Por que o Dia Mundial do Rock é no 13 de Julho?

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é uma data amplamente conhecida se você é amante da cultura pop. Mas você sabe por que essa data foi a escolhida? Será que o Dia Mundial do Rock foi escolhido por acaso ou por que algum integrante do mundo das guitarras com toda sua excentricidade o selecionou? Essas e muitas outras curiosidades sobre o famoso dia 13 de julho você encontrará a seguir.

13 de julho, Dia Mundial do Rock

Para saber o porquê a data é escolhida para celebrar o Dia Mundial do Rock, façamos uma viagem ao passado, ao ano de 1985. Isso porque foi nesse ano que aconteceu um mega evento musical que marcou a história do Rock, chamado de Live Aid. Na ocasião, várias bandas de rock participaram do show, entre elas U2, Paul McCartney, Queen, Black Sabbath, The Who, Dire Straits, além de contar com a presença dos lendários Mick Jagger - vocalista do Rolling Stones - Phil Collins e Madonna.

Organizado por Bob Geldof, um cantor e compositor irlandês, o evento tinha como objetivo principal arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Dessa forma, o show aconteceu de forma simultânea em dois países diferentes, a saber: na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Enquanto na Inglaterra o evento aconteceu na cidade de Londres, nos Estados Unidos a cidade contemplada para receber o festival foi a Filadélfia. A emissora de BBC foi a responsável por transmitir os shows para diversos países ao redor do mundo. Tamanho impacto que obteve, tanto para as questões humanísticas na África quanto para a importância do Rock N' Roll como cultura, o dia 13 de julho ficou marcado como o Dia Mundial do Rock.

Outras celebridades que também participaram do Live Aid de 1985

Além dos artistas já citados acima, outras celebridades do gênero musical também participaram do famoso 13 de julho de 1985, que ficou marcado como o Dia do Rock. Entre eles podemos destacar Elton John, Keith Richards, David Bowie, Eric Clapton, Led Zeppelin, Ronnie Wood, e é claro, o Paul McCartney.

Músicas como Tears In Heaven, de Eric Clapton, e Stairway To Heaven, de Led Zeppelin, embalaram a multidão e estão no gosto popular há décadas. Além destas, Bohemian Rhapsody e We Are The Champions, ambas da banda Queen foram imortalizadas no Live Aid de 1985.

Na Inglaterra, o evento aconteceu no Estádio Wembley, localizado na cidade de Londres. Já nos Estados Unidos, o show foi realizado no Estádio John F. Kennedy, localizado na Filadélfia. Com performances únicas e timbres vocais peculiares, as celebridades do Rock N' Roll reuniram mais de 180 mil pessoas no Live Aid de 1985 e alcançaram mais de bilhão e meio de telespectadores em mais de cem países.

Curiosidades sobre o Dia Mundial do Rock

Você sabia que o Dia Mundial do Rock não é tão “mundial” assim? Isso porque o dia 13 de julho só é comemorado aqui no Brasil, graças às rádios 89 FM e 97 FM, ambas dedicadas ao gênero musical. Elas ficaram impressionadas com o mega evento da época e acabaram dando ouvidos a Phil Collins, que desejava que o dia 13 de julho ficasse conhecido como o Dia Mundial do Rock.

Feito! Pena que a moda só pegou aqui no Brasil, já que cada país comemora o estilo musical em datas diferentes.

Conheça o berço do Rock N' Roll

Se você é adepto do universo do rock e quer saber mais sobre o Dia Mundial do Rock, por que não conhecer de perto e viver tudo o que essa cultura proporciona? Por exemplo, na Inglaterra é possível conhecer vários pontos turísticos por onde passaram os Beatles. Inclusive existem tours programados onde você passará por todos estes locais e conhecerá a biografia do quarteto de Liverpool.

Agora se você sonha em conhecer os Estados Unidos, uma ótima pedida é visitar a fazenda onde aconteceu o lendário evento de Woodstock. Ela fica localizada na cidade de Bethel, no estado de Nova York. Para melhor se situar, o local onde reuniu diversos artistas e bandas renomadas do rock n' roll, como Jimi Hendrix, Grateful Dead,Joan Baez, Creedence, Jane Joplin e diversos outros, fica aproximadamente 3 horas de viagem da cidade de Nova York.

Esta é uma ótima oportunidade de aprimorar seu inglês e enriquecer sua cultura sobre o que para muitos é um estilo de vida! E claro, existem diversas outras opções de onde se fazer intercâmbio em inglês. Confira mais no nosso blog!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco