Dia dos namorados no Brasil

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Casal de namorados

Hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado mundo afora o Valentine’s Day. Essa data marca o dia dos namorados nos Estados Unidos e na Europa, principalmente. Mas você sabe como surgiu essa que é uma das datas mais celebradas no exterior?

São Valentim e a história de muitos séculos atrás

Diferente do Brasil, o Valentine’s Day tem uma história muito mais antiga do que o nosso Dia dos Namorados.

A origem do dia remonta ao século V, quando o dia oficial do santo Valentim foi declarado pelo papa Gelásio, no ano 496. Diversas lendas tentam explicar a história. Uma delas é a de que Valentim foi um padre de Roma condenado à morte, lá no século III. Isso porque o Imperador Cláudio II proibiu os casamentos naquela época, porque acreditava que os soldados casados tinham pior rendimento no Exército.

Mas Valentim acreditava que o casamento era um plano divino e, assim, organizava cerimônias secretas. Quando foi descoberto por Cláudio, a sentença foi implacável: prisão e pena de morte. Mas a história não termina aqui. Na prisão, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro e, no dia de sua morte, escreveu uma carta de amor a ela com a assinatura “do seu Valentim”. Especula-se que foi a partir daí que surgiu a tradição, ao menos nos países de língua inglesa, de escrever cartas românticas nesta data com a assinatura “from your Valentine”.

Como são as comemorações ao redor do mundo?

Com o Dia dos Namorados chegando aqui no Brasil, as lojas ficam repletas de corações, ursinhos de pelúcia, cartões românticos e chocolates prontos para serem presenteados, mas nem todo mundo comemora a data como nós. Diferentes países demonstram o amor romântico de maneiras diversas e bastante criativas, incluindo a “cor local” na celebração. Confira alguns exemplos a seguir.

Dia dos Namorados naDinamarca: os nórdicos também são românticos

Neste país escandinavo, o costume de comemorar o São Valentim é relativamente recente, tendo começado em 1990. Lá, ao invés da troca de rosas vermelhas e chocolates, os casais se presenteiam com flores brancas, conhecidas em inglês como “snowdrops” (flocos de neve). Também é comum que homens escrevam para mulheres as “gaekkebrev”, uma carta anônima que consiste em poemas divertidos e rimas, escritos em um papel branco recortado.

Se a mulher conseguir adivinhar a identidade do remetente, receberá um ovo de páscoa mais tarde no mesmo ano.

Dia dos Namorados na Inglaterra: tentar sonhar com o futuro

Uma tradição na Inglaterra é bem diferente. Na véspera do Dia de São Valentim, as mulheres têm o hábito de colocar cinco folhas de louro em seus travesseiros – uma em cada ponta e outra no meio – para que elas possam sonhar com seus futuros maridos. Outra alternativa é molhar folhas de louro com água de rosas e colocá-las sobre os travesseiros. Será que dá certo?

Dia dos Namorados nos Estados Unidos: para todos

Nos Estados Unidos o Valentine’s Day é celebrado não só por casais apaixonados, mas também é comum que amigos, familiares e todo o tipo de pessoas que se amam demonstrem seu amor por meio de presentes, chocolates, flores e cartões.

Dia dos Namorados nas Filipinas: celebrando casamentos em massa

Neste país do Sudeste Asiático, as comemorações do São Valentim são similares aos países europeus. Porém, tem uma diferença que dá todo o ar da graça! Por lá, é comum que em 14 de fevereiro se organizem festas de casamento em massa em todo o país. Milhares de casais se reúnem áreas públicas para casar ou renovar seus votos em meio à multidão.

Dia dos Namorados naItália: com muitos chocolates

O Valentine’s Day na Itália é comemorado por meio de troca de presentes entre os apaixonados. Um dos símbolos da festividade por lá são os “Baci Perugina”, pequenos chocolates com avelã que acompanham uma citação romântica em quatro idiomas.

Dia dos Namorados na Escócia: virou festa

Na Escócia é comum que o Valentine’s Day seja comemorado por meio de um jogo popular. Nele, homens e mulheres escrevem seus nomes em um papel, que é dobrado e colocado em dois chapéus. Ao retirarem os nomes, as pessoas devem conhecer os seus parceiros e, no final da brincadeira, trocam presentes!

Mas por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho?

A ideia da comemoração do Dia dos Namorados no Brasil veio do publicitário paulista João Dória, pai do atual governador de São Paulo. Ele foi contratado para melhorar as vendas da loja Exposição Clipper, que sempre eram muito fracas em junho. Foi aí que ele teve uma sacada genial: inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, o publicitário criou uma nova data comemorativa, o Dia dos Namorados, com o objetivo de fomentar a troca de presentes entre casais e ajudar a movimentar o comércio.

Dessa forma, o publicitário aproveitou e lançou a data comemorativa na véspera do dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro da Igreja Católica, que é dia 13 de junho.

Os slogans da campanha eram “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. O sucesso foi tão grande que, já no ano seguinte, a data começou a pegar em outras regiões do país. Em pouco tempo, o Dia dos Namorados se tornou nacional. Atualmente, dia 12 de junho é uma das melhores datas para o comércio no Brasil. Ela perde somente para o Natal e o Dia das Mães.

Deu vontade de comemorar o São Valentim em outras partes do mundo?

Não importa se você namore, seja casado ou solteiro, o Dia dos Namorados é uma data que sempre desperta emoções.

Viva em outro país, conheça de perto as culturas locais e testemunhe comemorações românticas bem diferentes da nossa. Esse é apenas um dos muitos pontos positivos de se fazer um intercâmbio no exterior! Entre em contato hoje mesmo com a Optima Intercâmbio e prepare-se para viver experiências únicas em lugares incríveis!

Valentine's Day Dia Dos Namorados
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco