10 cursos VET para conseguir um emprego qualificado na Austrália

11 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você sabia que a Austrália é um dos países mais procurados por quem quer fazer um intercâmbio e se qualificar profissionalmente? Isso se dá pelas diversas vantagens que o país oferece àqueles que decidem embarcar em um intercâmbio.

Uma dessas vantagens é a possibilidade de trabalhar legalmente durante o período de estudos, essa permissão é uma grande aliada nas despesas da sua viagem e faz com que a imersão cultural seja ainda mais completa.

Porém, se você deseja uma carreira mais duradoura na Austrália, o ideal é obter um emprego qualificado. E é aí que entram os cursos VET, ou Vocational Education and Training, que são cursos de educação profissionalizante voltados para o mercado de trabalho australiano.

Os cursos VET são oferecidos por instituições reconhecidas pelo governo e têm duração variável, de alguns meses a alguns anos. Eles abrangem diversas áreas de conhecimento e habilidades, desde administração e contabilidade até saúde e beleza.

Além de proporcionar uma qualificação reconhecida internacionalmente, os cursos VET também podem ser a porta de entrada para você conseguir um visto de trabalho ou até mesmo de residência permanente.

Pois alguns desses cursos fazem parte da lista de priority skills, ou habilidades prioritárias, que o governo australiano considera essenciais para o desenvolvimento do país. Desse modo, alguns cursos podem até mesmo garantir a residência permanente após a conclusão.

Neste artigo, vamos apresentar os 10 principais cursos VET para conseguir um emprego na Austrália, baseados na lista de priority skills atual (clique aqui para acessar a lista completa). Confira nossa lista abaixo!

1. Certificado IV em Contabilidade

A área de finanças e contabilidade é uma ótima opção para quem deseja um emprego qualificado na Austrália. Como a economia do país está em expansão, cada vez mais as empresas e instituições precisam de bons profissionais na área de administração financeira.

Você se interessa pela área de ciências contábeis? Então este curso é uma ótima opção para você! Ele vai ensinar você a realizar tarefas de contabilidade e escrituração fiscal, como preparar demonstrações financeiras, processar folhas de pagamento, gerenciar orçamentos e emitir relatórios.

O curso normalmente tem duração de 18 meses. Após o término, você poderá exercer profissão como contador ou, se preferir, bookkeeper, que é como eles chamam essa profissão por lá. A média salarial para essa profissão na Austrália é de AU$ 75.000 por ano.

2. Diploma de Enfermagem

Outra área em alta na Terra dos Cangurus é a enfermagem, que tem atraído diversos profissionais nos últimos anos. Isso se dá principalmente pela alta faixa salarial dos profissionais da área, que hoje gira em torno de AU$ 87.750 por ano.

Se você gosta de cuidar das pessoas e quer seguir uma carreira na área da saúde, o Diploma de Enfermagem é uma ótima opção para você. Esse curso te dá permissão para trabalhar como um(a) enfermeiro(a) em diversos locais, como hospitais, clínicas e abrigos.

O curso tem duração de 18 meses e inclui aulas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados. Ao finalizar o curso, você poderá se registrar como um enfermeiro(a) licenciado(a) na Austrália e atuar em uma das profissões mais demandadas no país.

3. Diploma de Tecnologia da Informação

O crescimento da procura por profissionais de TI não é uma exclusividade da Austrália, na verdade essa é uma área de atuação que tem crescido no mundo todo. Por isso, a demanda por profissionais de TI qualificados se tornou uma preocupação para os gestores ao redor do globo, e na Austrália não é diferente.

O salário médio para um profissional de Tecnologia da Informação na Austrália é de
AU$ 95.000 anualmente. Porém, esse valor varia bastante de acordo com a área de atuação e do cargo na empresa.

Para os amantes da tecnologia, esse curso é uma ótima opção, visto que ele abrange uma grande variedade de áreas dentro do ramo, o que te permite seguir para a profissão que mais lhe brilhar os olhos durante o curso.

Outra vantagem do curso de TI é que ele faz parte dos cursos que te dão direito a solicitar um visto de residência permanente na Austrália.

O curso tem duração de 12 meses e combina aulas teóricas com projetos reais e simulados. Ao terminar o curso, você poderá se candidatar a vagas de emprego como analista de sistemas, administrador de redes, programador, desenvolvedor web e diversas outras vagas, como já citamos acima.

4. Certificado III em Cuidado e Educação de Crianças Pequenas

Essa é uma oportunidade de emprego qualificado que foge das áreas mais convencionais, mas pode ser o curso ideal para o seu perfil. Se você adora crianças e quer se dedicar à educação infantil, o Certificado III em Cuidado e Educação de Crianças Pequenas é perfeito para você.

Essa certificação é necessária para que você possa atuar como cuidador(a) infantil profissional na Austrália. Com ela você poderá trabalhar em locais como creches, pré-escolas e centros comunitários.

A média salarial para esse tipo de profissional gira em torno de AU$ 65.000 por ano. A duração do curso é de 9 meses e aborda matérias como cuidado infantil, segurança, primeiros socorros e educação.

5. Certificado IV em Culinária Comercial

O curso de Culinária Comercial é mais um dos que entram na lista de cursos que te dão direito a um visto de residência permanente na Austrália. O governo australiano, dá esse benefício justamente para incentivar a formação de profissionais na área.

Se você tem talento para a cozinha e quer se tornar um chef profissional, esse Certificado é o curso que você precisa. Ele vai ensinar você a preparar e servir pratos deliciosos, seguindo os padrões de higiene, segurança e qualidade nacionais.

O curso tem duração de 12 meses e inclui aulas teóricas e práticas, em cozinhas equipadas e restaurantes reais. Ao finalizar o curso, você poderá trabalhar como chef em diversos estabelecimentos gastronômicos, como hotéis, restaurantes, cafés e bares. Os salários anuais para essa posição estão na média de AU$ 70.000.

6. Diploma de Gerenciamento de Projetos

Administração e gerenciamento de projetos é uma área muito comum, não só na Austrália, mas também no Brasil. Querendo ou não é imprescindível para uma organização ter líderes que direcionam os rumos da instituição.

Por isso, um cargo de gerenciamento de projetos pode ser uma grande oportunidade de ganhar um alto salário enquanto atua na liderança de uma organização. A média de salários para esse cargo na Austrália é de AU$ 140.000 por ano.

No curso de Gerenciamento de Projetos você aprenderá a planejar, executar, monitorar e controlar projetos de diferentes tipos, tamanhos e complexidades.

O curso tem duração de 6 meses e aborda temas como gestão de escopo, tempo, custo, qualidade, risco, comunicação, recursos humanos e stakeholders. Ao concluir o curso, você poderá se qualificar como um gerente de projetos na Austrália e aplicar seus conhecimentos em diversos setores.

7. Certificado III de Cabeleireiro

Você se identifica com a área de estética? Essa pode ser uma ótima oportunidade de obter um emprego qualificado na Terra dos Cangurus, trabalhando em um salão ou até memo de maneira autônoma.

O Curso de Cabeleireiro vai te capacitar para realizar serviços de corte, coloração, penteado, alisamento e extensão de cabelos. Assim como práticas e normas de segurança e higiene do trabalho.

O curso tem duração de 18 meses e apresenta um programa de estágio, no qual é possível obter experiência em salões reais.

8. Certificado IV em Educação Física

Esse curso é feito especialmente para aquelas pessoas que têm o desejo de se tornarem personal trainers. O Certificado irá lhe dar a permissão e o conhecimento necessário para exercer a profissão.

O curso vai formar você para trabalhar como personal trainer, planejando e conduzindo sessões de treinamento individualizadas ou em grupo, para diferentes públicos.

O curso tem duração de 9 meses e inclui aulas teóricas e práticas, em academias e espaços ao ar livre. Ao finalizar o curso, você poderá se registrar como um personal trainer na Austrália e atender clientes em diversos locais. A faixa salarial para essa profissão é de AU$ 80.000 por ano.

9. Diploma de Marketing e Comunicação

A área de publicidade é um ramo que está sempre sofrendo reviravoltas e atualizações. Apesar disso, sempre se mantém como um importante pilar para o funcionamento e progresso de empresas.

Por isso, profissionais de marketing ainda são muito requisitados na Austrália, com uma média salarial de AU$ 100.000 por ano.

O Diploma de Marketing e Comunicação é o curso que permitirá que você se torne um profissional da área. Ele irá te ensinar a desenvolver e implementar estratégias de marketing, usando ferramentas digitais e tradicionais, para promover produtos, serviços, marcas e eventos.

O curso tem duração de 12 meses e abrange temas como pesquisa de mercado, análise de dados, planejamento de campanhas, criação de conteúdo, mídias sociais, publicidade e relações públicas.

10. Certificado III em Carpintaria

Por fim, temos mais um curso com o qual é possível solicitar a residência permanente australiana. O Certificado em Carpintaria é uma ótima opção para quem prefere trabalhos manuais ou já tem alguma experiência com estruturas de madeira.

Esse curso vai permitir que você se torne um carpinteiro qualificado na Austrália, onde a média salarial anual para a profissão é de AU$ 70.000. Neste curso, você aprenderá a construir, instalar, reparar e renovar estruturas e elementos de madeira, como paredes, telhados, portas, janelas, escadas e móveis.

Após os 24 meses de curso, você será um carpinteiro autorizado a trabalhar em projetos de construção civil e engenharia. Assim, como também poderá trabalhar de maneira autônoma.

Estude na Austrália com a Optima

Embarcar em uma jornada de estudo internacional pode, muitas vezes, ser uma missão desafiadora e burocrática, principalmente se você não tem experiência com viagens internacionais.

É por isso que a Optima existe, para resolver toda a burocracia e te ajudar com o planejamento do seu intercâmbio. Além disso, temos uma equipe de suporte pronta para te orientar em todas as etapas da sua jornada, desde a escolha do seu destino, até a sua chegada no país.

Seja qual curso você escolher, a Optima tem a escola certa para você! Não perca tempo e fale com um de nossos consultores para realizar um orçamento gratuito.

Profissionalizante
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco