Como funcionam os impostos no Canadá?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A forma de cobrança das taxas de imposto no Canadá é diferente da maneira brasileira. Essa informação é muito importante se você está planejando um intercâmbio em alguma cidade canadense, já que você poderá não entender por que os preços das etiquetas são diferentes dos preços do caixa.

Mas não se preocupe! A Optima Intercâmbio, mais uma vez, vai te ajudar a entender melhor sobre como as taxas de imposto do Canadá são cobradas e o que você precisa saber para não ter surpresas na hora de pagar sua conta!

Um preço na etiqueta e outro no caixa. Como assim?

dólar canadense
Foto via Flickr @ KMR Photography (CC BY 2.0)

É isso mesmo! Lá no Canadá, a maioria dos estabelecimentos não mostram o valor final que você irá pagar por uma mercadoria. O valor final só é mostrado posteriormente no caixa.

Aqui no Brasil nós estamos acostumados a pagar por um produto o valor descrito na etiqueta. Vez ou outra, descobrimos um desconto no caixa do supermercado, das lojas ou restaurantes. Os impostos são descritos no cupom fiscal da mercadoria ou produto, uma vez que eles podem variar de acordo com o tipo de mercadoria.

Dificilmente, nós, brasileiros, nos atentamos para os impostos e sabemos exatamente qual é o valor de imposto que nós estamos pagando. Mas lá no Canadá, esses valores são muito mais claros para os consumidores, que saberão exatamente quanto pagarão de impostos, além de serem bem mais simples de se calcular.

pessoa fazendo pagamento no caixa com cartão de crédito

Normalmente, no Canadá o consumidor vai se deparar com apenas um ou dois impostos sobre produtos e serviços. Eles podem variar de acordo com cada uma das províncias do Canadá, é verdade, mas os valores não costumam ser muito diferentes entre si.

Esses dois impostos têm a mesma finalidade, o que os diferencia é quem está fazendo a cobrança. Entenda melhor cada um desses dois impostos abaixo.

banner

Taxa de imposto no Canadá: PST

O imposto PST é o Provincial Sales Tax. Como o próprio nome já diz, é o imposto cobrado pela província. Por esse motivo, as taxas de PST são diferentes em cada região, uma vez que cada província é quem decide o valor deste imposto do Canadá.

Se você está em Vancouver ou Whistler, por exemplo, você se sujeitará às regras de imposto da província de British Columbia. Mas se você estiver em Quebec, serão as regras desta província que você seguirá.

grupos de jovens fazendo compras no canada

O PST não é de acordo com o lugar que você mora no Canadá (temporariamente ou não), mas sim de acordo com o local que você recebe o produto. Se você faz uma compra pela internet estando em Vancouver (BC), mas quer entregar para um amigo em Montreal (Quebec), o valor do imposto aplicável será o da província de Quebec.

A propósito, vale dizer que o imposto PST muda de nome em Quebec. Por lá ele é chamado de QST.

Em algumas províncias é possível encontrar produtos e serviços que são isentos do PST. Normalmente, são itens de alimentação básica, produtos infantis como fraldas e roupas, produtos de higiene feminina, além de livros e jornais.

Imposto do Canada: GST

imposto do canada dinheiro moedas
Foto via Flickr @ KMR Photography (CC BY 2.0)

O imposto GST - Goods and Services Tax - é cobrado a nível nacional e tem um valor fixo em todas as províncias canadenses: 5% do valor da etiqueta.

Há alguns tipos de produtos que são isentos de taxação pelo Governo do Canadá, como itens básicos de alimentação, carnes e peixes, remédios com receita médica, dispositivos médicos como aparelhos auditivos, óculos, lentes de contato e bombas para asma.

O GST também é isento para serviços financeiros, para a maioria dos serviços educacionais e para crianças menores de 14 anos, serviços médicos e odontológicos e aulas de música.

Taxa de imposto no Canadá: HST

O HST é um imposto utilizado por algumas províncias do Canadá. Ele nada mais é do que a união dos dois impostos (o PST e o GST) em um só. Na prática, nada muda para o consumidor, a não ser o valor utilizado de acordo com a província, sendo sempre o valor local + os 5% do GST.

Esse sistema é utilizado em New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia, Ontario e Prince Edward Island.

Como são calculados as taxas de imposto no Canadá?

Os impostos no Canadá são calculados no final da sua compra. Como já dissemos anteriormente, a maioria dos produtos consta com o valor antes dos impostos na etiqueta. No final da sua compra, o próprio vendedor fará o cálculo do imposto devido e você pagará tudo ali no caixa. Não tem segredo!

Mas se você quer fazer suas compras sabendo exatamente o quanto você irá pagar no caixa, basta saber o valor do imposto da província (o PST/QST) e somá-lo com o valor cobrado pelo Governo Federal do Canadá (o GST).

imposto no canada pessoa comprando roupas

Nas províncias que fazem uso do sistema harmonizado de impostos (o HST), basta você saber qual é o seu valor para fazer os cálculos.

Então, para te ajudar, seguem as duas fórmulas que você precisa saber:

  • Para províncias que utilizam o PST/QST: (PST + QST)% x Valor da etiqueta = valor final
  • Para províncias que utilizam o HST: HST% x Valor da etiqueta = valor final

Vale ressaltar que alguns itens, como itens básicos de alimentação ou itens de higiene feminina possuem isenção de impostos pela Província, pelo Governo Federal ou ambos.

Qual é o valor dos impostos no Canadá?

Para facilitar o cálculo dos impostos das suas compras, separamos abaixo uma tabela com os valores para 2021 dos impostos no Canadá.

ProvínciaGSTPST/QSTHSTTOTAL
Alberta5%0%-5%
British Columbia5%7%-12%
Manitoba5%8%-13%
New Brunswick--15%15%
Newfoundland and Labrador--15%15%
Northwest Territories5%0%-5%
Nova Scotia--15%15%
Nunavut5%0%-5%
Ontario--13%13%
Quebec5%9,975%-14,975%
Prince Edward Island--15%15%
Saskatchewan5%6%-11%
Yukon5%0%-5%

Agora que você conseguiu tirar suas dúvidas sobre os impostos no Canadá, está na hora de planejar o seu intercâmbio - se é que você ainda não fez isso!

Aqui na Optima Intercâmbio você encontra pacotes personalizados para o seu perfil de estudante e que, com certeza, terão um ótimo custo benefício! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível poder te ajudar a tirar do papel o sonho de fazer um intercâmbio no Canadá!

Toronto Vancouver Montreal Quebec Calgary
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco