Qual a diferença entre escala e conexão?

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Mulher olhando para avião em um aeroporto

Depois de escolher o destino ideal para fazer o seu intercâmbio, o momento de embarcar para este sonho está chegando e você precisa comprar as suas passagens aéreas.

E é ao escolher os bilhetes ideais que surge uma das dúvidas mais comuns: qual é a diferença entre conexão e escala?

Para que você não tenha mais dúvidas sobre esse assunto, nós preparamos este artigo onde explicamos detalhadamente cada um desses tipos de voos. Com isso será ainda mais fácil identificar a passagem aérea certa para embarcar com segurança e sem preocupações para o seu intercâmbio. Continue com a gente!

Entendendo o que são voos diretos

Antes de entender a diferença entre conexão, é importante entender o conceito do voo direto.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de voo é sem paradas, ligando diretamente um aeroporto a outro. Simples assim!

Esses voos são sem conexões e escalas e são indicados para quem busca passar a menor quantidade de tempo viajando, uma vez que não é preciso fazer nenhuma espera ou troca nos aeroportos.

Além disso, é importante ressaltar que as passagens aéreas de voos diretos, principalmente em voos internacionais, podem ser mais caras do que voos com conexão ou escala. Mesmo assim, o tempo de viagem pode ser reduzido drasticamente, fazendo a diferença de valor compensar.

O que é voo com escala?

Não são todos os destinos que oferecem voos diretos entre si. Em alguns casos, para se tornar mais viável economicamente ou para aproveitar a rota feita pelo avião, as companhias aéreas escolhem voos que fazem uma escala.

Nesse tipo de voo, os aviões pousam em pelo menos uma cidade antes de finalmente aterrissar no destino final. Geralmente, essa parada é realizada para embarque de novos passageiros que também seguem rumo ao último ponto, mas têm origem diferente.

Alguns passageiros também podem desembarcar de um voo com escalas, desde que aquele seja o destino final de sua passagem.

As escalas também servem para reabastecer a aeronave, principalmente nas rotas internacionais de longa distância. Durante o reabastecimento, quem já está a bordo não precisa e nem pode deixar o avião por motivos de segurança.

Essas atividades podem acontecer paralelamente com outras. Principalmente em voos internacionais, o avião pode ser reabastecido e os membros da tripulação podem checar as condições da aeronave para levantar voo novamente.

Aqueles passageiros que não vão desembarcar no destino não precisam - e nem podem, por segurança - deixar o avião. Tudo é realizado com os passageiros lá dentro!

É importante lembrar que tudo isso pode aumentar bastante o tempo da viagem. Portanto, uma viagem que poderia durar por volta de nove horas em um voo direto, pode acabar durando cerca de uma hora a mais por cada escala.

O que são voos com conexão?

Os voos com conexão são, muitas vezes, confundidos com voos com escalas, pois ambos fazem paradas em destinos intermediários para embarque e desembarque de passageiros antes de chegar ao destino final.

A diferença é que, no caso de voos com conexão, ocorre a troca de aeronave. Portanto, todos aqueles passageiros - mesmo aqueles que não vão descer no aeroporto onde é feita a parada - devem sair para embarcar em outro avião que fará o percurso final.

Neste caso, ao desembarcar da aeronave, é como se você estivesse iniciando um novo trecho da viagem: o número do voo muda, é necessário se direcionar a um portão de embarque e aguardar o horário do novo voo.

Em alguns casos é preciso até mesmo fazer a mudança de aeroporto. É preciso ter muita atenção nesse detalhe na hora de comprar sua passagem. Se optar por esse tipo de voo, verifique se haverá tempo suficiente para fazer todos os procedimentos: desembarcar, retirar sua bagagem, deslocar-se para o outro aeroporto, fazer check-in, despachar as malas e embarcar novamente.

Mas fique atento: na maioria das vezes o custo do deslocamento entre os aeroportos é por conta do passageiro. Ou seja, é ele quem busca por um meio de transporte para se deslocar entre os terminais. Além disso, o custo do deslocamento não é incluído no valor da passagem aérea.

O tempo de espera de um voo com conexão pode variar bastante, principalmente quando há mudança de aeroporto. Por isso, o tempo de conexão pode aumentar muito mais o tempo da sua viagem.

O que acontece com as bagagens nos voos com conexão e escala?

Nos casos dos voos com escala, não é necessário se preocupar com as bagagens, uma vez que você não fará a troca de aeronave.

Entretanto, nos voos com conexão, onde há a troca de aeronave, as bagagens despachadas são transferidas pela própria equipe que opera os voos. Assim, o passageiro só precisa se preocupar com as bagagens de mão, que ficam na própria cabine da aeronave junto com ele.

Em alguns voos internacionais, principalmente quando ocorre a troca de companhia aérea, as bagagens devem ser retiradas na esteira e despachadas novamente por você no balcão da empresa.

De toda forma, é sempre bom se informar no momento do primeiro check-in, no começo da viagem!

Como escolher a passagem aérea ideal?

Mesmo que agora você já saiba qual é a diferença entre conexão e escala, vale a pena contar com uma consultoria especializada na hora de encontrar a passagem aérea ideal para o seu intercâmbio.

A Optima Intercâmbio conta com uma equipe especializada para ajudar você nessa tarefa. Entre em contato com a gente e descubra qual é a passagem aérea com o melhor custo-benefício para você fazer uma viagem confortável e tranquila para você chegar bem no seu destino.

Viagem Passagem Aéreas
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco