Como renovar passaporte vencido para fazer intercâmbio?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Como renovar passaporte vencido? Se o intercâmbio não é a sua primeira vez fora do país, sabe quão importante é um passaporte para uma viagem internacional. Entretanto, o tempo passa tão rápido que, muitas vezes, nem nos lembramos que um passaporte tem validade.

Nesse momento, o questionamento sobre como renovar um passaporte vencido é perfeitamente comum. Por isso, se chegou a hora de renovar esse documento e você não sabe o que fazer, não se preocupe: a Optima está aqui para te ajudar nessa jornada.

Neste artigo, nós vamos apresentar um passo a passo completo sobre como você pode renovar o seu passaporte vencido de maneira rápida e eficiente.

Continue lendo o texto e prepare-se para começar essa nova jornada rumo ao seu intercâmbio com a Optima!

Por que o passaporte é tão importante?

Quando se trata de viagens internacionais, o passaporte é uma das peças mais importantes no quebra-cabeças da sua mala. Afinal, ele é o documento oficial que testa a sua identidade no exterior.

Também é por meio do passaporte que os governos estrangeiros concedem permissão de entrada no país de destino. Por isso, sem um passaporte válido, viajar ao exterior se torna impossível.

Aqui no Brasil, a emissão de passaportes é de responsabilidade da Polícia Federal. Se você já estiver no exterior e precisar de um novo passaporte, ele será emitido pelas embaixadas do Brasil no país em que você se encontra.

Ele segue regras e padrões internacionais de documentação. Portanto, os dados contidos no seu passaporte brasileiro serão similares a um passaporte de um cidadão italiano, por exemplo.

Qual é a validade de um passaporte brasileiro?

O passaporte brasileiro brasileiro tem validade de 10 anos para pessoas maiores de 18 anos e de 5 anos para pessoas menores de 18 anos.

Após esse período de validade, é imprescindível renovar o passaporte vencido para continuar desfrutando das experiências internacionais.

É válido lembrar que cada país pode exigir uma que ele tenha uma determinada validade para que você desembarque no país. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele precisa ser válido até a sua data de retorno. Já nos países da União Europeia, o passaporte precisa ter data de validade de pelo menos 3 meses após a sua data prevista para retornar.

Nós recomendamos que o seu passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade a partir da sua data de retorno ao Brasil. Assim, você pode viajar com ainda mais segurança e tranquilidade.

Entretanto, precisamos fazer uma diferenciação aqui: apesar de falarmos que é preciso "renovar" um passaporte, na verdade este documento não se renova. É, portanto, necessário solicitar um novo documento, que terá uma nova numeração e validade.

Ou seja, não existe processo de renovação de passaporte ou segunda via: se você perde este documento ou a sua validade é expirada, é preciso solicitar um novo documento e seguir o mesmo processo realizado na primeira vez.

O que é necessário para renovar o passaporte?

Antes de trazer essa resposta, precisamos fazer uma diferenciação aqui: apesar de falarmos que é preciso "renovar" um passaporte, na verdade, este é um documento que não se renova.

Ou seja, se o seu passaporte já expirou, você precisará solicitar um novo passaporte, o qual terá uma nova numeração e validade. Assim, não existe processo de renovação de passaporte ou pedido de segunda via.

De qualquer forma, para simplificar, continuaremos chamando o processo de solicitação de um novo passaporte de "renovação", ok?

Dito isto, o processo para fazer a "renovação" do seu passaporte é exatamente o mesmo para pedir a via original deste documento. Veja o passo a passo:

1. Preenchimento de formulário no site

Você precisa acessar o site da Polícia Federal e preencher este formulário com todas as informações e documentos necessários. A lista de documentos exigidos pode ser acessada ao clicar aqui.

2. Pagamento da GRU

Após o preenchimento, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 257,25. O pagamento da GRU pode ser feito por boleto bancário com código de barras ou pelo PagTesouro, via PIX ou Cartão de Crédito.

3. Agendamento do atendimento

Após a confirmação do seu pagamento, o site da Polícia Federal libera o acesso para você agendar o atendimento em uma das suas unidades. Leve em consideração que tanto o primeiro atendimento como a entrega do passaporte será na mesma unidade. Por isso, selecione um posto de fácil acesso para você.

4. Comparecer à unidade escolhida

No dia e horário marcados, você deverá comparecer presencialmente ao posto escolhido, levando consigo os documentos originais já listados acima. Após ser atendido, o prazo de entrega será informado pela unidade, mas não costuma ser mais do que 15 dias úteis.

5. Consulte o andamento e faça a retirada

Finalizado o atendimento, você poderá consultar o andamento do seu passaporte. Quando o resultado da consulta for "Documento de viagem disponível para entrega", você poderá fazer a retirada do passaporte.

É importante lembrar que você tem até 90 dias corridos para fazer a retirada do documento. Após esse período, ele será cancelado e não há reembolso da taxa GRU.

O que fazer com o passaporte anterior?

Após vencido, o passaporte pode ser inutilizado, já que não tem mais validade como documento de identificação internacional e não pode ser utilizado em outros países.

Entretanto, é importante destacar que você deve guardá-lo em um local seguro, afinal, o documento contém informações importantes sobre as suas viagens anteriores, com carimbos de entrada e saída de outros países e, muitas vezes, até vistos vinculados ao documento.

Isso pode ser útil caso você queira solicitar algum visto no futuro ou precisar da comprovação de viagens para processos burocráticos que exijam esse tipo de informação.

Agora que você já sabe como renovar passaporte vencido, prepare suas malas!

E embarque com a Optima para a sua próxima viagem internacional!

A Optima conta com pacotes de intercâmbio para mais de 85 destinos espalhados pelo mundo todo e você pode escolher um deles para viver, aprimorar um idioma estrangeiro e vivenciar uma cultura incrível!

Fale com nossos especialistas em intercâmbio e tire do papel o seu projeto de morar no exterior! É só agendar o seu horário com o nosso time clicando aqui.

Passaporte
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco