Como fazer malas para o intercâmbio?

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
malas desorganizadas em cima da cama

Umas das primeiras lições de um intercâmbio é a da lei do desapego. Ao aproximar-se o dia da viagem, um dos dilemas é sobre o que levar nas malas para o intercâmbio. Há sempre a tentação de querer transportar a casa inteira por apego ou medo de faltar algo. No dia a dia da Optima Intercâmbio nos deparamos com dúvidas frequentes a respeito. Por esse motivo o blog buscará oferecer um guia geral sobre a seleção do que não pode e o que pode ser levado na bagagem.

Itens do vestuário nas malas para o intercâmbio

Todas as escolhas dependerão do local de destino, em especial o clima predominante do lugar. Seja em locais quentes ou frios, busque levar apenas as peças que você mais gosta e que serão úteis em diversas ocasiões. Há enorme diferença entre o inverno em países tradicionais em intercâmbio e o mesmo período no Brasil. As roupas que utilizamos para superar o frio nem sempre serão suficientes em outros países. Deixe para comprar casacos pesados e acessórios contra o frio nos locais de destino. Esses itens ocupam muito espaço nas malas e são encontrados por preços acessíveis e de acordo com as exigências da estação.

A seleção deverá se pautar pela versatilidade e pelo conforto. Embora os brasileiros costumem se preocupar em estar sempre bem apresentáveis, dentro e fora do país, a forma de se vestir predominante no intercâmbio é a mais confortável. Os estudantes terão uma rotina agitada, com caminhadas, passeios e trabalhos. Por esse motivo, busque roupas que te permitirão suportar essas maratonas sem gerar desconforto.

A quantidade de cada peça deverá ser planejada pensando no período de 30 dias. Para aqueles que ficarão longos períodos, não será viável querer incluir mais peças nas malas para o intercâmbio. As roupas levadas e as adquiridas no exterior deverão ser lavadas. E quanto à isso, não se preocupe. Na maior parte dos países desenvolvidos, há lavanderias espalhadas pelas cidades. Com apenas algumas moedas e sem esforços você poderá manter suas roupas limpas e perfumadas.

Check-list de malas para o intercâmbio

Segue um check-list básico para auxiliar na montagem de malas para o intercâmbio. Cada um poderá adaptá-lo de acordo com prioridades pessoais e com o local de destino.

  • 2 pares de calça jeans (3 com a calça do corpo para viagem)
  • 1 par de calça de tecido de cor neutra (leg, moleton, linho, etc.)
  • 1 saia ou bermuda para locais quentes
  • 1 par de shorts
  • 10 blusas casuais de mangas curtas
  • 5 blusas de malha com mangas longas
  • 3 blusas de lã ou suéteres para viagens no inverno ou outono
  • 1 roupa social
  • 1 conjunto de pijama de frio e 1 de calor
  • 1 casaco de frio mais pesado se o destino tiver inverno rigoroso
  • roupas íntimas em quantidade pois esse item é difícil de se encontrar nos padrões brasileiros
  • 1 conjunto de toalhas rosto e banho
  • 2 pares de calçados confortáveis (um para sair e outro para o dia a dia)
  • 1 chinelo
  • acessórios em geral (chapéus, bijuterias, etc.)

Em geral, as bagagens permitidas são duas com até 32 quilos. A organização destas malas devem ser feitas de forma a contar os itens do vestuário, bem como produtos de higiene pessoal. A melhor forma de organizar as peças de roupas é enrolando-as para acomodar melhor. Os sapatos devem ser colocados nas laterais e com objetos como acessórios ou roupas íntimas dentro. Os produtos de higiene pessoal ou outros líquidos deverão ser embalados em papel insulfilme. As toalhas deverão ser colocadas por cima para proteção e por fim passadas as correias de segurança. Na mala de mão deverão ser adicionados os documentos, itens de valor material ou sentimental, além de uma troca de roupas. No caso de extravio de malas, essas roupas serão suficientes para você se manter até a recuperação das bagagens.

Remédios e produtos líquidos nas malas para o intercâmbio

Levar alguns remédios para necessidades emergenciais ou precaução é uma ótima dica. Remédios para dor, cólicas, relaxante muscular, adesivos de proteção, problemas de digestão ou anti-concepcionais. Esses remédios poderão ser embalados em sacolas transparentes e guardados nas malas despachadas. Para as mulheres que tomam anti-concepcionais, uma dica é levar a quantidade para até um ano. Embora seja possível comprar no exterior, você dependerá de um atestado médico para isso. Não é tão simples comprar medicamentos na maior parte dos países como é no Brasil.

Sobre líquidos de higiene pessoal ou consumo, não é permitido transporte de embalagens com mais de 100 ml. Portanto, deixe para comprar shampoos e condicionadores, enxaguantes bucais entre outros produtos no seu destino.

Outras informações sobre o que pode ou não pode ser transportado deve ser consultado no site da ANAC.

Identificação das malas para o intercâmbio

Depois de todo o trabalho na montagem das malas, você precisará deixá-las em mãos estranhas. Ao confiar suas bagagens à companhia aérea, você só se reencontrará com elas na esteira de desembarque. Faça ou compre uma etiqueta onde possam ser inseridas informações como nomes, telefones e endereços de contato do destino final. Estas informações facilitarão a recuperação em caso de extravio de bagagens. Também decore suas malas com fitas coloridas e outros itens para no desembarque você localizá-la mais rápido e facilmente.

Viajar e poder fazer um intercâmbio cultural é uma oportunidade única. Não erre em coisas básicas para não comprometer esse momento. A montagem das malas para o intercâmbio não precisa ser um bicho de sete cabeças. Basta você ter um sentimento de desapego dos excessos e estilo livre na escolha dos itens para você montar a mala ideal para sua viagem.

A Optima Intercâmbio oferece programas para os melhores lugares do mundo. Mas também queremos que sua experiência seja completa. Faça uma consulta conosco e descubra a melhor forma de vivenciar o intercâmbio.

Viagem Malas
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco