12 dicas de como despachar mala para viagens internacionais

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O momento mais importante do seu intercâmbio está chegando: a hora de embarcar! Nós sabemos que, nesse momento, o que os viajantes mais sentem é ansiedade!

Por isso, nada melhor do que receber algumas dicas importantes para não esquecer de nada, garantir que a sua bagagem chegue ao destino sem contratempos e fazer uma viagem tranquila, não é mesmo?

Pensando nisso, nós preparamos esse artigo com doze super dicas de como despachar mala para viagens internacionais. Continue lendo, prepare o seu check-list e aproveite ao máximo esse momento inesquecível!

1. Verifique as regras de despacho da companhia aérea

O primeiro passo para despachar suas malas com segurança é ler todas as regras de despacho da companhia aérea. Cada empresa possui uma política diferente e entendê-las é fundamental para não ter nenhum imprevisto no momento do check-in.

Além disso, é muito importante estar atento à política específica para o seu tipo de passagem. Algumas, por serem mais baratas, possuem limite de peso ou quantidade de malas que podem ser despachadas gratuitamente, por exemplo.

Solicite seu orçamento

2. Guarde os comprovantes de despacho da bagagem

Mulher segurando com uma mão, a mala, o passaporte e os tickets aéreos

Ao despachar a mala para viagem internacional ou nacional, você receberá um comprovante, com todas as informações sobre a sua bagagem.

É muito importante que você guarde este ticket em um local seguro e de fácil acesso enquanto suas malas não estiverem com você.

Caso ocorra algum problema, como extravio ou atraso, ele será a sua garantia de que você voou com a empresa e colocou seus pertences no porão da aeronave.

3. Identifique as malas de alguma forma

Pode parecer algo muito simples, mas é muito importante que o seu pertence esteja devidamente identificado com seu nome e contato.

Isso facilita a entrega da sua mala caso aconteça alguma coisa e, também, evita a troca na hora de retirá-la nas esteiras do aeroporto. Vai que tem alguém com um modelo de mala igualzinho à sua?

Além disso, colocar uma etiqueta ou um cartão com seu contato é uma medida para facilitar a identificação caso aconteça alguma coisa com a etiqueta colada na mala pela companhia aérea. Se esse item se perde, rasga ou é rasurado durante a viagem, a sua mala fica muito mais propícia a se perder.

4. Dicas de como despachar mala para viagens internacionais: use um cadeado

Mulher trancando sua mala com um cadeado

Infelizmente, até mesmo dentro do aeroporto a sua mala fica sujeita a contratempos. Para garantir maior segurança e que ela não seja violada, é importante utilizar algum tipo de cadeado.

O mais recomendado é o chamado cadeado TSA, que possui segredo (senha numérica) e é reconhecido pela Transportation Security Administration - um órgão dos Estados Unidos que gerencia a segurança dos transportes no país e suas fronteiras.

Esse cadeado pode ser aberto com uma chave mestra para inspeções de segurança pela polícia sem danificar a sua bagagem.

Caso você não encontre um desses cadeados para viajar, pode usar um cadeado normal, com chaves!

Solicite seu orçamento

5. Utilize tags de rastreamento

Que tal utilizar a tecnologia a seu favor? Se você quer saber exatamente onde a sua mala está durante toda a viagem e garantir segurança máxima contra extravios, vale a pena investir um pouco mais e utilizar as tags de rastreamentos de objetos, que podem ser conectados ao seu smartphone.

É importante ressaltar que nem todos os celulares são compatíveis com essa tecnologia no momento, mas alguns modelos da Apple e Samsung já oferecem esse recurso.

6. Tire fotos por dentro e por fora da mala

Mala aberta, em seu interior contém roupas, um caderno e dois passaportes

Assim que chegar no aeroporto ou no momento de pesar a mala na balança da companhia aérea, tire uma foto sua ao lado dela e do que estiver dentro.

Isso é uma prova visual para ter garantias de como a sua bagagem estava no momento do despacho e como ficou após o embarque. Ao fazer a foto, você tem maiores garantias se precisar pedir algum tipo de reembolso ou indenização para a companhia aérea.

Lembre-se que os objetos de valor que estiverem dentro devem aparecer em primeiro plano e a etiqueta da bagagem deve estar legível na foto.

7. Dicas de como despachar bagagem para viagens internacionais: plastifique suas malas

Uma dica muito válida para viagens internacionais é plastificar a sua bagagem que será despachada. Isso ajuda a evitar rasgos, arranhões e outros danos durante o manuseio desse objeto pelas companhias aéreas.

Para isso, você pode usar um simples plástico filme - daqueles que a gente encontra no supermercado para embalar comidas - ou fazer o procedimento no aeroporto, em máquinas específicas para isso.

Solicite seu orçamento

Se você preferir, também pode utilizar capas de tecido, que são excelentes opções para quem quer reutilizá-la e reduzir a poluição do meio ambiente.

8. Não carregue pertences de valor ou importantes dentro da mala despachada

Imagem de cima, mostrando uma mala fechada aos pés de uma pessoa

Sempre que possível, não carregue nenhum tipo de objeto de alto valor ou importantes dentro da mala despachada.

Se você vai viajar para o intercâmbio com documentos, joias, eletrônicos ou, até mesmo, dinheiro em espécie, dê preferência por colocar esses objetos na bagagem de mão.

Assim, você garante mais segurança na sua viagem e evita ter algum prejuízo caso sua bagagem despachada seja extraviada, perdida ou aberta, já que esses objetos não estarão cobertos pelas companhias aéreas em voos nacionais ou internacionais.

Além disso, levar objetos de valor na mala de mão é garantia de você saber exatamente onde eles estão.

9. Leve na mala de mão os seus itens essenciais

Vale a pena reforçar: lugar de documentos não é na bagagem despachada. É muito importante que você deixe todos os seus pertences importantes, como documentos, remédios e outras coisas que você pode precisar com urgência sempre perto de você.

10. Dicas de como despachar mala para viagens internacionais: não leve produtos frágeis na mala despachada

Mala com aviso de frágil, manusear com cuidado

Se possível, evite colocar objetos frágeis, que podem ser danificados facilmente, na mala despachada. Uma mala passa por diversos lugares, é manuseada por diferentes pessoas e, durante o transporte pode sofrer fortes abalos.

Por isso, esses impactos podem quebrar os objetos facilmente. Caso seja inevitável, embale-os bem para protegê-los ou, então, despache a mala como bagagem especial. Nesse caso, é necessário solicitar à companhia e elas podem cobrar uma taxa para isso, mesmo que a compra seja antecipada.

Solicite seu orçamento

11. Distribua o peso da mala de forma equilibrada

Organizar os seus pertences dentro da mala é importante para que ela fique instável durante o transporte. Assim, você evita que ela seja danificada de alguma forma. A principal dica é colocar os objetos mais pesados no fundo, bem distribuídos, e os objetos mais leves em cima.

12. Atente-se às conexões e às orientações da companhia aérea

Esteira de malas em um aeroporto

Quando a sua mala é despachada, é importante observar em que lugar você irá retirar a sua bagagem, principalmente em voos internacionais com muitas conexões. Quando você vai fazer o despacho de bagagem, o agente aeroportuário indicará em qual aeroporto você deverá fazer isso.

Se você vai embarcar em um outro voo, ou seja, fazer uma conexão, pode ser necessário fazer outro despacho no balcão da companhia.

Dica bônus: Contrate um seguro viagem para o seu intercâmbio!

Investir em um seguro viagem para o seu intercâmbio pode ser uma boa dica para preservar a segurança da sua mala. Afinal, você pode comprar um seguro completo, que garanta o reembolso da sua mala e dos seus objetos pessoais caso aconteça algum imprevisto durante a viagem.

É claro que a Optima Intercâmbio também pode te ajudar com isso! Na hora de contratar o seu intercâmbio com nossos consultores, inclua no seu orçamento um seguro viagem particular! É simples assim!

Mais tranquilidade para a hora de viajar

Na hora de fazer o seu intercâmbio, você merece embarcar com tranquilidade! E seguindo essas dicas você poderá viajar com toda a segurança!

Se você ainda não começou a planejar o seu intercâmbio, clique aqui, agende um horário com nosso time de especialistas e construa a sua próxima experiência no exterior com a Optima Intercâmbio!

Estamos sempre prontos para te ajudar com todas as etapas da sua viagem, assim, você pode viajar sem nenhuma preocupação. Vamos juntos nessa?

Solicite seu orçamentoww
Viagem Malas
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco