Importância do inglês para a vida

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
muro com escrito em inglês: if not now, when?

Os brasileiros precisam compreender que o inglês é uma obrigação para quem deseja se inserir no mundo globalizado. Ela é a língua adotada nos principais setores da vida das pessoas. Desde o lazer, passando pela educação e pelo campo profissional, o inglês está presente em todos os níveis. É fundamental termos essa compreensão daimportância da língua inglesa para a vida. As principais oportunidades são conquistadas por aqueles que se dedicam à aprender o inglês e a adotam como um segundo idioma. No Brasil, temos dificuldades quanto a isso, pois ainda há mais preocupação com outros tipos de formação à frente da busca por aprender o inglês. Motivos como o pouco tempo de estudos, foco em outras formações e falta de uso no dia a dia podem explicar tal situação.

Pesquisa realizada em 2015 por revista conceituada no setor econômico, demonstra que 52% dos cargos executivos de níveis médio e alto possuem apenas inglês básico. Para um país com necessidade de crescimento no mercado mundial é um número muito baixo. A motivação para reverter este quadro pode ser a informação de que aqueles que possuem domínio da língua inglesa chegam a ter salários 58% maiores do aqueles que não se dedicaram a aprender o idioma inglês.

Importância da língua inglesa para a vida acadêmica

A cultura pop no mundo colabora para que jovens e estudantes estejam acostumados com termos em inglês. Seja através de séries, jogos ou aplicativos, o inglês faz parte do cotidiano das pessoas. Mais do que entender o significado de termos como “crush”, “spoiller”, entre outros, é preciso buscar conhecimento profundo do inglês. Isto tornará a vida acadêmica dos estudantes de graduação mais completa, possibilitando ao estudante ler textos que nem sempre têm traduções em português. A importância da língua inglesa faz abrir oportunidades para estágios, participação em conferências em outros países, ou mesmo intercâmbios acadêmicos. Para essas participações, muitas vezes se é exigido nível avançado ou fluente da língua.

No Brasil, as escolas já incluem as disciplinas do inglês e o espanhol na grade curricular de crianças e jovens. Essas línguas são cobradas na prova do ENEM, que se destaca como principal forma de seleção para graduação no país. Para aqueles que dominam o inglês há uma larga vantagem nos vestibulares ou concursos, tornando suas notas mais elevadas em relação aos concorrentes.

Importância da língua inglesa para a vida profissional

Como já citado acima, o Brasil é um país que perde pela falta de profissionais que dominem o inglês. Essa característica é agravante na hora de uma empresa estrangeira decidir onde fazer seus investimentos internacionais. O mercado globalizado exige que as instituições estejam preparadas para trocar informações ou negociar com outros países. Essa exigência se dá nas mais diversas áreas de trabalho. Seja no turismo, tecnologia, indústria pesada ou no ramo de alimentos, todos tem procurado profissionais com formação em inglês.

Os profissionais precisam estar preparados para o uso da língua desde o momento da entrevista de emprego. A importância da língua inglesa faz com que já não seja mais um diferencial ter o inglês no currículo, e nem significativo informar que possui inglês intermediário. Os recrutadores buscam aqueles que possuem domínio e fluência neste segundo idioma. Pois a necessidade de lidar com o comércio internacional torna esse profissional um bem valioso dentro das instituições.

Para esses recrutadores, o profissional deixou de ser somente um conjunto de boas qualificações acadêmicas e habilidades técnicas. Hoje em dia, essas coisas se somam às várias características comportamentais e atitudes no dia-a-dia de trabalho.

Por isso, um intercâmbio cultural vai contribuir para ajudar a entender as situações do ambiente de trabalho por perspectivas mais “fora da caixa” e ajudar na resolução de problemas. Da mesma forma, um intercâmbio não só vai permitir que você possa lidar com um ambiente de trabalho diversificado, como pode auxiliá-lo a entender outras culturas e tomar decisões melhores.

Os recrutadores acreditam ainda que um profissional com um intercâmbio no currículo seja muito mais autônomo e disposto a aceitar desafios, pois em algum momento ele escolheu sair da sua zona de conforto e construir um pedacinho da sua vida em um novo país.

Por fim, podemos dizer que fazer um intercâmbio é fundamental para seu desenvolvimento profissional. O mercado de trabalho passa a te ver com outros olhos, como alguém muito mais seguro de seus objetivos, mais “mente aberta” e, por isso, suas chances de conseguir uma boa vaga aumentam muito!

Rede de relacionamentos

Um dos principais bens que possuímos é a rede de contatos que conseguimos desenvolver na vida. É o chamado networking que possibilita o acesso a informações importantes como vagas de emprego, oportunidades de negócios e a construção de parcerias profissionais e pessoais. Para quem domina e sabe da importância da língua inglesa, esses benefícios do networking podem ser potencializados, através de contatos além das fronteiras nacionais. A possibilidade de comunicar-se na língua inglesa pode tornar uma ocasião corriqueira em um poderoso elo de conexão para oportunidades na carreira.

Cultura e no lazer

O inglês faz parte do nosso cotiano e a tendência é que isso se intensifique ainda mais. Na música, na TV, nos momentos de lazer e diversão, possuir o domínio da língua inglesa permite aproveitarmos ainda mais. Ir num show de banda internacional e poder compreender a comunicação dos artistas com o público torna o momento ainda mais fantástico. Assistir um filme ou série sem legenda ou dublagem faz dele mais envolvente e interessante. Viajar em férias e poder interagir com os nativos através do inglês permite conhecer suas culturas e costumes de uma forma única. Isso além de evitar que você caia em enrascadas comuns em viagens internacionais.

Assim, já percebemos a importância da língua inglesa para a vida! Precisamos buscar formas de aprender essa língua para vivermos melhor no mundo moderno. Seja através de um curso, aulas particulares ou mesmo nas escolas. Além da melhor de todas as opões de aprendizagem: um intercâmbio cultural. E para esta opção a Optima Intercâmbio pode te ajudar em tudo. Desde a escolha dos melhores programas de acordo com o seu perfil à apoio total na organização e planejamento do seu intercâmbio. Faça contato com um de nossos consultores e conheça ótimas oportunidades de intercâmbio que cabem no seu bolso.

Inglês
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco