Visite a Co-Catedral de São João em Malta!

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
co-catedral de st. johns em malta

Fazer um intercâmbio só é uma experiência completa se você aproveitar ao máximo tudo aquilo que o seu destino tem a oferecer! Por isso, não perca nenhuma oportunidade de conhecer pontos históricos e a sua importância para aquela cidade ou país. No post de hoje, nós vamos falar de um desses pontos: a Cocatedral de São João em Malta.

A história da Cocatedral de São João

Localizada na capital de Malta, Valletta, a Catedral de São João é uma reflexo da beleza arquitetônica da Ilha de Malta e um dos marcos mais importantes para quem procura conhecer arte e cultura de Valletta. Tudo isso faz com que a Catedral seja considerada uma grande joia da capital do país.

Foto via Flickr @ Mike McBey

Em meados do século XVI, Malta era um ponto estratégico no Mar Mediterrâneo, uma vez que controlava as rotas comerciais que passavam por ali e a sua localização está próxima aos principais países do Mediterrâneo. Por isso, em 1565, Malta sofreu após passar pelo Grande Cerco de Malta, quando as ilhas maltesas foram atacadas pelo Império Otomano, o qual buscava ter o controle do mediterrâneo.

O Grande Cerco acabou por destruir várias residências da Ordem dos Cavaleiros. Por isso, o Grão-Mestre Jean de la Vallete ordenou a construção de uma nova cidade totalmente fortificada, chamada La Valetta, em Malta. Em 1577, no centro da cidade, foi construída essa igreja dedicada à São João Baptista - patrono da Ordem de Malta. Por isso, o nome “Catedral de São João” vem dessa homenagem.

Veja também: Onde fica Malta? Na Europa? Na Itália?

Nos seus primeiros anos, a nova catedral metropolitana de La Valletta foi bastante simplória, apesar de sua construção imponente. Seu interior quase não possuía imagens ou decorações. Foi apenas a partir da década de 1660 que o interior foi todo decorado com o intuito de transformar completamente sua nave principal em algo impressionante e magnífico. A intenção era rivalizar com as igrejas de Roma.

O artista italiano Mattia Preti foi o responsável por transformar completamente a Cocatedral de São João em Malta. Com isso, o interior adquiriu características do período barroco e, hoje em dia, é uma das melhores representações desse estilo artístico no mundo.

Co-catedral de S. João, em Malta: uma visita impressionante

A fachada da igreja é um grande contraste ao interior. Por fora, apesar de imponente, é bastante simples. Isso faz com que o visitante nem imagine o que o interior esconde. Mas basta colocar os pés dentro da nave principal para ver a grandiosidade e o mais fino requinte que existe da decoração em estilo Barroco.

O interior da Saint John's Cathedral é de tirar o fôlego e os ornamentos, que se espalham pelas paredes e teto, valorizam as belas cenas da vida de São João Batista. As abóbadas no teto permitem ter uma experiência ainda mais diferenciada e em cada nicho, localizado nos cantos da catedral, há obras de arte de Cavaleiros feitas com tanta maestria que parecem ser estátuas. O esplendoroso altar é feito em ouro, prata, bronze e pedras preciosas.

O oratório da St. John's Co-Cathedral é também um lugar muito especial. Não somente pela beleza mas porque contém duas pinturas do famoso artista Caravaggio, que depois de fugir da Itália, se tornou um dos Cavaleiros da Ordem.

É, também, na St. John's Co-Cathedral, em Malta, que está a maior e mais reconhecida pintura de Caravaggio: a Decapitação de São João Batista. Essa pintura é a única obra assinada do artista e a sua maior obra-prima.

Há nove capelas belas que rodeiam a nave da St. John's Co-Cathedral. Cada uma delas representa as diferentes línguas da Ordem (as divisões internas da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares). Essas capelas também são dedicadas a vários outros santos da Igreja Católica.

Veja mais: O que fazer em Malta: dica com as melhores atrações do país!

Outro destaque da igreja fica por conta do piso, todo coberto por lápides em mármore que mostram - além dos nomes, feitos e símbolos representativos - a história de cada um dos famosos Cavaleiros e Grandes-Mestres da história de Malta. Em uma delas é onde fica enterrado o fundador da cidade de Valletta.

Obras de arte

Além de duas pinturas de Caravaggio e das lápides decoradas, a Catedral de São João Batista apresenta inúmeras outras obras de arte de artistas locais e europeus. Os ornamentos de ouro nas paredes e teto são a representação da importância da Cocatedral de São João para Malta.

Algumas pinturas têm uma perspectiva especial, dando a impressão que são verdadeiras estátuas, mas são apenas efeitos tridimensionais criados a partir de sombra e posicionamento.

Foto via Flickr @ hisgett

Dentro do oratório principal da Cocatedral de São João, em Malta, é possível encontrar o maior conjunto completo de tapeçarias do mundo. São 29 peças de tapeçaria flamenga com mais de 6 metros de altura. Elas foram doadas à igreja no ano de 1697.

A St. John's Co-Cathedral é um dos exemplos mais incríveis do período alto-barroco e, além de toda a sua grandiosidade, a igreja ainda oferece um museu com outras pinturas e trabalhos artísticos de época.

Visitando a Catedral de São João em Valletta

Uma visita à Cocatedral de São João, em Malta, é um dos passeios que devem ser feitos por quem vai fazer um intercâmbio na Ilha de Malta. Mesmo que você não seja uma pessoa ligada à religião, visitar a St. John's Co-Cathedral é assistir a uma verdadeira aula de história e cultura, onde você poderá aprender não só sobre a história de Malta, como também de boa parte do mundo ocidental.

Veja também: Explore a Ilha de Malta e seus pontos turísticos

As visitas podem ser feitas de segunda a sábado e há venda de ingressos, que podem ser comprados na bilheteria da própria igreja. Adultos pagam 10€ e estudantes e idosos pagam 7,50€.

Malta é um destino a ser descoberto e aprender inglês em Valletta é viver em um dos lugares mais belos e cheios de cultura do mundo! Faça seu intercâmbio com a Optima! Entre já em contato com a nossa equipe especializada Optima Intercâmbio e saiba como você pode estudar inglês em Malta e conhecer de perto um dos destinos mais especiais para intercâmbio.

Valletta Cultura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo