Escolas de intercâmbio: quais os critérios de seleção?

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O momento de definir as escolas de intercambio é um dos momentos mais cruciais do planejamento deste período de estudos no exterior. Afinal, a escola é onde você passará a maior parte do seu tempo e onde você irá aprender um novo idioma. Pensando no peso que a escolha ideal da sua escola de intercâmbio, a Optima conta com uma série de critérios para selecionar as instituições parceiras.

Neste post você poderá entender melhor sobre como funciona a nossa avaliação de escolas de intercâmbio parceiras, bem como ter uma maior segurança e certeza de que escolher fazer o seu intercâmbio com a ajuda da Optima!

Por que levamos os critérios de seleção muito a sério?

A Optima é uma agência de intercâmbio com a missão de transformar vidas por meio do intercâmbio cultural. Ter uma vivência acadêmica e cultural em outro país é um momento muito importante para quem busca se desenvolver tanto na vida pessoal quanto profissional.

Nós entendemos essa necessidade dos nossos viajantes e, para garantir que você tenha a melhor experiência internacional possível, nós fazemos uma seleção criteriosa de nossos parceiros. E quando falamos isso, não estamos nos referindo apenas às escolas: todos os serviços que oferecemos com apoio de outros parceiros passam por grandes avaliações de qualidade antes de colocá-los à disposição dos nossos viajantes.

Veja mais: Como fazer intercâmbio em 7 passos

Os padrões de escolas foram desenvolvidos para que você, viajante Optima, saiba melhor quais são os diferentes tipos de escolas de intercâmbio, entender como elas se adaptam às suas necessidades e, também, o que estas instituições oferecem aos seus alunos.

Os nossos critérios de seleção são levados muito a sério na hora de escolher as instituições parceiras porque acreditamos que o ensino internacional é uma das melhores ferramentas de transformação de vidas. A Optima entende a necessidade de estudar em escolas de qualidade e aproveitar toda a imersão cultural que apenas um intercâmbio pode proporcionar para quem deseja viver em culturas diferentes.

Viver no exterior, estudar com pessoas de diferentes nacionalidades e aprender com todo o contexto internacional é uma oportunidade de abrir novos horizontes para sua vida pessoal e profissional. Por isso, o fato de se estudar em instituições de qualidade durante o seu intercâmbio faz parte deste processo.

Como escolhemos nossas escolas de intercâmbio parceiras?

Até aqui você já deve ter percebido que nós fazemos uma criteriosa seleção de escolas para que elas se adequem ao seu perfil de intercambista. Mas você deve se perguntar: quais são os critérios de escolha destas escolas de intercâmbio e como isso influencia no intercâmbio?

Aqui na Optima o nosso time de especialistas em intercâmbio utiliza seis critérios básicos para firmar parcerias com escolas de intercâmbio.

Estes critérios são válidos não apenas para as instituições de cursos de idiomas, como também para instituições de High School e as que oferecem cursos de ensino superior. Veja quais são esses critérios abaixo e saiba como os utilizamos para que o seu intercâmbio seja uma experiência maravilhosa!

1. Tempo de mercado

O primeiro critério para a seleção de nossas escolas de intercâmbio parceiras é o tempo de mercado. Nós selecionamos apenas escolas já consolidadas no mercado e que possuam pelo menos 5 anos de experiência recebendo estudantes internacionais.

Você também pode gostar: Como levar dinheiro para o intercâmbio?

Muitas escolas abrem e fecham logo em seguida por não ter a expertise necessária para atender todas as necessidades dos estudantes internacionais ou por não atender padrões mínimos de qualidade. Por esses motivos, a Optima só trabalha com escolas que tenham tempo e experiência no ramo de intercâmbios.

Além disso, selecionar uma escola de intercâmbio com bom tempo de mercado significa que você estudará em uma instituição com garantia de ensino de qualidade.

2. Qualidade

A qualidade da instituição é um fator muito importante na hora de selecionarmos nossas parceiras. O ideal é que a escola a ser indicada para você encaixe no seu perfil de estudante. Por isso, avaliamos cautelosamente a qualidade da instituição de ensino.

Ou seja: quando firmamos nossas parcerias com escolas internacionais, damos preferência por aquelas que têm um elevado padrão de excelência. Observamos seus certificados, seus selos de aprovação, seus métodos de ensino, seus valores e missão como um ambiente acadêmico, além de seu comprometimento com o sucesso de seus estudantes.

Veja também: Por que estudar no exterior?

A qualidade das escolas é fundamental para que o seu aprendizado seja rápido, eficiente e evolutivo. Ao fazer esta análise na qualidade das nossas instituições parceiras, nós garantimos que o seu aprendizado seja realmente efetivo.

3. Mix de nacionalidades

Este ponto é fundamental para que você faça o melhor proveito de seu intercâmbio. Nós sempre falamos sobre a importância da imersão cultural no seu intercâmbio, afinal, esta é uma das melhores maneiras de você aprender um novo idioma durante seu intercâmbio.

O mix de nacionalidades é um critério que garante que você vai conviver com o maior número de estrangeiros possível durante seu intercâmbio. Isso é essencial para que você não se comunique com alguém que fale o mesmo idioma materno que o seu.

Desta maneira, você é automaticamente forçado a falar o idioma local - como o inglês, se você estiver fazendo um curso de inglês. Quanto mais você falar o idioma local durante o seu intercâmbio, mais rápido você irá aprendê-lo.

4. Estrutura das escolas de intercâmbio

Um ambiente agradável e propício para o aprendizado fará total diferença no seu intercâmbio e nós sabemos disso. Por isso, aqui na Optima Intercâmbio, nós trabalhamos com escolas que tenham uma infraestrutura adequada e completa para atender nossos viajantes.

Aqui na Optima você poderá encontrar escolas de idiomas que oferecem as mais variadas comodidades para que você tenha tudo o que precisar durante sua estadia no exterior.

Saiba mais: Homestay ou residência estudantil? Qual escolher?

Nossas escolas parceiras possuem uma infraestrutura completa! São ambientes modernos, claros, bem ventilados e confortáveis. As salas têm ar condicionado e/ou aquecimento, bibliotecas, salas de estudos, lounge para estudantes, lousas digitais, cozinha ou lanchonete, acesso à internet gratuito… Enfim, há uma série de comodidades que sempre procuramos em nossas escolas de intercâmbio parceiras para fazer do seu intercâmbio um momento especial dentro e fora das salas de aula!

5. Atendimento

Para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas, nós sempre trabalhamos com escolas de intercâmbio que tenham um atendimento de qualidade. Nossas instituições parceiras devem ter um ótimo atendimento e que esteja disponível para você sempre que precisar.

Sempre escolhemos instituições que oferecem um atendimento humanizado, eficiente e rápido. Nossas escolas parceiras são nossos braços direitos no exterior e, por isso, sempre nos certificamos de que elas estejam de acordo com as nossas políticas de qualidade e de suporte ao viajante.

6. Escolas de intercâmbio devem ser aprovadas pelos órgãos reguladores do ramo educacional

Todas as nossas instituições parceiras devem possuir as melhores e mais adequadas certificações dos órgãos reguladores locais. Essa é a melhor e maior garantia de que aquela escola oferecerá o melhor serviço aos nossos viajantes.

Uma escola aprovada pelos órgãos reguladores também garante que você não tenha nenhum problema relacionado à sua instituição escolhida na hora de solicitar um visto, por exemplo.

Além disso, ser uma instituição credenciada pelo órgão regulador local é uma das maneiras de se certificar de que aquela escola não é apenas fachada. Isso porque existem muitas instituições no exterior que servem apenas para quem deseja fazer um intercâmbio de estudo e trabalho, mas não se importa muito com a qualidade do ensino - ou seja, quer apenas trabalhar no exterior.

Essas escolas frequentemente são fechadas, tem péssimas notas em rankings educacionais e ainda não oferecem infraestrutura e atendimento adequados aos alunos.

Escolha sua escola de intercâmbio com quem entende do assunto!

Na hora de fazer um intercâmbio você precisa contar com uma agência que preza pela qualidade e excelência. A Optima Intercâmbio é uma agência com mais de dez anos de mercado e que, neste tempo, já realizou o sonho de milhares de estudantes.

Saiba mais: Como escolher uma agência de intercâmbio?

Nossos altos padrões de qualidade para selecionar escolas de intercâmbio parceiras garantem que ao fazer seu intercâmbio conosco você terá a melhor experiência possível para este investimento tão especial.

E além de ter altos critérios de seleção de escolas para que o seu intercâmbio seja especial, você ainda poderá contar com muitos outros serviços, como a compra de passagens aéreas para intercâmbio, compra de moeda estrangeira, os melhores seguros-saúde do mercado e a tradução juramentada de seus documentos.

A Optima é uma agência de intercâmbio completa, especializada e certificada pelos maiores selos nacionais e internacionais do mercado de intercâmbio. Somos uma agência com Selo Belta, acreditada pela IALC, pelo Quality English e pelo Cadastur.

Ao fazer seu intercâmbio com a Optima você terá a certeza de fazer o melhor investimento da sua vida! Clique aqui e peça agora seu orçamento para qualquer um dos nossos mais de 75 destinos!

Seguro Saúde Curso De Idiomas Preparatório Para Exames Passagem Aéreas Serviços escolas de intercâmbio
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco