Se você vai fazer seu intercâmbio na terra dos cangurus provavelmente está se perguntando quais são as comidas típicas da Austrália, não é mesmo? Então, não se preocupe, pois culinária é um dos assuntos que a gente mais gosta de falar aqui no blog! Conheça 11 pratos da comida australiana para se deliciar e se sentir como um verdadeiro “aussie” durante seu intercâmbio na Austrália!
É impossível não começar qualquer lista sobre a culinária australiana sem falar dos barbies. Os churrascos australianos são quase um esporte aos fins de semana na terra do canguru! Famílias e amigos se reúnem para grelhar diferentes cortes de carnes - as de cordeiro são as mais apreciadas, salsichas, peixes, frutos do mar e, até mesmo, alguns legumes. Diferente do Brasil, as churrasqueiras das casas australianas costumam ser elétricas
O costume dos barbies é tão enraizado na cultura australiana que há grelhas públicas em praias e parques, onde as pessoas só precisam levar suas carnes e carvão para aproveitar uma tarde de domingo ensolarada!
Os também tradicionais fish and chips são uma herança da colonização britânica e, também, um pouco do costume trazido por tempos de guerra. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, boa parte dos alimentos eram enviados para os soldados em combate. O peixe e a batata eram os alimentos que era abundante no país, além de serem baratos.
Assim, o peixe com fritas passou a fazer parte dos pratos típicos australianos! Essa iguaria é feita de peixe empanado e servido com batatas fritas, como o próprio nome já diz. Ele também acompanha algum tipo de molho de sua preferência - normalmente é o molho barbecue.
Outra iguaria símbolo da culinária australiana é a torta de carne. Esse prato é daqueles que são facilmente encontradas em qualquer lanchonete, supermercados ou padarias, quase como o empadão brasileiro, sabe?
Na verdade, você poderá encontrar tortas de diversos sabores, tamanhos,preços e formas, mas as mais tradicionais mesmo são as tortas de carne. Elas têm uma massa fina em volta e, como cobertura, levam uma massa muito parecida com a folhada. Seu recheio é delicioso e muito suculento!
Uma curiosidade sobre as tortas de carne é que elas são regulamentadas por lei: para vendê-las é necessário respeitar a regra de que pelo menos 25% de seu peso deve ser de carne! É de dar água na boca, não é mesmo?
Talvez a iguaria mais polêmica da Austrália! Os australianos AMAM, mas os estrangeiros costumam estranhar… O vegemite é uma pasta feita a partir do extrato de levedura e possui um alto teor de sal. Por isso, se for experimentar, passe apenas um pouquinho no pão!
A maneira mais comum de se comer o vegemite é no café da manhã, passando-o em uma fatia de pão que acabou de sair da torradeira. É bem comum, também, passar manteiga no pão antes do vegemite, o que dizem que diminui o sabor acentuado e quase apimentado. A vantagem é que o vegemite é considerado um dos alimentos mais ricos em vitamina B!
Arrisca experimentar?
Tão comum como o pão francês no Brasil, o damper é um tradicional pão australiano que você poderá encontrar em qualquer casa do país. Ele é feito com ingredientes básicos, como farinha de trigo, água, manteiga e sal, apenas. Algumas receitas ainda podem levar um pouco de leite. Depois de assado, o pãozinho fica com um aspecto bastante fofo e é muito saboroso, apesar de sua simplicidade!
Aqui, vale ressaltar: o damper é o “verdadeiro” pão australiano. Aquele pãozinho mais adocicado e com cor de chocolate foi, na verdade, uma criação de uma rede de restaurantes estadunidense.
A carne de carneiro é uma das carnes mais consumidas na Austrália. Normalmente, ela é servida acompanhada de legumes - principalmente batatas - e gravy sauce, um molho feito a partir do próprio cozimento da carne. Uma delícia!
As comidas da Austrália são de dar água na boca, não é mesmo? E experimentar um pouco da culinária local é uma das melhores maneiras de conseguir ficar ainda mais imerso na cultura local durante seu intercâmbio!
Outra receita clássica da Austrália são os biscoitos ANZAC. Ele é uma bolacha/biscoito que tem origem na história.
Durante a Primeira Guerra Mundial, esses biscoitos foram enviados aos soldados que combatiam pelo Australian and New Zealand Army Corps (ANZAC) pelas suas esposas. A outra versão é que os biscoitinhos foram criados pelas esposas desses soldados e vendidos como uma tentativa de arrecadar fundos para a guerra.
Independente de qual versão é a correta, a verdade é que esse biscoito é uma delícia! Eles levam, principalmente, aveia, coco ralado e golden syrup. Algumas receitas ainda incrementam o sabor com raspas de laranja ou extrato de baunilha.
Os lamingtons são bolinhos servidos em pequenos cubinhos. Sua consistência e sabor lembram bastante os pães-de-ló. Eles ainda são cobertos por uma deliciosa camada de chocolate e coco ralado.
Eles fazem parte da cultura australiana e são servidos como acompanhamentos de chá ou chocolate quente. Algumas receitas ainda são recheadas com geléias, ganache de chocolate ou pasta de amendoim. Deu vontade, né?
Os Tim Tam são um tradicional biscoito de chocolate e está entre os docinhos preferidos pelos australianos! Eles são feitos de duas camadas de biscoito de chocolate que são recheadas por uma espécie de mousse de chocolate e, por fim, uma deliciosa e fina cobertura de chocolate.
Para você ter ideia de como esse biscoitinho é uma das comidas típicas da Austrália, você deve saber que ele é produzido há mais de 140 anos. Anualmente mais de 35 milhões de embalagens de Tim Tams são consumidas na terra dos cangurus!
As pavlovas são uma deliciosa receita que a Austrália disputa sua autoria com a Nova Zelândia. Ela foi feita em homenagem à visita da bailarina russa Anna Pavlova aos dois países da Oceania. É daí que vem a origem do seu nome.
Essa deliciosa sobremesa é feita de merengue e coberta com chantilly e frutas como morango, kiwi, pêssegos ou frutas vermelhas. Com seu exterior crocante e um recheio macio, ela são uma das sobremesas mais comuns nas mesas australianas!
A indústria vitivinícola da Austrália não é tão conhecida aqui no Brasil, entretanto, ela é considerada uma das melhores e mais reconhecidas do mundo! A partir da década de 1980, a indústria de vinhos na Austrália deu um grande salto de qualidade, sendo comparada aos melhores vinhos europeus.
Hoje em dia, o país é um dos maiores produtores de vinho do mundo, sendo o quarto país com maior exportação mundial da bebida. Dentre as regiões produtoras de vinho no país você poderá encontrar Margaret River, Barossa Valley, Adelaide Hills e Hunter Valley. Vale indicar uma visita a uma vinícola nessas regiões!
Faça já um intercâmbio na Austrália com ajuda da Optima Intercâmbio! Nossa equipe vai te ajudar em cada etapa do seu intercâmbio! Clique aqui e peça para um dos nossos consultores entrar em contato com você!
Para quem sonha e planeja fazer um intercâmbio, nem sempre só aprender a língua é o objetivo. Há um público significativo que deseja ter a experiên...
Muitas pessoas acreditam que as comidas típicas da Irlanda levam apenas batatas em suas receitas. Bom, a verdade é que as batatas são realmente par...
Todo intercâmbio é uma grande experiência cultural. E para que toda essa experiência seja realmente completa, vale a pena experimentar um pouco da ...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos