Transporte público em Londres: saiba se locomover na cidade

11 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Quando escolhemos um destino de intercâmbio é sempre importante entender e saber como usar os serviços de transporte público. No post de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre o transporte público em Londres para você que decidiu pela cidade como destino de intercâmbio ou, simplesmente, quer fazer um passeio pela capital inglesa durante seu período de estudos na Europa!

Um pouco sobre o transporte público em Londres

O transporte público de Londres é considerado um dos sistemas mais eficientes do mundo. E, de fato, ele deveria mesmo ser tão desenvolvido e completo, uma vez que 43% das viagens pela cidade são feitas por meio de transporte público, ou seja, não são feitas de carro ou caminhada.

Ao longo do tempo, com o crescimento desordenado da cidade e o grande aumento no número de veículos nas ruas - que passaram a não suportar mais esse alto volume - os moradores de Londres passaram a utilizar cada vez mais o transporte público da cidade. Tanto é que, segundo um levantamento do Governo Britânico, apenas 27% da população de Londres utiliza o carro para trabalhar e se locomover pela cidade. 

Mas essa necessidade de transportar grandes quantidades de pessoas pela cidade a partir do transporte público em Londres vem de muito tempo. Por volta do século XIX já haviam ônibus puxados por cavalos, os quais foram substituídos pelos primeiros ônibus motorizados a partir de 1902. O famoso "Underground", o metrô de Londres, foi o primeiro sistema de metrô do mundo. Ele surgiu no ano de 1863, antes mesmo da invenção da primeira lâmpada elétrica. Naquela época ele veio como uma tentativa de solucionar os engarrafamentos no centro da cidade.

A partir daí novos e diferentes modais de transporte foram se desenvolvendo por toda a região metropolitana de Londres, atendendo não apenas os principais pontos turísticos como regiões mais residenciais ou afastadas da cidade de Londres. Além disso, o exemplo de Londres inspirou muitas outras cidades, especialmente com o metrô. E no imaginário popular sempre pensamos nos belos ônibus em Londres e sua cor vermelha que chama a atenção!

Os principais meios de transporte em Londres

Hoje em dia a cidade de Londres conta com vários tipos de modais de transporte público para seus habitantes escolherem aqueles que melhor atendam suas necessidades no dia-a-dia.

Durante seus dias em Londres você poderá entender bem como funciona todo esse complexo sistema de transporte público da cidade, mas por meio desse post você já pode ter uma melhor noção de como se locomover pela cidade.

Ônibus em Londres

Os ônibus de dois andares em Londres são famosos pela cor vermelha e, claro, pelos seus dois pavimentos. Eles são tão icônicos que já fazem parte da história da cidade e são até pontos turísticos para todos os estudantes. Afinal, a parte mais alta do ônibus é perfeita para fazer um passeio pela cidade e ter belas vistas!

São milhares de veículos que formam mais de 400 linhas e levam o passageiro até mais de 15 mil paradas durante 24h por dia. A diferença deste transporte para os transportes sobre trilhos, que vamos falar à frente, é que os ônibus têm um valor fixo (1,50£) e não há diferença de valor pelas zonas tarifárias.

A grande vantagem de se andar de ônibus em Londres é que leva pouco tempo para um veículo passar em um ponto: normalmente, nos lugares mais centrais da cidade, um ônibus passa a cada 3-5 minutos.

Como usar ônibus em Londres

Não há venda de passagens dentro do ônibus. O Oyster Card é o cartão por meio do qual a cobrança é feita de maneira totalmente eletrônica. Você deve comprá-lo e recarregá-lo assim que chegar à cidade, pois assim ele ficará disponível sempre que você precisar.

Há vários aplicativos em que você pode consultar quais são as linhas e rotas que você deve percorrer para chegar a um determinado lugar. O próprio Google Maps ou o Moovit mostram quais são as formas mais rápidas de se deslocar pelos lugares por meio do ônibus em Londres.

Veja também: Os 10 melhores aplicativos para intercâmbio

Underground - o metrô de Londres

Um dos meios de transportes mais utilizados na capital da Inglaterra é o metrô de Londres, também chamado de Underground (subsolo) e informalmente como Tube. O Tube transporta aproximadamente 3 milhões de passageiros por dia e é de longe um dos transportes mais eficientes da cidade.

Com uma cobertura completa de todas as áreas de Londres (com 270 estações) o Underground é praticamente um símbolo inglês e é por causa dele que a expressão “Mind the gap” (Cuidado com o vão) se tornou conhecida.

A cidade de Londres é dividida em 9 áreas, chamadas de travel zones (zonas de viagem) e a maioria das atrações mais interessantes da cidade ficam localizadas dentro da Zone 1. As estações do Tube normalmente fecham à meia-noite, portanto, se o estudante pretende sair até mais tarde é importante que ele planeje bem o modo como quer voltar para casa.

Veja aqui o mapa do metrô de Londres

Overground

A cidade de Londres ainda conta com trens de superfície para ajudar a transportar seus habitantes. Por lá eles são chamados de “Overground”, conta com 9 linhas e 112 estações, carregando mais de 370 mil passageiros por semana. 

Até pouco tempo ele era parte integrante da rede de metrô (Underground) da cidade de Londres, entretanto, em 2007, decidiu-se que ele seria um sistema separado, com o intuito de receber mais investimentos e aumentar sua cobertura.

O Overground faz várias conexões com as estações do Underground e levam os passageiros, principalmente, para as regiões mais afastadas da cidade, como os subúrbios da região metropolitana de Londres.

DLR e Tramlinks

Esses dois são sistemas de veículos leves sob trilhos que complementam o sistema de transporte da cidade de Londres, especialmente nas regiões sul, oeste e leste. Os DLR estão ao longo de 45 estações e formam sete linhas. Mais de 340 mil passageiros utilizam esse transporte todos os dias em Londres.

Os Tramlinks são um sistema de bondes elétricos que correm sobre trilhos junto dos carros nas ruas londrinas. Eles foram abolidos na década de 1950, mas acabaram voltando a operar no início dos anos 2000. Com apenas uma linha, ele consegue atingir 39 estações e 27,2 milhões de passageiros por ano. Mesmo com a sua pequena extensão, ele é a 4ª linha de trens sobre superfície mais movimentada de toda a Inglaterra!

London River Service - transporte público de Londres em barcos

Já pensou viajar por meio de barcos pela cidade de Londres? Isso é possível graças às linhas de transporte público de Londres que usam esse veículo como meio de transporte. Ele não é um serviço tão extenso, mas pelo menos 4,5 milhões de passageiros o utilizam a cada ano. São 24 cais ao longo do Rio Tâmisa, partindo de Putney e chegando até Greenwich. 

Por meio do London River Service você pode conhecer a cidade de Londres de um ponto de vista diferente: a partir da água! A maioria dos serviços funcionam durante toda a semana e há tarifas com desconto para os titulares do Travelcard.

Oyster Card em Londres: o que é?

O Oyster Card é um cartão pré-pago recarregável utilizado em Londres, capital da Inglaterra. Feito de plástico, o Oyster Card é uma ótima solução para o pagamento das tarifas de transporte no país.

Passagens de ônibus, metrô, bonde e trens podem ser pagas através do Oyster Card que oferece ampla cobertura na rede de transporte público incluindo o famoso Tube Londrino, o DLR e muito mais.

Como usar o Oyster Card em Londres?

O Oyster Card é uma opção ideal, pois dispõe de descontos nas tarifas, flexibilidade de uso e ainda é reutilizável. Para utilizá-lo basta ter créditos (que podem ser inseridos no cartão em diversos estabelecimentos distribuídos pela cidade) e quando os créditos acabarem basta recarregá-lo.

Na hora de usar o cartão, não tem segredo: é só encostar o cartão no sensor e, tendo saldo, a catraca é liberada para você passar. Quando você estiver utilizando o sistema Underground ou Overground é necessário passar o cartão também na saída, pois assim o sistema calcula o valor que você irá pagar pela viagem de acordo com o horário e as zonas percorridas. 

Vantagens de utilizar o Oyster Card em Londres

Com o Oyster Card é possível pagar tarifas de diferentes transportes com um só cartão e manter seu dinheiro seguro. Uma vez que seu Oyster Card é registrado ele oferece uma série de vantagens, como por exemplo a opção de recarga online, obter um extrato do uso do cartão.

Em caso de perda ou roubo, os créditos são bloqueados assim que o evento for reportado e, dependendo do caso, é possível obter créditos de volta ou receber um cartão com o valor remanescente.

O Oyster Card é a opção ideal para intercambistas em Londres, pois oferece 30% de desconto para estudantes que permanecem no país em estudo por 14 dias ou mais.

Como comprar o Oyster Card

Para obter um Cartão Oyster basta se dirigir a uma estação de metrô, solicitar um cartão e pagar o valor de £5. Se você quiser devolvê-lo no final do seu intercâmbio, é possível receber o dinheiro de volta, bem como o valor remanescente no cartão, caso houver (mas esse valor é reembolsável em até £10.

Você também pode fazer a compra do Oyster Card e de outros tickets online, basta clicar aqui! Neste site você pode selecionar diferentes tipos de bilhetes, como o Oyster Pay as You Go, o Bus & Tram Pass e o Travelcard.

Como recarregar o Oyster Card?

As recargas devem ser feitas ou nos guichês ou nas máquinas das estações. Além disso, o cartão é recarregável em diversos estabelecimentos da cidade, como bancas de revistas, supermercados e farmácias. É só solicitar por uma “top up” que os atendentes irão entender logo o que você precisa!

Você também pode fazer a recarga de maneira online, no site da TfL (Transport for London). Neste site também é possível configurar uma recarga automática: toda vez que você chegar a £20 de crédito, o sistema recarrega mais £20 ou £40 da sua conta bancária/cartão de crédito. 

A experiência de vida fora do país às vezes pode intimidar o intercambista, contudo a Optima Intercâmbio oferece todo o apoio e instrui seus clientes de forma honesta e clara e prepara o estudante de intercâmbio cultural para ter a melhor experiência no exterior, desde as orientações de pré-embarque até mesmo como se locomover em uma das cidades mais interessantes do mundo.

Para mais informações sobre programas de intercâmbio cultural em Londres entre já em contato conosco.

Londres Transporte Público
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco