Costumes árabes: o que você precisa saber sobre a cultura e costumes de Dubai?

Como se vestir? Como se comportar? O que fazer e o que não fazer na cultura da cidade de Dubai durante o intercâmbio?

14 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A cidade de Dubai é um dos destinos de intercâmbio que se transformaram em referência para o ano de 2021! E isso não é à toa, viu? Fazer intercâmbio em Dubai é algo extremamente simples, com um excelente custo-benefício e, ainda por cima, você viverá em uma cidade onde a qualidade de vida é muito alta!

Mas uma coisa que pode deixar muitas pessoas em dúvida sobre fazer um intercâmbio na cidade é a respeito dos costumes árabes e sobre a cultura de Dubai. Realmente, viver em um destino com uma cultura completamente diferente da que estamos acostumados pode ser algo desafiador!

Mas não se preocupe, porque neste post a Optima Intercâmbio vai te dar algumas dicas do que você precisa saber a respeito da cultura de Dubai antes de você fazer o seu intercâmbio!

Um país muçulmano: a religião tem muita influência

Os Emirados Árabes é um país que tem como religião oficial o Islamismo. Essa religião influencia em muitos aspectos da vida dos moradores locais, como na arquitetura, na culinária e, principalmente, no estilo de vida. Aliás, o estilo de vida com costumes diferentes dos ocidentais é uma das questões que mais deixa os futuros intercambistas inquietos.

Na verdade, apesar de fazer parte do mundo árabe, as grandes cidades dos Emirados Árabes, como Dubai e Abu Dhabi, acabaram se transformando em verdadeiros caldeirões culturais. Com a crescente globalização e a chegada de inúmeros imigrantes nos últimos anos, as cidades acabaram se transformando em lugares um pouco mais "liberais" do que outros lugares do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, por exemplo.

Mas não é por ser mais "liberal" que você deve desrespeitar as regras sociais locais. Muito pelo contrário: você não apenas deve respeitá-las simplesmente por serem regras, mas também por ser algo que ajudará você a entender melhor os costumes e as tradições dos emiratis - como são chamadas as pessoas que nascem nos Emirados Árabes Unidos!

Essa é a melhor maneira de vivenciar todas as possibilidades de um intercâmbio, vivendo completamente imerso na cultura local e aprendendo novos costumes, maneiras e pontos de vista sobre o mundo! Então, a nossa dica é que você aproveite as diferenças culturais para aprender!

Abaixo, selecionamos alguns aspectos da cultura árabe em Dubai e as diferenças culturais que você pode viver por lá! E não se preocupe, pois os estrangeiros são muito bem recebidos na cidade e se adaptam facilmente!

1. Roupas e acessórios

Talvez você não saiba quais roupas e acessórios levar para fazer seu intercâmbio em Dubai, afinal, as pessoas por lá se vestem como em outros países árabes, certo?

Bom, não é bem assim! É verdade que os emiratis usam roupas tradicionais - as mulheres usam hijabs ou abayas, enquanto os homens usam o thawb ou kandūrah. Isso está mais ligado ao islamismo do que às leis locais.

Os turistas e intercambistas podem usar roupas ocidentais, como calças, camisetas, camisas e saias. Além disso, não há nenhuma contra-indicação para o uso de acessórios, como anéis, colares e pulseiras. Inclusive, isso é muito utilizado pelas mulheres de Dubai! Não há problema nenhum!

A única recomendação é que as roupas utilizadas em Dubai sejam um pouco mais recatadas. Roupas muito reveladoras não são apropriadas e, muitas vezes, até ilegais. Essa regrinha vale tanto para homens como para mulheres.

Quando estiver em lugares públicos, nas ruas ou nos shoppings, por exemplo, nada de usar peças que mostram partes do corpo acima do joelho e os ombros - esses devem estar bem cobertos sempre! Além disso, é bastante recomendável que não se use roupas muito justas, que marcam as curvas do corpo.

Então, já sabe: nada de saias curtas, blusas decotadas, shorts curtos e regatas, especialmente no mês do ramadã, o mês sagrado para os islâmicos.

Ah, vale lembrar que nas praias, piscinas, e parques aquáticos os trajes de banho ocidentais são perfeitamente aceitáveis. As mulheres podem usar biquíni e os homens podem usar sungas e calções de banho. Desde que não sejam muito reveladores, claro! Quando sair das praias ou piscinas, vista-se imediatamente.

2. Visita às mesquitas e orações

Já que estamos falando sobre regras de vestimentas, vale a pena falar como são as visitas às mesquitas em Dubai. Esses locais são muito sagrados para os muçulmanos, então, há várias regrinhas que você deve seguir para não desrespeitar a religião local.

Provavelmente, você que está lendo não é muçulmano, então, saiba que você não poderá entrar nas mesquitas durante as orações. Portanto, evite visitar mesquitas às sextas-feiras, pois esse é o dia mais importante para os muçulmanos e há orações na maior parte do dia.

Nos outros dias, há cinco orações por dia - elas são chamadas de Salah. É comum que nos horários das orações as pessoas parem tudo o que estão fazendo para se virar à Meca e orar. Você, que não é muçulmano, também não pode entrar nas mesquitas nesses horários.

Mas quando for permitido visitar uma mesquita, você deve levar em consideração alguns costumes. Antes de tudo, você deve tirar os sapatos e deixá-los do lado de fora, essa regra vale para homens e mulheres.

Há regras de vestimenta também: os homens devem usar roupas que cubram as pernas e as mulheres devem utilizar roupas que não sejam justas ou que deixem as pernas e os braços de fora. Além disso, elas devem vestir um lenço que cobre a cabeça e os cabelos. Se for necessário, o lenço ou uma abaya podem ser emprestados pela própria mesquita.

Muitas mesquitas têm regras próprias e você pode observá-las logo na entrada. Vale lembrar que é importante manter o silêncio, afinal, é um lugar onde os muçulmanos rezam, assim como as igrejas e templos cristãos.

3. Consumo de álcool

O consumo de álcool é oficialmente proibido em Dubai. Ele só é permitido em áreas aprovadas pelo Sheik. Mesmo assim, a cidade de Dubai é muito menos rígida com essa regra. Apesar de não estar disponível em supermercados ou em lojas, é bem fácil importar garrafas de bebidas de outros países para consumir em casa. Nesses casos, você precisa ter uma licença para ter a posse das bebidas em sua residência.

Além disso, se você quer sair de casa e curtir a vida noturna vibrante de Dubai, vale a pena saber que muitos estabelecimentos dentro de hotéis têm a permissão de venda de bebidas alcoólicas. Então, não é incomum encontrar restaurantes, bares e baladas dentro de hotéis, já que esses locais costumam ter a autorização necessária.

Mas vale dizer que consumir bebidas alcoólicas nas ruas é estritamente proibido, assim como encontrar-se bêbado pelas ruas da cidade. As penalidades podem ser muito altas nesses casos.

Ah, também vale dizer que a idade mínima para consumir álcool em Dubai é de 21 anos! A nossa dica é que você beba em um local licenciado e volte para onde estiver hospedado de táxi ou algum transporte por aplicativo.

4. Fumar

O fumo é permitido normalmente em ruas, bares e baladas. Em alguns estabelecimentos como shoppings, hotéis e restaurantes há restrições, a nossa recomendação é que você procure saber antes onde é permitido.

Em Dubai e nos Emirados Árabes é bastante comum fumar shisha, que é conhecido aqui no Brasil como narguilé. Por lá eles são um pouco mais fortes do que encontramos aqui no Brasil, com sabores mais típicos, e você pode experimentá-los em diversos lugares pela cidade!

5. Nem tudo pode ser fotografado

Pois é, apesar de Dubai ser um lugar bastante interessante e instagramável, tome cuidado quando for tirar fotos! Por lá, isso pode ser bastante ofensivo e, algumas vezes, ilegal!

É completamente proibido tirar fotos de pessoas com trajes típicos sem permissão, especialmente as mulheres. Para muitas pessoas, especialmente as mais velhas, isso é algo considerado mal-educado também.

Além disso, também é proibido fotografar prédios governamentais, militares, palácios e, até mesmo, mesquitas. Esse simples ato de capturar um momento pode levar à prisão!

6. Fim de semana diferente

Uma coisa que talvez você possa achar um pouco difícil de se acostumar é a respeito dos dias úteis da semana em Dubai. A sexta vira domingo, o sábado continua sendo sábado e domingo é segunda. Um pouco confuso, né? Mas logo você pega o jeito!

O motivo não é nada aleatório, ele está ligado à religião. Como já falamos um pouco mais acima, a sexta-feira é o dia mais sagrado e importante para os muçulmanos. Para a religião islâmica, este é o dia que Deus designou para a sua adoração, é o dia da congregação, em que os homens se reúnem nas mesquitas para ouvir sobre o Islã e adorar a Deus em comunidade.

Então, é dever do muçulmano não escapar das orações de sexta feira devido ao trabalho, aos estudos e outros assuntos. Por isso, nas sextas-feiras, os muçulmanos guardam a sexta-feira para cumprir os deveres da religião, da mesma maneira como os cristãos fazem com o domingo!

7. Alimentação e comidas típicas

Um dos costumes árabes mais notáveis em Dubai é a culinária local. A cidade apresenta uma variedade muito grande de pratos de todo o mundo. Mas a verdadeira culinária árabe pode ser encontrada em muitos lugares, como restaurantes e mercados típicos.

A culinária árabe é bastante fácil de se adaptar, pois já conhecemos muitos dos pratos por aqui no Brasil, como o tabule, a shawarma e o húmus. Além disso, você vai encontrar muitas frutas secas, especiarias e castanhas.

Mas um dos costumes árabes e que está presente na cultura de Dubai é a respeito da culinária Halal. Esse tipo de culinária determina o que os muçulmanos podem ou não comer segundo o Alcorão.

Carnes como a de porco e de aves de rapina são proibidas. O consumo de peixe também é regulado: todos os que possuem escamas são permitidos, incluindo o camarão. Já os peixes que não possuem escamas são proibidos, incluindo lagostas, lulas e polvos.

8. Cuidado ao usar as mãos!

Pois é… Você deve tomar cuidado ao usar as mãos enquanto estiver em Dubai! Por lá é considerado falta de educação utilizar o indicador para apontar para as coisas ou lugares. Se quiser apontar, utilize a mão toda para indicar uma direção!

Além disso, você deve evitar utilizar a mão esquerda, principalmente para pegar alimentos, cumprimentar pessoas ou pegar/receber objetos. Na cultura de Dubai a mão esquerda tem relação com o impuro, com coisas sujas. Além disso, para os muçulmanos, ela é utilizada prioritariamente para fazer a higiene pessoal.

9. Homossexualidade e demonstração de afeto em público

Se você for LGBTQI+, saiba que Dubai não é o lugar mais recomendável para fazer seu intercâmbio, infelizmente. Em todo o Oriente Médio, a homossexualidade é proibida e há punições severas, que podem ir além da prisão.

As demonstrações de afeto em público, obviamente, também são proibidas entre casais do mesmo sexo. Mas elas são restritas até mesmo entre casais de sexos diferentes. O beijo público entre casais é proibido, assim como também é proibido andar de mãos dadas ou dar abraços em público.

Você também não pode cumprimentar pessoas do sexo oposto com aperto de mão, pois essa é uma proibição religiosa. Se você for uma mulher, espere até o homem estender a mão para cumprimentá-lo.

Apesar disso, é bastante comum encontrar homens muçulmanos andando de mãos dadas pelas ruas das cidades. Este é um dos costumes árabes e faz parte da cultura de Dubai, afinal, isso significa um sinal de amizade e respeito entre esses dois homens.

10. Língua oficial

A língua oficial de Dubai é o árabe. Mas, devido a grande presença de estrangeiros que moram na cidade, o inglês acabou se transformando na língua co-oficial da cidade. Então, é muito comum observar placas, indicações e nomes de estabelecimentos em inglês.

Além disso, boa parte da população da cidade também fala inglês. Afinal, de 75% a 85% dos habitantes da cidade são estrangeiros, então, a língua comum entre essas pessoas costuma ser o inglês. Os emiratis também costumam falar bem o inglês.

Gostou de conhecer sobre a cultura de Dubai e os costumes árabes? Tenho certeza que conhecê-los de perto vai ser ainda mais incrível e interessante! Então, programe já o seu intercâmbio em Dubai com a Optima Intercâmbio!

Aqui na Optima você vai encontrar uma equipe pronta para te ajudar com todos os detalhes do seu intercâmbio em Dubai ou algum dos nossos mais de 80 destinos! Tudo isso com um suporte personalizado, que vai te acompanhar do começo ao fim dessa jornada incrível! Clique aqui e agende um horário com nossos consultores! Vai ser maravilhoso estar junto com você na realização deste sonho!

Cultura Dubai Emirados Árabes
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco