10 coisas para fazer antes do seu intercâmbio

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Um intercâmbio é uma das experiências mais incríveis da vida, e que pode transformar, para melhor, a maneira com que você enxerga o mundo. Você vai conhecer novas culturas, aprender um novo idioma, fazer novos amigos e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Mas antes de embarcar nessa aventura, é preciso se preparar bem, para evitar problemas e aproveitar ao máximo a sua viagem. Nesse post, vamos te ajudar a se preparar para o intercâmbio com uma lista de coisas que você deve fazer antes de iniciar sua aventura!

1. Defina um objetivo para a sua viagem

Um intercâmbio não é apenas uma viagem qualquer, você vai contratar um curso em uma escola especializada que opera em um país estrangeiro. Por isso, é muito importante que você tenha um objetivo claro em mente, assim você não cairá na armadilha de pensar que sua viagem foi em vão.

Com um objetivo definido, você poderá se concentrar e criar um caminho seguro para atingir o sucesso, seja ele conseguir proficiência em uma língua, aprender sobre uma nova cultura, desfrutar de uma aventura em solo estrangeiro ou até mesmo começar uma nova vida no exterior.

Para que suas metas sejam alcançadas, é necessário acertar na escolha do curso, da escola e até mesmo do destino, o que pode ser um desafio para quem não tem experiência no assunto. Por isso, a Optima oferece uma consultoria experiente e personalizada, para que a sua meta, sendo ela qual for, seja atingida com sucesso!

Entre em contato com o nosso time e comece a planejar hoje mesmo o seu intercâmbio dos sonhos!

2. Arrume seus documentos

Antes que você possa partir para o seu tão sonhado intercâmbio, é necessário que algumas burocracias sejam resolvidas. Essa documentação varia muito de acordo com o destino escolhido e com o tipo de intercâmbio, porém, algumas coisas são comuns em todos os processos.

Primeiro de tudo, é importante checar se seu passaporte está com a validade em dia, de acordo com a duração da sua viagem. Caso contrário, você pode até mesmo ser impedido de entrar em seu destino.

O visto é outro documento de extrema importância para uma viagem internacional, e, dependendo do destino, pode ser um processo que leva tempo. Portanto, corra atrás das suas permissões com antecedência.

Outros documentos também são de extrema importância e você deve verificá-los antes de embarcar. São eles, a confirmação de matrícula da escola, sua comprovação de renda, CNH(caso queira dirigir no exterior) e carteirinha de vacinação.

3. Planeje o seu orçamento

Um bom planejamento financeiro é essencial para um intercâmbio tranquilo, pois ele pode te livrar de ser surpreendido com despesas inesperadas.

Para isso, você deve calcular o preço do curso, passagem aérea, seguro, acomodação, alimentação, transporte e turismo/lazer. Também é recomendável deixar uma reservinha para uma possível emergência.

Desse modo, você saberá o investimento total da sua viagem, e poderá aproveitar seus dias no exterior com a tranquilidade de um bom planejamento.

4. Planeje seu roteiro de viagens pelo destino

Outra maneira de aproveitar ao máximo o seu intercâmbio é fazendo turismo no próprio destino ou viajando para um local próximo. Dessa maneira, você coleciona memórias que durarão a vida toda.

Mas se aventurar no turismo internacional sem planejamento, principalmente se for em uma cidade grande, pode não ser a melhor opção. Já que você pode deixar grandes atrações de lado simplesmente por não saber que elas existem.

Por isso, o ideal é pesquisar sobre as opções disponíveis ainda quando estiver no Brasil e, a partir dessa pesquisa, criar um roteiro de viagem que abranja as atrações que melhor lhe agradam.

5. Estude o idioma do seu destino

Antes de viajar, é importante que você estude o idioma oficial do seu destino, para que você possa se comunicar com as pessoas, solicitar serviços e pedir ajuda, se necessário.

É claro que, para quem vai fazer um curso de idiomas, é esperado que se aprenda a língua quando chegar no país e iniciar os estudos. Mas, se você estiver no nível 0, estudar o básico do idioma pode te ajudar a se virar nas primeiras semanas.

Apesar disso, a maioria das escolas estão preparadas para receber alunos iniciantes e que tem baixa ou nenhuma proficiência na língua. Portanto, vá viajar pronto para aprender e ser desafiado!

6. Conheça o seu destino

O choque cultural é uma realidade comum em um intercâmbio, mas para você que nunca ouviu falar, eu vou lhe explicar do que se trata esse fenômeno.

O choque cultural ocorre ao se pisar pela primeira vez em um país estrangeiro e perceber que a sua maneira de viver e de levar os dias é diferente do que você está acostumado. Essa experiência inicialmente gera um choque, pois o diferente pode, muitas vezes, assustar.

Mas não pense que o choque cultural é uma coisa ruim, na verdade é esse tipo de experiência que fará com que seu intercâmbio seja ainda mais marcante e transformador.

Uma dica valiosa para que esse período seja mais tranquilo é fazer uma boa pesquisa sobre a cultura e o estilo de vida do país antes, mesmo de embarcar. Assim, apesar do choque, você não será tão surpreendido com a nova cultura.

Leia mais em: Choque cultural no intercâmbio: e agora?

7. Arrume sua mala de acordo com o clima do destino

Arrumar as malas é um processo importante para quem vai fazer uma viagem internacional, principalmente se você vai passar semanas, ou até meses fora de casa. Por isso, se atentar ao clima do destino é essencial.

Pesquise sobre o clima predominante do país e decida em qual estação você irá viajar para saber quais tipos de roupa deverá levar.

Aqui vai uma dica preciosa, não se preocupe em levar muitas roupas se seu intercâmbio será de longa duração, pois o recomendado é lavar suas roupas semanalmente. Assim, você também terá espaço na mala para trazer algumas peças do exterior.

8. Faça um check-up médico e odontológico

Ninguém gostaria de descobrir que está doente no meio de uma viagem dos sonhos, não é mesmo?

Por isso, é recomendável que você faça um check-up médico e odontológico antes de partir. Assim, você verifica se a sua saúde está em dia e previne possíveis problemas em sua viagem.

Além disso, um tratamento médico no exterior pode acabar sendo uma má surpresa para o seu planejamento financeiro.

9. Despeça-se dos seus familiares e amigos

Essa recomendação serve principalmente para aqueles que irão fazer um intercâmbio de

longa duração, mas também é válido para quem vai passar poucas semanas fora.

Se despedir nem sempre é fácil, mas quando é por um bom motivo, por que não fazer isso em forma de comemoração? Uma festa é uma ótima maneira de se despedir daqueles que você ama e espera encontrar novamente quando voltar.

10. Relaxe e se prepare para a viagem

Por fim, antes de viajar, é essencial que você relaxe e se prepare para a viagem, evitando o estresse e a ansiedade. Uma boa noite de sono, um dia de descanso e uma atividade que te divirta são coisas que podem te deixar mais tranquilo para o tão esperado dia da viagem.

Procure garantir que tudo está preparado para partir e que você já realizou todos os itens anteriores. Assim, você poderá apenas esperar pela data e horário do seu voo sem muitas preocupações.

Por falar em tranquilidade, nada há nada melhor do que embarcar para o seu intercâmbio com a segurança do suporte de uma boa agência. A Optima te ajuda desde a escolha do seu destino até o seu retorno ao Brasil, com um suporte emergencial 24 horas e uma equipe de consultores especialistas em educação internacional.

Transforme esse sonho em realidade, entre em contato com nosso time e solicite um orçamento gratuito hoje mesmo!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco