Você sabe como colocar intercâmbio no currículo?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Como colocar intercâmbio no currículo? Essa é uma das perguntas mais frequentes de quem já terminou ou está terminando o período de estudos no exterior e quer voltar para o mercado de trabalho ainda mais preparado(a).

Afinal, essa experiência mostra que você é um profissional curioso, esforçado, sabe se comunicar com diferentes pessoas e, claro, tem domínio em um idioma estrangeiro.

Colocar intercâmbio no currículo é uma excelente maneira de impressionar os recrutadores e fazer com que você saia na frente ao competir com outros candidatos a uma vaga de emprego.

Continue lendo e aprenda as melhores práticas de como colocar intercâmbio no currículo e as melhores seções que essa informação pode entrar!

Os impactos positivos de fazer intercâmbio

Os impactos de morar em um novo país, conviver com um novo idioma diariamente e vivenciar uma cultura diferente é uma experiência que transforma para sempre a vida dos estudantes - seja no âmbito profissional ou pessoal.

E vale dizer: a oportunidade de melhorar as habilidades linguísticas não é nada comparado a todos os outros benefícios que um programa de intercâmbio pode proporcionar a você.

Essa é uma experiência que pode mudar a sua visão de mundo, contribuir para desenvolver novos talentos, competências e conhecimentos.

Aliás, muitas soft skills que são valorizadas pelo mercado de trabalho só podem ser aprimoradas a partir de uma vivência completa como a de morar no exterior. Afinal, essas habilidades fazem com que as pessoas se tornem mais autoconfiantes, adaptáveis e abertas para novas experiências.

De fato, fazer intercâmbio proporciona a você oportunidades para ganhar experiência de vida. E isso contribui para que você se torne uma pessoa mais ética, com pensamento crítico aguçado e com capacidade para se reinventar!

Tudo isso contribui para fazer do seu currículo ainda mais competitivo no mercado de trabalho!

Por que colocar intercâmbio no currículo?

Sabemos que você tem dúvidas sobre como colocar intercâmbio no currículo. Mas você sabe o quanto isso é importante?

A verdade é que essa é uma grande oportunidade para dar um upgrade no seu perfil profissional. Afinal, é por meio deste documento que você terá a oportunidade de causar uma excelente primeira impressão aos recrutadores, que sempre buscam experiências diferenciadas nos candidatos.

Profissionais que têm um intercâmbio no seu histórico profissional costumam ser muito valiosos para as empresas, pois eles trazem uma bagagem muito rica, que pode acrescentar bastante à empresa.

Além disso, as soft skills, que são aquelas habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos de um profissional, são muito importantes. Veja: as empresas buscam, cada dia mais, pessoas que saibam se comunicar - seja no idioma nativo ou estrangeiro, trabalhar sob pressão e ser flexível na resolução de problemas, por exemplo.

E um intercâmbio é um momento da vida com grande potencial para lapidar todas essas habilidades. Afinal, o estudante está imerso em uma situação muito diferente da qual ele está acostumado e precisa tomar decisões importantes sem o auxílio de pessoas próximas.

Também precisamos levar em conta que colocar seu intercâmbio no currículo é importante para demonstrar o seu domínio em um idioma estrangeiro. Isso abre portas para oportunidades profissionais em grandes empresas, nacionais ou multinacionais.

O que conta como experiência de intercâmbio?

Antes de tudo, devemos saber que não é apenas um intercâmbio de estudos que pode entrar no seu currículo. Na verdade, toda vivência no exterior pode ser bem aproveitada na hora de procurar a vaga de emprego ideal.

Veja alguns tipos de intercâmbio relevantes para colocar no seu currículo:

  • Cursos de idiomas: independente da duração do curso de idiomas, ele é um excelente programa para demonstrar que você, candidato, tem domínio em uma língua estrangeira.
  • Curso de estudo e trabalho: além de demonstrar os seus conhecimentos no idioma, ter um programa de estudo e trabalho no seu currículo é ótimo para mostrar aos recrutadores que você tem uma bagagem profissional internacional
  • Programas de voluntariado: participar de projetos de voluntariado em outro país, contribuindo para causas sociais, humanitárias e ambientais, mostra aos recrutadores que você é uma pessoa engajada e com senso de responsabilidade ética e social.
  • Programas de Ensino Superior no exterior: não importa se é uma graduação ou pós-graduação: esse tipo de programa valoriza muito o seu currículo profissional, afinal, demonstra aos recrutadores que você teve uma educação diferenciada proporcionada por uma instituição internacional.

Mas afinal, como incluir um programa de intercâmbio no currículo?

Fazer um programa de intercâmbio e usar essa informação no currículo pode fazer muita diferença ao longo de um processo seletivo. Entretanto, é preciso usar essa informação de forma estratégica.

Isso porque não basta apenas dizer que fez um intercâmbio, mas mostrar como pontos-chave da sua vivência no exterior podem acrescentar à empresa.

Para isso, uma das melhores dicas é descrever como esse momento contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Assim, você destaca o que realmente importa e o que vai fazer diferença na sua rotina de trabalho.

Seja direto e demonstre o que, de fato, é importante para aquela vaga. Assim, as suas chances de avançar no processo seletivo são maiores.

Sente, pense, percorra os documentos e lembranças da sua viagem, reveja materiais e realize uma reflexão de todas as experiências que viveu. Isso ajudará você a identificar suas habilidades e entender o quanto cresceu com essa experiência.

Na hora de organizar todas essas informações no documento, vale a pena colocá-las em seções apropriadas. Por exemplo:

Os empregos que você teve no exterior, coloque na seção "Experiência profissional" do seu currículo. O mesmo vale para estágios no exterior e programas de au pair.

Além disso, qualquer curso que você tenha realizado em outro país deve entrar na seção "Formação Acadêmica", principalmente os cursos com algum certificado internacional e, inclusive, os cursos de idiomas.

Além disso, você também pode destacar o seu nível de idioma no currículo. Procure deixar essa informação mais clara para os recrutadores, pois, por mais que eles conheçam a importância de um intercâmbio, eles podem não conhecer os níveis de idioma. Então, se você quiser indicar o seu nível de inglês, por exemplo, ao invés de colocar apenas "C1", prefira colocar "Nível C1 - Avançado".

Impulsione a sua carreira profissional e acadêmica com um intercâmbio de qualidade!

Se você busca fazer um intercâmbio de qualidade e sem preocupações, precisa ter à sua disposição um time de profissionais qualificado para te ajudar nessa jornada.

A Optima Intercâmbio é a agência certa para fazer da sua viagem uma oportunidade incrível de gás em um novo idioma, graduar-se em um curso renomado ou viabilizar novas possibilidades profissionais!

Por isso, não perca mais tempo e agende agora o seu horário com o nosso time e proporcione novas possibilidades para a sua vida! Com a Optima você pode muito mais!

Trabalho
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco