Os melhores assentos do avião e como escolher

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
pessoas sentadas no avião

Uma viagem perfeita não se resume em escolher o lugar desejado. É preciso escolher bem os melhores assentos no avião para evitar situações que podem comprometer o começo e o conforto de sua viagem.

E nós sabemos que às vezes não é fácil escolher os melhores assentos do avião. Sentar no meio e não ver nada? Sentar na janela e correr o risco de ficar apertado? É para acabar com essas dúvidas que nesse post nós vamos dar algumas dicas para que sua viagem seja agradável do embarque ao desembarque!

Navegue por este artigo

Melhores assentos no avião: conhecendo as aeronaves!

Antes de falarmos sobre os quais os melhores assentos no avião, é importante saber que cada companhia aérea possui configurações diferentes em seus mapas de assentos. Como as companhias têm a liberdade de adaptar os lugares dos assentos para as suas necessidades, é bastante comum que eles sejam diferentes de acordo com o modelo do avião e da empresa aérea.

Em voos internacionais e de longa distância, como Estados Unidos e Europa, as empresas aéreas utilizam aeronaves maiores e com maior número de assentos. Elas são chamadas de “widebody”: têm 2 corredores e as fileiras têm pelo menos 7 assentos. Normalmente, na cabine econômica, esses assentos distribuídos na configuração 2 | 3 | 2; 3 | 3 | 3 ou, ainda, 3 | 4 | 3.

melhores assentos no avião como eles são configurados
Aeronaves que fazem voos internacionais costumam ter dois corredores

Veja também: Como comprar passagem aérea mais barata?

Em viagens nacionais e para a América do Sul, é comum que as companhias utilizem aviões menores, chamados de “narrow-body”. Essas aeronaves têm apenas um corredor com 4 ou 6 assentos por fileira. A configuração mais comum das cabines econômicas é 2 | 2 ou 3 | 3.

Cada vez mais as companhias aéreas escolhem configurações com maior densidade de assentos por aeronave, diminuindo o espaço para os passageiros. Entretanto, é possível contornar esses problemas e o aperto dos aviões com a simples escolha dos melhores assentos. É o que vamos falar agora!

Melhores assentos no avião para passageiros inquietos

Se você é do tipo de passageiro que se levanta muitas vezes durante a viagem, evite ficar nos assentos do meio ou da janela. Escolha sempre os assentos que dão para o corredor, uma vez que você não precisará incomodar ninguém quando quiser se levantar.

Então, se você se pergunta quais os melhores assentos no avião para quem quer facilidade de se locomover, a resposta é sempre as poltronas do corredor! Além disso, no momento de desembarcar será mais rápido e sem depender da agilidade do seu vizinho.

Para quem quer espaço extra

Se você quer se acomodar melhor e ter mais espaço para as pernas, os melhores assentos do avião são as poltronas da primeira fileira. Pode ser que as aeronaves cobrem um valor extra quando você estiver escolhendo os assentos. Porém, o conforto durante o voo pode ser maior. Esse é um assento recomendável principalmente para as pessoas mais altas, uma vez que dá maior espaço para as pernas.

Há quem deseje uma poltrona livre do lado. Se você é desses, saiba que algumas aeronaves possuem um assento a menos nas últimas fileiras. Essas poltronas são relativamente polêmicas quando falamos do melhor lugar para sentar no avião.

Isso porque apesar de oferecerem mais espaço, o local do assento pode ser um pouco mais movimentado, visto que é próximo aos banheiros e galley - a cozinha do avião. Além disso, as poltronas da última fileira podem reclinar muito pouco (ou não reclinar) e os passageiros desses lugares acabam desembarcando por último.

Saiba mais: Sobreviver a voos longos - 5 dicas valiosas

Melhores assentos no avião para pessoas altas, com dificuldade de locomoção e viagem com bebês

os melhores assentos do avião podem ser os do corredor

Se estiver viajando com crianças pequenas ou um bebê, procure reservar os melhores assentos do avião na área chamada de bulkheads. Ela fica logo atrás da divisória da cabine. Lá as aeromoças podem armar berços móveis para as crianças descansarem.

Estes também são os melhores assentos do avião para quem é mais alto e precisa de espaço para esticar as pernas. Além disso, são ideais para idosos e pessoas com alguma deficiência locomotora, uma vez que oferece mais espaço e maior facilidade de locomoção.

Algumas companhias aéreas, inclusive, reservam esses assentos para aquelas pessoas com deficiência. Por isso, atente-se a esse detalhe na hora de escolher os melhores assentos no avião para você!

Contra o medo de voar

Se você tem medo de voar ou é as suas primeiras vezes viajando pelos ares, os melhores assentos do avião serão, sem dúvidas, aqueles perto das asas. Quanto mais no centro das asas ficar seu assento, melhor ele será.

Isso se deve ao fato de que é nas asas onde a estabilidade da aeronave é feita. Então, escolher um assento por ali significa que você vai sentir menos a trepidação das turbulências.

os melhores assentos no avião para evitar as turbulências são perto das asas

Mas se viajar de avião te dá verdadeiros calafrios, a dica é sentar perto das asas e poltronas do corredor. Nesse caso, além de evitar o fator do balanço do avião, você ainda eliminará o fator altitude! Isso porque longe das janelas você não irá olhar para baixo! Então, é como aquele ditado: o que os olhos não veem, o coração não sente!

Entretanto, a desvantagem é que nesses assentos o barulho do avião pode ser um pouco mais alto do que em outros lugares, uma vez que estão bem ao lado dos motores.

Para tirar aquela sonequinha!

Se você é daqueles que é só encostar que o sono vem, os melhores assentos do avião são aqueles que ficam na janela. Isso porque neles não é necessário se preocupar com pessoas se levantando e passando por você o tempo todo. São os melhores assentos do avião para quem coloca um fone de ouvidos e só acorda no desembarque!

Veja também: Jet-lag, como minimizar seus efeitos

Qual é o pior assento do avião?

Se para você o lugar não importa tanto assim, mas você apenas quer fugir dos piores lugares do avião, é válido não considerar as saídas de emergência. Alguns consideram esse um bom lugar para sentar, especialmente para quem vai viajar longas distâncias, uma vez que tem mais espaço para as pernas.

Entretanto, quem senta nas saídas de emergência deve obedecer diversas regras para orientar os passageiros e operar a porta de emergência caso aconteça alguma coisa. É claro que dificilmente vai acontecer um imprevisto em que as saídas de emergência precisem ser usadas - os aviões são o meio de transporte mais seguro do mundo! Mas, mesmo assim, é importante saber e estar apto a seguir as regras desses assentos.

Além disso, as poltronas das saídas de emergência não reclinam, o que pode tornar a viagem um pouco desconfortável. E elas também não possuem lugares no chão da aeronave para acomodar pequenas bagagens durante a decolagem e o pouso.

Aprenda: Como fazer malas para o intercâmbio

Dicas gerais sobre os melhores assentos do avião

Procure fazer o check-in online, no site da companhia aérea, para escolher os melhores assentos do avião em seu voo. Existem aplicativos e sites, como o Seatguru, que mostram o mapa da aeronave e quais as melhores poltronas de cada companhia aérea. As companhias aéreas também costumam divulgar o seat map de suas aeronaves em seus sites. Verifique se a sua faz isso!

Evite ficar perto de banheiros, pois durante toda a viagem haverá pessoas passando por você. Isto poderá gerar filas que ficarão ao lado de sua poltrona. Além dessa região do avião poder exalar cheiros que serão desagradáveis.

melhores assentos do avião

Evite também a proximidade com a galley/cozinha, pois muita gente costuma ficar nesse local conversando. Informe-se sobre os assentos da companhia aérea. Sua escolha deve levar em consideração o tempo de sua viagem, pois quanto mais longa ela for, mais conforto você vai precisar.

É claro que, para determinar quais os melhores assentos no avião, o melhor a fazer é verificar suas necessidades. Muitas pessoas não se importam em sentar nas saídas de emergência. Já outras preferem sempre sentar na janela. No final das contas, isso vai muito de como você gosta de viajar!

Agora que você já conhece todas essas dicas de como escolher os melhores assentos no avião, chegou a hora de programar seu intercâmbio! Com a Optima você tem todo o suporte necessário para fazer o seu intercâmbio uma viagem inesquecível! Clique aqui e peça para um dos nossos consultores entrar em contato com você! Vai ser incrível poder fazer parte dessa jornada e embarcar nessa viagem contigo!

Viagem Assentos Do Avião Conforto
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo