Benefícios de um intercâmbio: como estudar fora pode mudar sua carreira profissional

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Frequentemente nós falamos aqui no blog sobre os benefícios de um intercâmbio e como ele pode mudar sua vida para melhor. E quando falamos isso, não nos referimos somente aos ganhos pessoais, como aumentar o seu repertório cultural e, também, melhorar um idioma. Vai muito além disso: fazer um intercâmbio vai dar um “up” na sua vida profissional! Sem dúvidas, os benefícios de um intercâmbio para sua carreira serão imensos e é sobre alguns deles que vamos falar hoje! Veja a seguir.

Benefícios de um intercâmbio: sair da zona de conforto

O mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais qualificados e que gostem de ser desafiados. E convenhamos, um intercâmbio é um grande desafio por si só. Mesmo que seja o seu sonho morar em outro país, isso é algo desafiador, pois você estará em um ambiente com outras culturas, costumes e idioma. É, de fato, algo totalmente diferente da realidade cotidiana.

Assim, um intercâmbio no currículo vai mostrar aos chefes e recrutadores que você gosta de encarar novos desafios. Assim, você automaticamente se propõe a sair da sua zona de conforto e evoluir profissionalmente. Isto é, você está disposto a aprender coisas novas e se lapidar profissionalmente. Assim, você vai agregar ainda mais valor ao seu trabalho e currículo.

Benefícios de um intercâmbio: adaptabilidade e flexibilidade

Falar em sair da zona de conforto como benefício de um intercâmbio automaticamente já nos lembra adaptabilidade. Quando você se propõe a sair da sua zona de conforto, você deve aprender ou colocar em prática sua habilidade de adaptação a um novo ambiente.

Um profissional com a capacidade de ser adaptável e flexível tem se tornado imprescindível no mercado de trabalho atual. Vivemos em ambientes de trabalho dominados pela tecnologia, com atualizações constantes de processos e equipamentos.

Dessa maneira, um intercâmbio vai ajudar você a desenvolver essa característica, uma vez que você deverá, de qualquer maneira, se adaptar ao novo idioma, ao país estrangeiro e seus costumes e culturas. É um desafio muito grande que fará você sair da sua zona de conforto (viu só como essas características são interligadas?). Essa é uma característica presente em quem assume que o mundo está em constante transformação e que todos devem acompanhar essas mudanças.

Um profissional com essas características terá facilidade em se adequar a novas estratégias da empresa, de maneira que ela consiga atingir seus objetivos. Assim,de nada adianta você ser um profissional altamente capacitado no sentido técnico se você não sabe se adaptar. Por isso a adaptabilidade e flexibilidade são alguns dos principais benefícios de um intercâmbio, os quais vão ajudar a transformar sua carreira profissional.

Benefícios de um intercâmbio: saber lidar com a diversidade

Grandes empresas multinacionais sempre estão a procura de profissionais que fizeram um intercâmbio principalmente por eles já saberem como lidar com outras culturas e costumes. Assim, isso é um dos grandes benefícios de um intercâmbio e que só ele pode proporcionar ao profissional.

Portanto, não é só aprender uma língua estrangeira e falar com pessoas de outros países, mas também saber seus costumes regras comportamentais. Grandes empresas valorizam muito que o profissional conheça, pelo menos um pouco, a cultura de clientes de outros países, por exemplo.

Da mesma maneira, mesmo que você não lide com pessoas de outras países, a diversidade cultural no ambiente de trabalho também é algo muito valorizado pelas organizações. Veja: colaboradores com diferentes experiências de vida, idade, gênero, crenças e inúmeras outras características ajudam a empresa a enxergar um mesmo problema por meio de diferentes óticas. Assim, um intercâmbio vai ajudar você a aprender a lidar melhor com as diversas características presentes no ambiente de trabalho. Dessa maneira, diversas barreiras serão quebradas e os resultados serão muito além do esperado.

Benefícios de um intercâmbio: a ousadia

A ousadia - quando bem aplicada - pode ser uma característica incrível e matadora para qualquer vaga ou ambiente de trabalho. Assim, um profissional ousado é aquele que assume os riscos de novas perspectivas e que se mostram sempre prontos para passar por situações incomuns.

Independente da sua área de trabalho, a ousadia pode ser muito bem vista, uma vez que o profissional poderá encontrar melhores maneiras de resolver problemas e, além disso, ter um maior senso de responsabilidade.

Assim, quanto mais você souber assumir riscos e ser arrojado em sua profissão, maiores são as suas chances de ser um profissional de sucesso. E um intercâmbio nada mais é do que uma experiência onde você vai ganhar autonomia para ser ousado e para assumir riscos!

Por fim, fazer um intercâmbio vai muito além das experiências pessoais, como conhecer pessoas, aprender um novo idioma e melhorar sua bagagem cultural. Fazer um intercâmbio é algo que vai lhe dar, como profissional, diversas características que são muito procuradas por empresas nacionais e multinacionais.

Te convencemos a fazer intercâmbio, não é mesmo? Então, clique aqui e peça já um orçamento para nossos consultores! A Optima Intercâmbio uma equipe especializada e, é claro, os melhores pacotes de estudo no exterior!

Trabalho No Exterior Estudo
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco