Programas de estudo e trabalho no exterior

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A modalidade de intercâmbio estudo e trabalho no exterior, também conhecida como Study & Work, é aquela que permite que os alunos exerçam uma atividade remunerada ao longo de sua estadia fora do Brasil. A principal vantagem desse programa é que os alunos podem recuperar parte do dinheiro que investido nessa experiência. Para completar, o fato de estar trabalhando também auxilia no aprendizado do inglês. Sendo esta uma etapa importante para melhorar a proficiência no idioma.

Principais atividades para os estudantes com o nível de inglês básico no programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work)

Mesmo com um nível básico no idioma,é sim possível conseguir um trabalho em outro país. Porém, a falta de conhecimentos mais profundos do inglês acaba limitando as ofertas de emprego. Com o inglês básico as principais vagas, geralmente se limitam a serviços domésticos e trabalhos manuais.

Isso significa que os estudantes que se encaixam nessa categoria podem trabalhar como babás, auxiliares de limpeza. Outras vagas seriam ajudantes de cozinha com tarefa de lavar a louça, cortar alimentos, entre outras. Para os homens, ainda existe a possibilidade de encontrar um trabalho braçal, que exija especialmente a força física.

Apesar de serem posições simples, o trabalho no exterior (Study & Work) é um fator capaz de contribuir diretamente para que o nível de inglês do aluno melhore. Já com o nível intermediário de proficiência na língua, as possibilidades de emprego já se tornam bem mais amplas.

Atividades mais comuns para os intercambistas com o nível de inglês intermediário na modalidade de estudo e trabalho no exterior (Study & Work)

Para os estudantes que possuem um nível de inglês intermediário, as oportunidades de trabalho são mais atrativas e melhor remuneradas. O emprego mais comum e fácil de se encontrar é como garçom ou garçonete em restaurantes e bares. Além de existir uma boa oferta de empregos nesta área, especialmente nas grandes cidades, os estudantes costumam ganhar gorjetas. As conhecidas “tips” ajudam engordar o salário.

Também é possível conseguir trabalho como atendente em lojas e em pequenos comércios. Em certos casos, o nível de inglês dos estudantes precisa ser avaliado pelo empregador. Como o contato direto com o público é maior do que nos demais empregos citados, se faz necessária essa avaliação. Porém, caso aprovado, o intercambista do programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work) que conseguir um trabalho de vendedor irá usufruir de um bom salário e da chance de aprimorar constantemente o seu inglês. Apesar da grande demanda de empregos, o intercambista precisa se esforçar para encontrar o melhor trabalho disponível. Para isso, é essencial preencher o seu currículo de forma correta, além de adaptá-lo para o inglês, fatores estes que são determinantes em conseguir um bom trabalho durante o programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work).

Encare a oportunidade de participar do programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work) como um diferencial para o seu currículo

Em muitos casos, os estudantes que fazem parte do programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work) já são graduados no Brasil. Contudo, é muito importante não deixar que isso influencie na hora de aceitar um trabalho. Mesmo que estes sejam diferentes de sua área de formação, os empregos disponíveis para os intercambistas são importantes. Tanto para um aprendizado mais dinâmico do inglês, como para reaver boa parte do dinheiro investido.

Trabalhar em equipe e aprimorar habilidades em um outro idioma são fatores que diferenciam um profissional no mercado. Assim, ao voltar para o Brasil, ter feito parte do programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work) é algo que certamente fará a diferença no currículo. Sendo assim, o melhor é encarar essa experiência com bons olhos e com a ótima oportunidade que ela representará futuramente.

Conheça mais sobre o trabalho da Optima Intercâmbio no programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work)

Uma das agências mais importantes do país, a Optima Intercâmbio trabalha com diversas modalidades de intercâmbio. Incluindo o programa de estudo e trabalho no exterior (Study & Work). A Optima se destaca por prestar assistência aos seus estudantes em todas as etapas desse processo! O que é determinante para que os intercambistas possam curtir e aproveitar a experiência proposta pelo Study & Work.

Estudo Trabalho Exterior
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco