Quais são os tipos de tomada na Europa e em outros lugares do mundo?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Numa viagem ou até mesmo dentro de casa, uma simples e pequena coisa pode gerar uma dor de cabeça tremenda se não prestarmos atenção! Estamos falando dos tipos de tomada! Você sempre lembra de verificar qual é plug de tomada utilizado no seu destino? Se não, está na hora de conhecer todos eles para não ficar sem celular, secador de cabelos e diversos outros dispositivos eletrônicos na sua viagem!

Tipos de tomada: o modelo de cada país

No total, existem 14 tipos de plugues de tomada no mundo segundo a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Não há uma padronização nesse sentido por que o conceito de tomada universal começou a ser discutido muito tarde, quando a maioria dos países já tinham adotados diferentes tipos de tomada e toda sua infraestrutura.

Esses tipos de tomadas são nomeados de A a O. Conheça-os e não seja pego de surpresa em seu intercâmbio!

Tipos de tomada - Tipo A e B

As tomadas do tipo A possuem dois pinos chatos colocados em paralelo. Em alguns casos, um pino pode ser um pouco maior do que o outro. Já as tomadas do tipo B incluem apenas um fio para aterramento, garantindo maior segurança para o aparelho.

Onde é utilizado: os principais países que utilizam essas tomadas são os Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Coreia do Sul e México.

É compatível com outros plugs? Têm compatibilidade apenas entre si.

Tipos de Tomada - Tomada da Europa tipo C

Esse é o tipo de tomada da europa. Ele é utilizado vastamente tanto na União Europeia como em outros países do mundo. Ele possui dois pinos arredondados justapostos e, normalmente não apresenta aterramento.

Onde é utilizado: é um dos tipos de tomada mais comuns no mundo. Ele é utilizado principalmente na África do Sul, Índia, Rússia, Alemanha, Espanha, Portugal, Chile e Uruguai.

É compatível com outros plugs? Tem compatibilidade com a maioria dos plugs com dois pinos arredondados, como o plug brasileiro que não tem o terceiro pino.

Tipos de tomada - Tipo D

O plug tipo D possui dois pinos arredondados como os do tipo C. Porém, eles acrescentam um terceiro pino de 4,8 mm para fazer o aterramento do equipamento, formando um V invertido.

Onde é utilizado: África do Sul e outros países africanos; Emirados Árabes, Qatar, Índia, Hong Kong e outros países da Ásia; alguns países do Caribe e apenas Mônaco, na Europa.

É compatível com outros plugs? Sim, ele compatível com os plugs do tipo C caso o aparelho não possua aterramento.

Tipos de Tomada - Tipo E

Uma curiosa tomada que tem um pino além dos dois orifícios para ligação do plug. Assim, essa pino da tomada se encaixa em um pequeno orifício do plug do aparelho. Isso foi pensado para reduzir o risco de choques elétricos e, também, para aumentar a utilização do aterramento.

Onde é utilizado? Principalmente na França, Bélgica, Dinamarca e em alguns países da África que tem laços com a França.

É compatível com outros plugs? Sim. É compatível com plugs do tipo C e F.

Tomada do tipo F

Esses modelos de tomada são compostos por dois pinos redondos além de duas pontas da tomada que se encaixam no plug para servirem como fio terra. Portanto, eles têm lado certo para serem encaixados!

Onde é utilizado? São bastante utilizados em países da Europa como Alemanha, Portugal, Rússia, Itália, Espanha e Grécia. Em outros continentes, pode ser encontrado na Coreia do Sul, e Uruguai, por exemplo.

É compatível com outros plugs? Sim, é compatível com os plugs C e E.

Tomadas do Tipo G

A diferentona do grupo! Essas tomadas têm três pinos retangulares, grossos e que formam um T. O pino mais grosso costuma servir apenas para fazer a liberação de energia da tomada, como uma espécie de botão interno. Além disso, os plugs ainda possuem um fusível, principalmente nos aparelhos que utilizam mais energia. Esses plugs são considerados os mais seguros do mundo.

É comum que você encontre um pequeno interruptor na própria tomada. Ele serve para ligá-la e desligá-la. Não se esqueça de ligar esse interruptor à noite, hein? Caso contrário seu celular não carregará!

Onde é utilizado? Você encontrará essas tomadas como padrão da Irlanda, do Reino Unido, Malta e Emirados Árabes, principalmente. Eles também são padrões em pequenas ilhas da América, Oceania e alguns países da África e Ásia.

É compatível com outros plugs? Não.

Tipos de tomada - Tipo H

Essa tomada tem três furos redondos, com dois deles paralelos na base e um no meio em cima. Você poderá encontrar alguns poucos aparelhos em que esses pinos são ligeiramente achatados. Porém, as tomadas do Tipo H aceitam tanto os plugs redondos, como os achatados.

Onde é utilizado? Apenas em Israel.

É compatível com outros plugs? Plugs do Tipo C e Tipo N podem ser conectados sem problema, desde que não possuam o terceiro pino.

Tipos de tomada - tipo I

Outra tomada diferentona. Apresenta três pinos chatos, mas cada um em uma inclinação diferente. Assim como a tomada do tipo G, também pode ter um pequeno interruptor do lado.

Onde é utilizado? É o padrão da Argentina, Austrália, Nova Zelândia e outros países da Oceania. Mas também pode ser encontrado na China e Uruguai.

É compatível com outros plugs? Não.

Tomada do tipo J

Esse tipo de tomada é bastante parecido com o novo padrão brasileiro, com três pinos redondos. Mas você precisa saber que há uma “pegadinha”! O terceiro pino, apesar de ser um pouco acima dos outros dois, não ficam na mesma posição das tomadas brasileiras de três pinos. No caso das tomadas brasileiras de dois pinos, apenas, os aparelhos irão funcionar normalmente.

Onde é utilizado? Apenas na Suíça, Liechtenstein, Jordânia, Maldivas, Madagascar e Ruanda.

É compatível com outros plugs? São compatíveis com o tipo C e tipo N desde que não tenham o terceiro pino.

Tomada do tipo K

Também possui três pinos, sendo dois redondos paralelos no topo e o terceiro em formato de meia lua acima deles no centro.

Onde é utilizado? É utilizado em poucos países, como Dinamarca e Senegal.

É compatível com outros plugs? Com o tipo C e outros plugs que têm dois pinos arredondados.

Tipos de tomada - Tipo L

Esse tipo de tomada apresenta três pinos, um ao lado do outro. Em tomadas de 16 ampères, os pinos ficam ligeiramente mais espaçados e largos.

Onde é utilizado? Em poucos países, porém é o modelo padrão da Itália. Pode ser encontrado também no Chile e Uruguai.

É compatível com outros plugs? Sim, com a maioria dos plugs de pinos arredondados. Inclusive o plug brasileiro sem o terceiro pino. As tomadas de 16A não são compatíveis.

Tipos de tomada - tipo M

São tomadas de três pinos arredondados. Dois deles, paralelos na base, são menores. O terceiro, no centro e acima, é maior e mais grosso. Em alguns casos você poderá encontrar nas tomadas um pequeno interruptor com a função de ligar ou desligar o equipamento sem desconectá-lo.

Onde é utilizado? Principalmente na África do Sul. Pode ser encontrado também em outros países da África e Ásia.

É compatível com outros plugs? Não.

Tipos de tomada - Tipo N

Esse nós conhecemos e dispensa apresentações! É o padrão de tomadas brasileiro com três pinos.

Onde é utilizado? Apenas no Brasil e África do Sul.

É compatível com outros plugs? compatível com plugs tipo C. Se não houver o terceiro pino, também é compatível com a maior parte de outras tomadas com pinos arredondados.

Sempre verifique a voltagem da rede elétrica

É normal, também, que cada país possua uma voltagem específica da rede elétrica. Há países em que o padrão é o 220v~240v; em outros, o padrão é 110v~127v.

Na Irlanda, Malta, Austrália, Inglaterra, Escócia e Nova Zelândia, por exemplo, a voltagem padrão é 220v~240v. Já nos Estados Unidos e Canadá o padrão é o 110v~127v.

Se um aparelho for conectado em uma voltagem diferente da que foi preparada, poderá causar um acidente elétrico, como curto-circuito.

Agora que você já conhece todos os tipos de tomadas do mundo, está na hora de programar seu intercâmbio com a Optima! Além dos melhores pacotes de intercâmbio, você vai encontrar uma equipe especializada que vai te auxiliar em todas as etapas! Clique aqui e peça já para um de nossos consultores entrar em contato com você!

Moradia
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco