Por que aprender francês: motivos para você fazer um intercâmbio e estudar este idioma

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Aprender francês e fazer intercâmbio no exterior é uma oportunidade incrível para se descobrir um novo mundo quando se fala de culturas, países, idiomas e pessoas. E, de fato, a língua francesa está no imaginário de muitos de nós: quem nunca pensou em fazer um passeio pelas ruas de Paris ao som de "La Vie en Rose" ou ler os grandes clássicos da literatura francesa em seu idioma original?

O fato é que aprender falar francês é algo que vai muito além de apenas absorver toda a incrível cultura da França. Aprender francês é uma oportunidade incrível de crescer culturalmente, profissionalmente e pessoalmente. Quer mais motivos para estudar francês? Confira abaixo!

1. Por que aprender francês? É a possibilidade de se comunicar com pessoas de todo o mundo

O francês é uma das poucas línguas que estão presentes oficialmente em todos os cinco continentes. Este é um dos grandes motivos para aprender francês: há uma grande comunidade francófona pelo mundo, sendo 30 países onde ela é a língua oficial, abrangendo um número de 77,2 milhões de falantes nativos.

Além disso, o francês é falado por, pelo menos, 56 países de maneira não oficializada pelo Estado, mas sim por meio de comunidades francófonas, como na Louisiana (EUA), Marrocos e Argélia. Isso faz com que a língua francesa seja falada por cerca de 300 milhões a 500 milhões de pessoas no mundo todo.

Isso faz do francês uma das línguas mais estudadas e faladas no mundo. Daí podemos perceber a importância de se aprender o francês como nova língua.

Veja mais: Estudar na França: tudo o que você precisa saber

2. O francês é uma das principais línguas da diplomacia

Dada a proeminência da França como Estado entre os séculos XVII e XX, o francês se tornou uma das línguas mais importantes para as relações internacionais e diplomacia. Por isso, se você tem a intenção de trabalhar na área internacional, é importante aprender novos idiomas como o francês para saber lidar com o dia-a-dia de uma carreira internacional.

Para você ter ideia, o francês é uma das línguas oficiais dos principais organismos internacionais do mundo: a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia, a Cruz Vermelha Internacional e a Organização dos Estados Americanos.

3. Por que estudar francês? Por que pode ser um grande diferencial para sua carreira

Apesar de o inglês ser o idioma mais procurado pelos estudantes internacionais e também ser a língua mais importante internacionalmente, o francês não perdeu seu protagonismo. Ele ainda continua sendo uma língua extremamente importante e, todos os dias, cada vez mais estudantes procuram aprender a falar francês.

A língua francesa é um diferencial no currículo para quem busca por uma vaga, uma vez que muitos profissionais acabam focando no aprendizado do inglês. Mas é importante lembrar que a França é um dos países que mais investem no Brasil: pelo menos 29 bilhões de euros foram investidos pela França aqui no país em 2019. Além disso, existem cerca de 900 empresas francesas presentes no Brasil, empregando mais de 500 mil pessoas em diversos setores estratégicos do país.

Ou seja: se você procura trabalhar em uma grande empresa multinacional, há grandes chances de que falar francês seja necessário, daí a importância de se aprender a falar francês: essa língua pode ser fundamental para se conseguir uma boa vaga de trabalho!

4. Aprender francês é sinônimo de ter maiores possibilidades acadêmicas

Fazer um curso de francês pode ser a porta de entrada para uma universidade no exterior ou para algum curso de pós-graduação no Brasil. Com a proficiência em francês você poderá ter acesso a uma grande variedade de cursos pelo mundo nas mais diversas áreas.

Da mesma maneira, você poderá investir no seu futuro acadêmico para que você tenha grandes oportunidades de estudo: o francês é um dos principais idiomas do mundo acadêmico e, com isso, você já estará um passo à frente de outros estudantes internacionais!

Além disso, inúmeras publicações acadêmicas foram escritas em francês. Então, aprender esta nova língua é a chance de você ter acesso a inúmeros textos produzidos pelos acadêmicos mais renomados do mundo.

5. O francês é um idioma tradicional em diversas áreas

O francês pode ser uma grande porta de entrada para novas possibilidades. Isso porque o idioma é a língua tradicional em áreas como gastronomia, moda, filosofia e sociologia, direito, política, engenharia e artes.

Veja mais: Curso de francês e culinária no intercâmbio

Com isso, ao fazer decidir aprender falar francês você terá a possibilidade de estudar temas, artigos e estudos diretamente do texto original. Isso é a chance de estimular o pensamento crítico e auxiliar em suas possibilidades acadêmicas. Quem estuda francês se abre para argumentar sobre diferentes pontos de vista a partir da leitura de nomes como Descartes, Sartre, Marie Curie e Pasteur.

6. Aprender francês significa conhecer um novo universo cultural

Tenho certeza que se você quer aprender francês, as chances são bastante altas de que você tenha bastante curiosidade sobre a cultura francesa em si. Então, fazer um curso de idiomas em que você aprenda essa língua, especialmente fazer um intercâmbio, significa estar ainda mais em contato com a cultura francesa e todas as suas tradições históricas.

Além disso, aprender francês é a possibilidade de conhecer lugares incríveis da França e outros países que têm o idioma como oficial. Sem dúvidas, fazer uma visita a Paris, Versalhes ou Montreal vai ser uma experiência totalmente diferente se você souber falar francês!

Veja também: Conheça o que visitar em Paris em 3 dias!

7. É possível estudar em algumas das melhores universidades do mundo

Ao aprender francês você poderá investir em uma graduação ou pós graduação em algumas das melhores universidades do mundo, como a Sorbonne, a École Polytechnique, a Universidade de Paris ou a Universidade de Montreal.

Estas universidades são muito conceituadas e têm cursos nas mais diferentes áreas. Ao estudar em uma universidade como estas você terá em seu currículo algo que pode ser altamente diferencial, visto que são universidades de grande renome internacional.

Além disso, a França e o Canadá, que são dois dos países que têm o francês como língua, são alguns dos principais destinos de intercâmbio no mundo, especialmente para quem deseja se graduar em uma universidade renomada e construir uma sólida carreira acadêmica.

Onde fazer intercâmbio para aprender francês?

Há inúmeros destinos em que você pode fazer um intercâmbio para aprender a língua. Você pode estudar francês na França, no Canadá e em Marrocos com a Optima Intercâmbio.

Conheça os depoimentos de quem já viajou com a Optima!

Na França, você poderá ter a experiência de toda a imersão cultural ao estudar francês em Paris. A cidade além de ser um grande destino turístico é, também, um dos principais centros acadêmicos da França. Ano a ano milhares de estudantes escolhem a cidade como o destino para adquirir conhecimentos e compartilhar informações por meio de intercâmbio de idiomas ou universitários.

Também é possível estudar francês no Canadá, que é um dos destinos de intercâmbio mais procurados pelos estudantes do mundo todo. Especialmente nas cidades de Montreal e Quebec, há cursos de idiomas para estudar francês no Canadá que costumam se adequar aos mais variados perfis de estudantes. Inclusive, se o intercambista quiser combinar o aprendizado do francês com o inglês, no Canadá isso é possível, com professores nativos em ambas línguas.

Em Marrocos, que é uma antiga colônia francesa, o estudante terá a chance de estudar em um país extremamente multicultural. O país, que tem como língua oficial o árabe, o estudante poderá combinar o aprendizado do idioma com o francês, já que ele é uma herança da época em que Marrocos era um protetorado da França.

Em qualquer um destes destinos você terá uma experiência incrível, completamente imersa na cultura local e que, com certeza, você vai guardar para o resto da vida!

Realize o seu sonho de aprender francês no exterior com a ajuda da Optima Intercâmbio! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível ajudar você a tirar esse sonho do papel!

Paris Montreal Quebec
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco