5 motivos sobre porque aprender um novo idioma

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você já se pegou pensando porque aprender um novo idioma? O que isso vai mudar na sua vida? Sim, isso pode ser um processo que leva tempo, muito estudo e muita dedicação, mas não tem nada mais recompensador do que ver o resultado no final, não é mesmo?

Aprender falar outros idiomas é algo fundamental nos dias de hoje. Ainda mais quando percebemos que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, integrado e interdependente. Nós separamos 5 motivos para você entender a importância da língua estrangeira na sua vida. Veja:

1. Por que aprender um novo idioma: Mercado de trabalho

Hoje em dia as empresas têm procurado profissionais que saibam lidar com diferentes tipos de povos e culturas. Além disso, cada vez mais as empresas e indústrias têm procurado expandir seus negócios e internacionalizarem-se. Contratar profissionais que saibam falar outras línguas é uma garantia de que eles acompanhem os novos projetos das empresas.

Da mesma forma, saber falar outro idioma é algo que vai te levar a alcançar novos objetivos profissionais, como vagas de trabalho em outros países, melhores cargos e salários. Aprender um novo idioma vai abrir portas para sua carreira profissional decolar!

E se apenas um novo idioma já o torna diferente de outras pessoas, imagina dois idiomas? Você se torna indispensável! É muito mais difícil uma empresa encontrar um profissional que fala fluentemente dois idiomas e isso pode ser o principal fator para você conseguir uma vaga de trabalho.

2. Por que aprender um novo idioma: rede de contatos internacional

Falar outro idioma significa que você poderá se comunicar de maneira muito mais eficiente com pessoas de outros países. Assim, você poderá conversar tranquilamente com pessoas de outros lugares do mundo que falam o mesmo idioma, fazer novas amizades e, também, fazer novos contatos profissionais.

Quando aprendemos uma nova língua nós ganhamos mais confiança, ficamos mais desinibidos ao falar com pessoas de outros países e, portanto, podemos construir uma rede de contatos ao redor de todo o mundo!

3. Por que aprender um novo idioma: conhecer novas culturas

Já pensou que legal aprender francês, por exemplo? Ou espanhol? Inglês nem se fala! Aprender um novo idioma vai abrir possibilidades infinitas de conhecer novas culturas. O aprendizado de uma língua está intrinsecamente ligado à conhecer novos costumes, novas crenças e novos povos.

Assim, quando você aprende um novo idioma, automaticamente você já aprende uma nova cultura. Será muito mais fácil se integrar e ter acesso a outras culturas do mundo inteiro apenas com o aprendizado de um idioma estrangeiro.

4. Aprender um novo idioma é cuidar da saúde

É cientificamente provado que, ao aprender um novo idioma, você estará treinando e exercitando seu cérebro. Assim, você irá fortalecer sua memória, poderá desenvolver suas habilidades multitarefa, bem como aumentar sua capacidade de tomada de decisão.

Assim, aprendendo um idioma, você poderá ter menos riscos de doenças que afetam a sua memória no futuro. Da mesma maneira, você poderá ter uma visão ainda mais generalizada e mais detalhista de situações onde a observação é muito importante.

Os cientistas também comprovaram que quem aprendem a língua de outros países podem ter mais concentração e capacidade de aprendizado. Seu processamento cognitivo será impulsionado, bem como a sua capacidade de absorver as informações que são lhe passadas.

Além disso, você terá uma oportunidade e tanto aprender melhor a sua própria língua nativa, uma vez que comparações serão feitas entre o seu idioma e o idioma do qual você estará aprendendo.

5. Por que aprender um novo idioma: para aprofundar seus estudos

Aqueles que desejam fazer um mestrado, doutorado e ingressar na carreira acadêmica precisam saber uma segunda ou, até mesmo, uma terceira língua. Outros idiomas são requisitos necessários para provas de seleção de cursos como esses.

Portanto, se você procura continuar seus estudos acadêmicos, aprender outro idioma é algo fundamental e imprescindível. Assim, você deve se preparar para o processo desde já.

Como aprender um novo idioma rapidamente

Viu só como aprender um novo idioma é algo imprescindível para a vida de qualquer pessoa? Seja para sua vida pessoal, profissional ou se você só quer viajar e conhecer o mundo, aprender um novo idioma é algo que vai ser um diferencial em qualquer momento da sua vida. Certamente, você será uma pessoa muito mais capacitada em diversos momentos.

Por isso, para aprender um novo idioma rapidamente, a maneira mais indicada é realizar um intercâmbio! Isso porque, quando você faz um intercâmbio, você viverá intensamente esse novo idioma. Você vai ter contato com pessoas que falam aquela língua 24 horas por dia, além de ter uma imersão cultural que ajuda ainda mais seu intercâmbio ser um sucesso.

E para realizar esse sonho de aprender um novo idioma no exterior, a Optima Intercâmbio está aqui para te ajudar! Nossa equipe especializada vai fazer com que seu intercâmbio seja uma experiência incrível e que você vai levar para o resto da vida. Entre já no nosso site e peça para nossos consultores entrarem em contato com você! O sonho de aprender um novo idioma está cada vez mais próximo!

Estudo
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco