Processo de emissão de passaporte

3 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
pessoa segurando passaporte brasileiro

A Optima Intercâmbio é uma empresa que oferece serviços completos para quem deseja viajar e fazer intercâmbio cultural. Oferecemos programas para os principais países do mundo com cursos em diversas áreas. Além de ofertas de pacotes, oferecemos todo o suporte aos nossos clientes, desde a escolha até o retorno da viagem. Mas antes mesmo da escolha do país e do curso, aqueles que planejam o intercâmbio já devem se preocupar com algo essencial. O interessado deve procurar informações sobre o processo de emissão de passaporte.

O passaporte é o documento mais importante para quem viaja ao exterior. Com exceção dos países que fazem parte do tratado do Mercosul, em todos os demais este é o documento principal. No momento da chegada da viagem, durante o dia a dia ou no retorno, você poderá ter de apresentá-lo. Sendo estrangeiros, sempre precisaremos estar com documentação necessária para comprovar a situação legal.

Processo de emissão de passaporte

No Brasil, a instituição responsável pelo processo de emissão do passaporte é a Polícia Federal. A partir de 2015 o documento passou a ter validade de 10 anos, seguindo tendência mundial. Isto visava acelerar os trâmites para atender melhor e de forma mais rápida a população. A seguir, informaremos um passo a passo para você obter o seu passaporte e já começar a planejar o próximo destino.

1- Acesse o site da Polícia Federal e entre no setor de Requerer Passaporte.

2- Você deverá preencher os dados requisitados, incluindo o e-mail, segundo requisição do site. Ao final do preenchimento você fará agendamento na sede da PF onde apresentará documentação necessária e será coletada fotografia e digitais.

Página do site da Polícia Federal para escolha do local de retirada do passaporte

3- Em seguida será gerada uma guia GRU. Ela deverá ser quitada até a data do vencimento e deverá ser impressa para apresentação juntamente aos documentos exigidos.

4- No dia do agendamento a pessoa deverá se apresentar no local escolhido com a documentação solicitada. Após coleta das digitais e fotografia do solicitante, a PF enviará solicitação para a Casa da Moeda, onde é produzido o passaporte. Após esse processo de emissão de passaporte, o documento será enviado à DPF escolhida e no prazo estipulado estará disponível para retirada.

5- A retirada do passaporte exige apresentação do protocolo e de um documento de identificação.Após a entrega da documentação no posto da Polícia Federal, o prazo de entrega do passaporte é de seis dias úteis. Devido à participação de outros órgãos neste processo de emissão de passaporte, esse tempo poderá atrasar.

Para maiores informações e apoio, contate a Optima Intercâmbio. Nós oferecemos todo apoio necessário para organização e realização da sua viagem de intercâmbio.

Passaporte
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco