Qual é a capital da Nova Zelândia?

15 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
saiba onde fica a capital da nova zelandia, wellington

Qual é a capital da Nova Zelândia? Essa pergunta é bastante comum entre as pessoas que buscam um intercâmbio nas ilhas neozelandesas e muitos acreditam que a capital da Nova Zelândia seja Auckland. Mas a verdade é que esta não é a resposta correta!

A Nova Zelândia é um dos destinos preferidos dos futuros intercambistas, principalmente pela sua alta qualidade de vida, economia vibrante e alto padrão de ensino nas instituições educacionais. Além do mais, podemos dizer que a Nova Zelândia também é conhecida por suas paisagens deslumbrantes e que viraram até cenário de filmes, como a trilogia "O Senhor dos Anéis"!

Qual é a capital da Nova Zelândia? Não é Auckland!

Auckland é o mais importante centro financeiro do país e a maior cidade da Nova Zelândia. Muitos realmente acreditam que ela é a capital neozelandesa. E, de fato, este pensamento faz sentido, afinal, Auckland também é a cidade neozelandesa mais conhecida no mundo.

A verdade é que a capital da Nova Zelândia é Wellington, uma cidade que fica bem ao sul da Ilha Norte do país, ao lado de um grande porto natural e em meio a belíssimas colinas verdejantes!

wellington novazelandia

Apesar de não ser tão famosa e tão grande quanto Auckland, Wellington é um importante centro para os moradores locais. Além de ser a capital política, a cidade também é um dos maiores centros culturais e financeiros do país depois de Auckland.

E claro que Wellington também é um destino de intercâmbio muito importante! Afinal, a capital da Nova Zelândia abriga escolas e instituições de ensino de alto padrão, com uma ampla variedade de programas de intercâmbio e uma diversidade cultural muito grande, com muitos museus, teatros e galerias. Estes fatores, combinados, transformam a experiência de quem busca um intercâmbio na Nova Zelândia e sua capital em algo inesquecível!

Onde fica Wellington, a capital da Nova Zelândia?

No passado, Auckland já esteve como capital da Nova Zelândia durante um breve período no início da colonização britânica na Nova Zelândia. Entretanto, por ficar relativamente distante e isolada do restante do país - bem no norte da Ilha Norte - os governantes se preocuparam com um possível distanciamento entre as duas ilhas e a formação de uma outra colônia britânica independente ali.

Ao contrário de hoje, no passado, a maior parte da população do país vivia na Ilha Sul, além desta ilha ser muito importante para a riqueza neozelandesa: era lá onde se localizavam os maiores campos de ouro. Por isso, a transferência da capital para Wellington foi muito importante para preservar a união neozelandesa.

onde fica wellington nova zelandia

E a localização da nova capital da Nova Zelândia não poderia ser mais estratégica: cravada nas belas montanhas do Estreito de Cook, o canal de apenas 22 quilômetros que conecta as Ilhas Norte e Sul do país.

Wellington já era um pequeno povoado com colonos britânicos e povos maoris. Mas foi em 1865 que a cidade viu seu futuro ser transformado, quando uma sessão do Parlamento se reuniu oficialmente pela primeira vez na cidade. Naquela época a sua população não passava dos 4.900 habitantes!

A capital mais ao sul do mundo!

Hoje em dia, com pouco mais de 400 mil habitantes em sua região metropolitana, Wellington, a capital do país, é também a segunda maior cidade da Nova Zelândia. Sua localização próxima a latitude 41 Sul faz com que esta seja a capital mais meridional do mundo, ou seja, não há nenhuma outra capital nacional mais ao sul do mundo do que Wellington!

Além disso, a cidade de Wellington, em New Zealand, é a capital mais remota do mundo, ou seja, a capital mais distante de qualquer outra capital do mundo!

Falha geológica

Outra curiosidade sobre onde fica Wellington, a capital da Nova Zelândia, é o fato dela se localizar em um ponto de encontro das placas tectônicas da Austrália e do Pacífico. A colisão entre as duas placas resultou - e ainda resulta - na elevação das colinas de Wellington.

Um dos efeitos disso é o fato de a cidade passar por vários pequenos abalos de terra todos os anos. E se isso te causou apreensão, preciso te dizer: a grande maioria dos tremores de terra é bem pequena e mal sentimos! O maior deles já registrado foi há mais de 160 anos, em 1855. Além disso, especialmente depois do terremoto que atingiu a cidade de Christchurch, na Ilha Sul, em 2011, a Nova Zelândia se tornou ainda mais preparada para estes eventos.

baia de wellington nova zelandia

Outro fator causado pela falha geológica em que Wellington se localiza é o seu porto natural. A Baía de Wellington e o seu litoral, como conhecemos hoje, é resultado da elevação das terras da região. O distrito comercial original da cidade foi formado bem na costa, junto ao Porto, mas hoje ele se afastou cerca de 200 metros por causa da elevação natural do solo.

Como é o clima em Wellington, a capital da Nova Zelândia?

O clima de Wellington é bastante influenciado pela sua localização. As montanhas que ficam no norte da Ilha Sul e ao norte de Wellington ajudam a criar um ambiente propício para Wellington ser uma das cidades que mais venta no mundo! Pois é! Por ali, bem no Estreito de Cook, é onde passa uma forte corrente de ar que faz os ventos em Wellington serem muito potentes, com uma média anual de 27km/h!

Então, mesmo que faça calor no verão, você sempre pode contar com uma brisa - vez ou outra mais forte - para te ajudar a refrescar! Mas olha, em Wellington não faz tanto calor assim, viu? Para nós, brasileiros, a cidade terá um clima bastante fresco ao longo de todo o ano.

Os verões são quentes e úmidos, mas as temperaturas raramente passam dos 28ºC. Já o inverno costuma ser úmido e com temperaturas amenas, bem característico de climas subtropicais. Nessa época do ano, a temperatura dificilmente fica abaixo de 0ºC e a neve é raramente vista na região da cidade. É no inverno, também, que os ventos se intensificam, o que pode fazer a sensação térmica ser ainda mais baixa.

Fazer intercâmbio em Wellington, a capital da Nova Zelândia, é sinônimo de qualidade de vida!

Isso mesmo! Ao fazer seu intercâmbio em Wellington, a capital da Nova Zelândia, você vai se deparar com uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo! E isso é indiscutível!

A consultoria Mercer, que divulga anualmente um índice de qualidade de vida das maiores cidades do mundo, classificou a capital da Nova Zelândia em 15º lugar no ano de 2019. No mesmo ano, o Deutsche Bank divulgou outro ranking classificando Wellington como a segunda melhor cidade para se viver no mundo, atrás apenas da cidade de Zurique, na Suíça! Ainda vale ressaltar que Wellington recebeu, em 2014, o título de "cidade pequena mais legal do mundo" - e olha que ela nem é tão pequena assim!

cable car wellington nova zelandia

Portanto, não é de surpreender que a cidade esteja chamando cada vez mais atenção dos estudantes internacionais. Afinal, Wellington é um destino com um clima acolhedor, interiorano e, ao mesmo tempo, muito cosmopolita. É uma cidade que vibra cultura, diversidade e modernidade!

A cidade tem uma infraestrutura incrível. Os transportes públicos são bem estruturados, sendo possível conhecer quase todo o território da cidade apenas utilizando ônibus, há muitas opções de museus, galerias de arte, além de uma boa variedade de restaurantes, bares e baladas, que garantem uma noitada daquelas!

Outro fator que se destaca quando falamos sobre a qualidade de vida em Wellington, é a respeito do seu custo de vida. Por ser uma cidade menor, Wellington oferece um custo de vida relativamente mais baixo do que Auckland, que é outro dos destinos muito procurados por intercambistas na Nova Zelândia.

Além disso, Wellington é uma alternativa a quem busca fazer um intercâmbio na Austrália, mas não quer enfrentar uma das grandes cidades da Terra dos Cangurus, como Sydney e Melbourne, que oferecem uma experiência muito parecida com a vivenciada por estudantes na Nova Zelândia e sua capital.

O que visitar em Wellington, a capital da Nova Zelândia?

Ao fazer o seu intercâmbio em Wellington você vai descobrir uma cidade incrível! A capital nacional da Nova Zelândia é uma cidade bastante completa, com atividades para todos os gostos e pontos turísticos incríveis! Além disso, a sua localização bastante estratégica - bem no centro do país - é excelente para quem quer viajar para outras cidades, afinal, a partir dali é possível chegar aos principais pontos turísticos tanto da Ilha Norte como da Ilha Sul!

Mas se você não quiser sair de Wellington - apesar de nós recomendarmos muito que você viaje bastante! - há muito o que fazer pela capital neozelandesa. Não é à toa que ela é conhecida como a menor e mais descolada capital do mundo!

Faça um pequeno passeio pelas ruas do centro da cidade e conheça a beleza de sua arquitetura! Ruas históricas e construções de madeira se misturam a prédios modernos, além do visual incrível de suas colinas e do mar de água azul-turquesa de Bay of port Nicholson!

wellington foi um dos cenários de o senhor dos anéis
Wellington foi um dos cenários da trilogia de filmes "O Senhor dos Anéis"

A parte baixa da cidade é onde concentra boa parte das atividades turísticas e a vida noturna. Os bairros que ficam nas partes mais altas costumam ser mais residenciais. Essa característica faz com que tudo o que você precisa para curtir a capital da Nova Zelândia, Wellington, esteja em uma área bem compacta e fácil de ser percorrida.

Na parte baixa da cidade você encontrará um verdadeiro pólo cultural. Museus, galerias de arte, teatros e cinemas fazem a alegria dos moradores e intercambistas em Wellington! Então, aproveite para explorar cada pedacinho desta região!

Museus para todos os gostos

Ulrich Lange, Bochum, Germany, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Durante seu intercâmbio em Wellington você vai descobrir uma riqueza de museus muito grande! O Museu Colonial Cottage, por exemplo, é onde você poderá conhecer uma casa da era colonial, construída antes mesmo de a cidade se tornar a capital do país. Faça um passeio pela casa e seus jardins para conhecer um pouco da história local.

A história de Wellington também pode ser observada no Museu de Wellington, que já foi considerado um dos 25 melhores museus do mundo. Enquanto isso, na City Gallery e no The Downse Art Museum você poderá apreciar obras de arte contemporânea, além de exposições modernas e interativas.

Mas o museu que se destaca em Wellington é o Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa. Seu nome tem origem na maori e é bastante sugestivo, pois significa "o lugar dos tesouros desta terra". São seis andares de exposições interativas que contam a história multicultural do país.

Um fim de semana selvagem na capital da Nova Zelândia!

Wellington Lighthouse

Que tal conhecer um lado mais selvagem de Wellington? A capital da Nova Zelândia oferece uma programação incrível para quem curte ficar em contato com a natureza!

Faça um passeio no ZEALANDIA Ecosanctuary, um santuário ecológico há poucos minutos de carro do centro da cidade! Ali você vai conhecer espécies nativas de plantas e animais, como o kiwi, o pequeno pássaro símbolo da Nova Zelândia!

O Wellington Zoo também é um lugar inesquecível para visitar alguns animais nativos do país e que estão ameaçados de extinção. Faça uma trilha guiada pelo Centro Nacional de Vida Selvagem de Pūkaha e conheça muitas histórias sobre os tangata whenua - os povos da terra.

No final do dia, escolha um lugar incrível para assistir ao pôr-do-sol, como o Castlepoint Lighthouse, o Mirante do Mount Victoria, o Mirante do Cable-Car ou a vista incrível do Mirante Te Ahumairangi Hill, bem de frente para o Porto de Wellington!

Um banho nas águas cristalinas do Pacífico

Lyall Bay, em Wellington

Wellington é uma cidade com muitas praias e baías deslumbrantes! Então aproveite para escolher o lugar perfeito para surfar, mergulhar, tomar um sol ou fazer um piquenique!

Aproveite as areias douradas de Oriental Bay, uma praia há poucos minutos a pé do centro da cidade. Já a Days Bay e a Eastbourne Beach estão do lado oposto, mas são ótimas para nadar nos meses mais quentes, andar de caiaque ou para praticar stand up paddle.

A Scorching Bay é uma das praias mais bonitas de Wellington, sem dúvidas! A água é incrivelmente azul e clarinha, ótima para mergulhar! Há um famoso café à beira-mar para que você escolha uma bela refeição enquanto aprecia a paisagem!

Para pegar boas ondas, a praia certa fica na costa sul: é a Lyall Bay. Durante o verão é patrulhada por salva-vidas, o que a torna bastante segura para praticar surfe e outros esportes aquáticos. Esta é uma praia relativamente mais vazia, o que a torna perfeita também para fazer uma caminhada na areia e curtir o visual sem muita aglomeração!

Faça seu intercâmbio Wellington, a capital da Nova Zelândia, com a Optima!

A Nova Zelândia é um destino incrível para quem busca fazer um intercâmbio no exterior. O país oferece inúmeras possibilidades para os estudantes internacionais, como a oportunidade de trabalhar enquanto estuda inglês, possibilidades de progredir na carreira internacional e, também, as facilidades para se conseguir permanecer no país após o fim dos seus estudos.

Além disso, a Nova Zelândia é um destino perfeito para quem realmente quer investir na sua educação, afinal, o país investe fortemente no sistema educacional local. Por este motivo, a Nova Zelândia tem algumas das melhores instituições de ensino do mundo, além de uma dos sistemas educacionais mais modernos do mundo.

Escolher a cidade de Wellington significa estudar em uma das melhores cidades da Nova Zelândia, com uma qualidade de vida muito alta e o custo de vida relativamente mais baixo, o que faz o seu investimento neste intercâmbio em Wellington ter um excelente custo benefício.

Aqui na Optima você pode contar com todo o suporte, qualidade e transparência de uma agência Selo Belta. Conheça nossos pacotes para estudar na capital da Nova Zelândia e descubra uma das cidades mais incríveis para se estudar no mundo! Clique aqui e agende agora um horário com um dos nossos consultores!

Wellington escolas de intercâmbio
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco