Estudar na França: tudo o que você precisa saber

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Estudar na França nem sempre é a primeira opção para aqueles que buscam por seu destino de intercâmbio. E escolher o destino perfeito é um dos momentos fundamentais para viver alguns dos melhores momentos da sua vida.

Sua cultura diversificada e paisagens de tirar o fôlego o transforma em um grande destino para quem quer aprender a língua francesa enquanto estuda no exterior. A França é país mais visitado e um dos países mais procurados por aqueles que desejam estudar no exterior. Se você é um desses viajantes que desejam fazer um intercâmbio na França, nós vamos te contar por que estudar francês na França!

Um pouco da história da França

A civilização francesa remonta às épocas do Império Romano, quando um conjunto de culturas se fundiu em um e se transformou em um dos reinos mais influentes do mundo. Ao longo do tempo, o território onde hoje se localiza a França passou por inúmeras transformações, indo de reinos feudais, um Estado monárquico absolutista até se transformar em um dos maiores ideais políticos da Europa com a chegada da Revolução Francesa.

O Palácio de Versalhes faz parte do nosso imaginário quando falamos sobre a história da França!

Durante todos esses anos, o país é um sinônimo de vanguarda, de referência nas artes, na arquitetura, literatura, costumes e na moda. Entre os séculos XIX e XX, principalmente, a cultura francesa acabou sendo levada para diversos outros países e influenciou muito o estilo de vida ocidental nesse período. Até os dias de hoje a França se orgulha por exibir seus monumentos e obras artísticas, além da grande tradição na área da culinária e moda.

Para muitos estudantes, fazer intercâmbio na França significa aprender não só aquilo que é ensinado nas salas de aula, como também nas galerias, museus e, até mesmo, nas ruas das cidades francesas. Veja alguns outros motivos sobre o por que você deve estudar na França!

Estudar na França é poder conhecer lugares incríveis!

A grande riqueza cultural da França poderá ser vivida com muita intensidade durante seu intercâmbio no país. Você poderá desde os clássicos museus como o Louvre e o Palácio de Versalhes até aqueles que são menos procurados pelos turistas, como as exposições na Fondation Louis Vuitton ou Centre Pompidou, os quais se destacam por suas galerias de arte moderna e contemporânea.

Ainda poderá visitar locais icônicos como a Torre Eiffel, os Jardins de Luxemburgo e o Rio Sena.

Campos de lavanda na França também pode ser um passeio bastante diferente!

Além disso, um passeio pelo país poderá apresentar a você paisagens das mais diferentes possíveis: o mais alto ponto da Europa - o Mont Blanc, algumas das praias mais famosas do país na Riviera Francesa e as cidades do interior que são incrivelmente charmosas.

Veja também: Conheça o que visitar em Paris em 3 dias!

Não podemos esquecer da localização estratégica da França. O país está bem no centro da Europa, ficando a curtas distâncias de outros dos destinos mais visitados do continente, como a Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.

O intercâmbio na França é sinônimo de qualidade de vida

A França é um país que preza pela qualidade de vida de seus moradores. Por isso, enquanto você estiver no país fazendo seu curso de francês, será possível notar que é um local extremamente seguro, com educação de qualidade e um amplo acesso à cultura.

Isso tudo se reflete no IDH local, o Índice de Desenvolvimento Humano, que é considerado muito alto. A população conta com uma excelente e moderna infraestrutura em todas as áreas, além de contar com serviços públicos de qualidade e que funcionam.

Todos esses fatores transformam a França em um dos países mais procurados do mundo por quem deseja fazer um intercâmbio.

Educação de qualidade

Estudar na França é a garantia de uma educação de qualidade. As escolas de francês, universidades francesas e inúmeras outras instituições de ensino de graduação e pós-graduação passam por avaliações frequentes de desempenho de ensino e aprendizado.

Os professores franceses são conhecidos pelo grande dinamismo e criatividade nas aulas, aliando um alto nível de exigência. Isso garante que, ao estudar francês na França, você poderá ter um rápido aprendizado e aproveitar tudo aquilo que a imersão cultural no país pode oferecer.

Além disso, se você quiser continuar os estudos na França depois de aprender francês, poderá aproveitar as inúmeras oportunidades que o governo francês tem oferecido aos estudantes internacionais. O país preocupa-se em atrair profissionais e pesquisadores de qualidade e, por isso, está entre os maiores financiadores de pesquisas acadêmicas do mundo. Isso também influencia na qualidade do ensino local, transformando-o em um dos melhores do mundo.

Gastronomia deliciosa

Ao estudar na França você poderá aproveitar uma das características mais marcantes do país: a sua gastronomia. A culinária francesa é considerada uma das mais importantes do mundo e, de fato, o país apresenta uma grande variedade de alimentos típicos. Dos queijos mais peculiares aos vinhos mais caros do mundo - passando pelas baguetes mais baratas e deliciosas - estudar na França será uma grande experiência de sabor!

Veja mais: Curso de francês e culinária no intercâmbio

O francês é uma das línguas mais importantes do mundo

Por muito tempo (desde o século XVII, mais precisamente) o francês serviu como linguagem mais importante para os países, sendo desbancado apenas pela língua inglesa. A língua já foi considerada o padrão para as relações internacionais e até nos dias de hoje a sua importância pode ser vista.

O francês é falado por mais de 200 milhões de pessoas e o idioma é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo. Assim, ao fazer um curso de francês na França pode abrir oportunidades incríveis para quem busca emprego em multinacionais espalhadas pelo mundo. Aqui, vale lembrar que a França é a 7ª maior economia do mundo, de acordo com o Banco Mundial.

É possível trabalhar e estudar no intercâmbio

Se você quer trabalhar enquanto estuda na França, saiba que isso é possível! Como os brasileiros são isentos de vistos para estudar na França por até 90 dias, é necessário fazer um intercâmbio de longa duração na França. Isso porque assim você terá à sua disposição um visto de estudante, o qual dá direito a trabalhar na França enquanto você estuda.

Para isso, é necessário se matricular em uma escola reconhecida pelo governo e fazer um curso com carga horária mínima de 20 horas semanais.

Quanto custa fazer um intercâmbio na França?

O valor a ser investido para que você possa estudar na França pode variar bastante de acordo com suas necessidades: qual será o tipo de curso mais adequado para você, qual será a época em que você fará seu intercâmbio e, até mesmo, a duração do seu intercâmbio.

Assim, um custo de francês em Paris pode sair por, em média, R$ 15.000,00 para estudar durante um mês na Cidade Luz! Para esse investimento você já contará com acomodação do tipo homestay, seguro saúde e 20 lições semanais. Esse valor não considera o custo de vida na cidade.

De certa forma, muitos acreditam que fazer um intercâmbio na França não é nada barato. De fato, o país não está entre os lugares mais baratos para se fazer um intercâmbio. Há opções mais em conta como o Canadá, por exemplo.

Mesmo assim, fazer um intercâmbio na França é uma experiência que valerá totalmente o investimento, uma vez que o país promete oferecer grandes oportunidades àqueles que o escolhem como destino de intercâmbio.

Como estudar na França?

Estudar na França é bastante simples: você só precisa escolher uma agência de intercâmbio qualificada para te ajudar a realizar o sonho de fazer um intercâmbio na França! Então, nada melhor do que contar com a ajuda da Optima Intercâmbio!

Nossa equipe de experts em intercâmbio poderá te oferecer os melhores pacotes de intercâmbio para a França de acordo com as suas necessidades, além de te ajudar com tudo aquilo que você precisar: passagens aéreas, seguro viagem, tradução de documentos e troca de câmbio.

Além disso, você poderá contar com a garantia da Optima que terá uma educação de qualidade, uma vez que nós escolhemos nossas escolas a dedo! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível te ajudar a construir esse sonho e vê-lo realizado!

Paris
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco