Você sabe com quantos anos pode fazer intercâmbio?

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Adolescentes estudando em uma sala de aula

Muitas pessoas sonham em estudar fora do país, mas ficam em dúvida sobre qual é a melhor idade para fazer intercâmbio. Será que existe uma idade mínima ou máxima para viver essa experiência?

Já te adiantamos que sim, existe uma idade mínima para fazer intercâmbio e vamos falar disso com detalhes neste artigo. Confira abaixo!

Com quantos anos pode fazer intercâmbio sozinho?

A resposta para essa pergunta depende muito do tipo de programa e do país escolhido. Cada curso e destino têm suas próprias regras e exigências em relação à idade dos estudantes.

A partir de 7 anos de idade já é possível fazer um intercâmbio, desde que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis. Esses programas são chamados de Intercâmbio em Família, e oferecem um pacote com cursos para os pais e para a criança. Esse tipo de programa geralmente acontece no período de férias escolares.

De modo geral, a idade mínima para cursos de idiomas no exterior é de 16 anos. No entanto, existem pacotes e planos para todas as idades, incluindo cursos voltados para pessoas com mais de 30, 40 ou 50 anos.

Saiba mais: Programas de intercâmbio e trabalho para mais de 30 anos

Para os adolescentes de 13 a 17 anos, há a opção de fazer um intercâmbio de férias. Esse programa é feito especialmente para menores de idade que desejam aproveitar suas férias para viver a rica experiência de um intercâmbio.

Outro programa muito procurado pelos adolescentes é o High School. Nesse tipo de intercâmbio, o jovem realiza um ano ou semestre acadêmico no exterior. A idade mínima é de 15 anos, já que essa é a idade que os alunos começam o Ensino Médio na escola..

Adolescentes estudando em uma sala de aula enquanto o professor ajuda uma aluna.

Tanto no High School quanto no intercâmbio de férias os estudantes podem ficar hospedados em casa de família ou em uma residência estudantil.

Existe idade máxima para fazer intercâmbio?

Uma das grandes belezas do intercâmbio é que não há barreiras de idade para realizar esse sonho! Muitas pessoas possuem a impressão de estarem “muito velhas” para viverem essa experiência, sendo que a grande verdade é que essa limitação simplesmente não existe.

Fazer intercâmbio na fase adulta pode trazer muitas vantagens, como maior independência, maior controle financeiro, foco na carreira e na construção de currículos mais atrativos. Tudo isso tendo chances de conseguir um trabalho no exterior..

É por isso que muitas escolas fazem cursos específicos para cada idade. Pois desse modo as pessoas não se sentem deslocadas em uma sala com alta diversidade de faixa etária.

Tipos de programas recomendados para cada idade

A escolha do tipo de intercâmbio não se limita à idade. Existem outros fatores muito importantes como objetivo, destino, preço e perfil do intercambista. Mas as recomendações quanto a idade, que listamos abaixo, podem lhe dar uma direção de qual caminho seguir.

Abaixo listamos os programas voltados para cada faixa etária. Veja a seguir:

De 13 a 17 anos

Para os adolescentes de 13 a 17 anos, os programas mais indicados são os intercâmbios de férias, que combinam o aprendizado do idioma com atividades culturais e recreativas em grupo. Esses programas são ideais para quem quer se divertir, fazer novos amigos e ter uma primeira experiência no exterior.

De 18 a 25 anos

Para os jovens de 18 a 25 anos, os programas mais indicados são os cursos de idiomas ou os programas de trabalho e estudo. Esses programas são ideais para quem quer aprimorar o idioma, ganhar experiência profissional e crescer na carreira profissional.

De 26 a 40 anos

Para os adultos de 26 a 40 anos, os programas mais indicados são os cursos voltados para especializações profissionais, como Business English, Marketing, Management, entre outros. Esses programas são ideais para quem quer se qualificar na sua área de atuação, ampliar seus conhecimentos e se destacar no mercado.

Acima de 40 anos

Idosos estudando em uma sala de aula.

Para os adultos acima de 40 anos, os programas mais indicados são os cursos de idiomas específicos para essa faixa etária, que levam em conta as necessidades e os interesses desse público. Esses programas são ideais para quem quer aprender ou aperfeiçoar o idioma, conhecer novas culturas e pessoas.

Como você pode ver, não importa a sua idade, sempre há um programa de intercâmbio que se encaixa com o seu perfil e com os seus objetivos. O importante é pesquisar bem as opções disponíveis, escolher um destino que lhe agrade e se preparar para viver uma experiência incrível.

A Optima está aqui para te ajudar!

Nosso time de consultores especialistas em intercâmbio está preparado para te ajudar na escolha do melhor destino e do melhor curso, de acordo com as suas necessidades! A Optima Intercâmbio oferece cursos de idiomas, trabalho e estudo, férias para adolescentes, especialização profissional e muito mais!.

Além disso, com a gente você tem todo o suporte necessário para fazer um intercâmbio tranquilo e seguro - do momento que você escolhe o seu destino até a sua volta para o Brasil! Entre em contato conosco e faça o seu orçamento sem compromisso!

Tenha o intercâmbio que você merece! Solicite seu orçamento já!
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco