompanhá-lo de scones realmente existe, mas aqui a pontualidade britânica não se aplica não! Na verdade, ninguém para tudo o que está fazendo apenas para tomar um chá.

Esse horário é mais uma história de tempos passados e até tem uma certa influência portuguesa nisso tudo. O chá era uma bebida consumida há séculos pelos britânicos e foi levada ao país em 1662 pela princesa portuguesa Catarina de Bragança, que veio se casar com o Rei Carlos II da Inglaterra - dizem que antes dela, os ingleses não utilizavam nem talheres nas refeições!

Mas o chá só conquistou o gosto da aristocracia inglesa no século XIX. Naquela época, a influente Duquesa de Bedford sentia muita fome durante à tarde e, então, fazia um pequeno lanchinho entre as refeições.

Esse lanchinho nada mais era do que uma xícara de chá acompanhado de scones ou sanduíches de pepino. Com o tempo, ela queria companhia e começou a chamar os amigos e amigas para dividir a refeição com ela, mas sempre com um horário marcado: às cinco horas da tarde!

Viu só como a história e a cultura de um destino tem tudo a ver com a culinária local? Então, para conhecer ainda mais de perto não apenas os sabores da Inglaterra, mas também toda a sua rica cultura, faça um intercâmbio por lá!

Aqui na Optima você conta com uma equipe dedicada para fazer do seu intercâmbio o projeto dos seus sonhos, com tudo aquilo que você precisa! São mais de dez anos trabalhando para realizar sonhos de milhares de brasileiros que desejam estudar no exterior! Clique aqui e peça para um dos nossos consultores entrar em contato com você!

Vamos juntos tirar do papel este projeto?

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco