Quais são as vantagens de um intercâmbio High School?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Um dos programas de intercâmbio mais procurados pela galerinha mais jovem é o High School. Antes de mandar seus filhos para estudar em outro país, muitos pais e familiares têm muitas questões a respeito desse tipo de programa de intercâmbio. A verdade é que fazer um intercâmbio High School é muito mais simples e tranquilo do que parece, ainda mais se você escolher fazê-lo com ajuda da Optima Intercâmbio.

Para ajudar você nessa decisão de fazer um intercâmbio no ensino médio, nesse post nós te apresentamos alguns pontos positivos que valem a pena ser considerados na hora de decidir sobre o programa de High School.

1. Embarcar para um intercâmbio de High School pode transformar a vida do jovem

O intercâmbio High School é voltado para uma faixa etária (entre 15 e 18 anos) que é cercada por descobertas e novas experiências. Um intercâmbio no Ensino Médio pode contribuir para que o jovem se torne uma pessoa responsável e dedicada ainda mais cedo.

O intercâmbio High School forçará o jovem a resolver seus problemas sozinho e se adaptar às mais diversas situações por conta própria. Ter esse senso de responsabilidade logo cedo ajuda o estudante a ser uma pessoa mais madura e flexível. Por isso, investir em um High School como intercâmbio é significa aproveitar esse momento da vida para aprender a ser uma pessoa mais independente, o que, consequentemente, é algo que pode transformar a vida do estudante!

Saiba mais: Programas de intercâmbio High School

2. Fazer um intercâmbio de High School é um momento perfeito para aprender um novo idioma!

O mais interessante é que o estudante já tenha uma boa base do idioma do destino, isso porque as aulas são ministradas no idioma local. Apesar disso, o High School é o momento ideal para desenvolver esse idioma, uma vez que os jovens têm bastante tempo e disposição para se dedicarem à aprendizagem durante o intercâmbio.

Assim, estudando no exterior o intercambista poderá melhorar o idioma e lapidá-lo dentro e fora da sala de aula, contando com a ajuda da imersão cultural, a qual apenas o High School e o intercâmbio podem promover!

3. Fazer um programa de intercâmbio no Ensino Médio é investir no futuro

O momento do ensino médio é decisivo para os jovens brasileiros. É quando eles podem decidir qual universidade escolher, o curso que desejam seguir carreira e identificar melhor suas aptidões e preferências. Dessa forma, fazer um intercâmbio durante o Ensino Médio pode abrir novas oportunidades e novos horizontes para aquele jovem estudante que está indeciso sobre qual carreira seguir.

Além disso, cursar um ano do ensino médio no exterior pode abrir portas para aquele estudantes que desejarem cursar uma universidade no exterior, uma vez que ele já dominará o idioma. Os estudantes também podem se inscrever em provas de ingresso para as universidades de outro país, já que ele terá uma maior noção sobre o que elas exigem.

Há algumas escolas que oferecem disciplinas e atividades voltadas à área de atuação na qual o jovem deseja seguir. Isso é fundamental para que ele já tenha um certo contato com a universidade e, também, tome a melhor decisão profissional.

A partir daí, tudo é consequência: o estudante pode se imaginar morando em outro país para cursar o ensino médio, ingressar em uma universidade renomada no exterior e, finalmente, com uma carreira internacional consolidada e de sucesso! Incrível, não é mesmo?

4. Novas experiências durante o intercâmbio no Ensino Médio

Que um intercâmbio não tem idade para se fazer isso nós já sabemos. Mas descobrir o mundo durante a idade do ensino médio pode ser ainda mais enriquecedor. O estudante poderá conhecer novas pessoas, diferentes costumes, tradições e, consequentemente, aprimorar ainda mais seus conhecimento gerais.

Essas novas experiências serão muito valorizadas no futuro. O mercado de trabalho procura cada vez mais por profissionais multidisciplinares e que saibam lidar com diferentes realidades e culturas. Por isso, fazer um intercâmbio antes dos 20 anos poderá contribuir nas experiências de vida do intercambista, transformando-o em um profissional ainda mais qualificado.

5. Fazer um High School é uma oportunidade para estudar em instituições de alta qualidade

É inegável a qualidade dos sistemas educacionais dos países que contam com programas de intercâmbio de High School. Por mais que aqui no Brasil existam escolas e colégios de excelente qualidade, poucos são aqueles que têm certificações internacionais.

Fazer um programa de High School é, portanto, uma boa oportunidade para estudar em escolas de alta qualidade acadêmica, com um corpo docente especializado em receber estudantes internacionais e que têm reconhecimento de órgãos internacionais de ensino.

Veja também: Intercâmbio Teen e as suas vantagens

Neste sentido, o estudante de High School poderá estudar tanto em escolas públicas como escolas particulares dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda ou Nova Zelândia.

6. O jovem poderá conhecer novos amigos do mundo todo

Normalmente, as escolas onde o jovem estudará recebem intercambistas do mundo todo, além de contar com alunos daquele país. Dessa forma, o jovem poderá conhecer e fazer amizades de todas as partes do mundo.

O intercâmbio costuma ser uma experiência muito intensa e compartilhar esses momentos com outros estudantes da mesma faixa etária fará com que eles criem laços muito fortes e que são levados para o resto da vida.

Com isso, além de poder ampliar sua visão de mundo e desenvolver suas autoconfiança e independência, os estudantes conhecerão pessoas importantes em um momento tão especial. Isso ficará guardado para sempre na memória do estudante!

Entenda mais o programa de intercâmbio High School

Depois de conhecer todas essas vantagens de se fazer um programa de intercâmbio High School, é preciso conhecer como ele funcional.

A primeira coisa a se ter em mente é que a idade para esse tipo de programa pode variar entre 15 e 18 anos, a qual é a idade em que o estudante está no ensino médio aqui no Brasil. Ele deverá, inclusive, estar cursando esse período na escola ou, então, prestes a entrar no primeiro ano do ensino médio.

Durante o programa de High School o jovem estudará as disciplinas comuns que já estão presentes no currículo de escolas brasileiras, como matemática, física, biologia, química, geografia e história.

Mas, além disso, cada país e cada escola têm programas diferentes, os quais podem incluir disciplinas diferentes das que estamos acostumados no Brasil, como atividades esportivas (dança, futebol ou atletismo), atividades artísticas (bandas, orquestras, gastronomia, atividades manuais ou fotografia) e, até mesmo, atividades que envolvam um terceiro idioma (espanhol, francês, chinês, alemão…).

O programa de intercâmbio High School é extremamente diversificado e é possível adaptá-lo às necessidades dos estudantes, especialmente no que diz respeito às atividades extras ou no ensino de idioma. Há testes que definirão qual é o nível do idioma do estudante para que ele estude inglês em uma turma adequada, por exemplo.

Além disso, os papais e mamães podem ficar despreocupados, uma vez que o intercâmbio High School é feito com toda a segurança e há o acompanhamento de responsáveis em todos os momentos.

Segurança e qualidade durante o High School é com a Optima Intercâmbio!

Nós sabemos como pode ser difícil enviar seu filho ou filha para estudar tanto tempo longe de casa. Por isso a Optima Intercâmbio tem compromisso com a segurança do estudante independentemente do tipo de programa ou destino escolhido.

Nós temos uma equipe dedicada e especializada que poderá desvendar todos os medos e inseguranças quando o assunto é intercâmbio High School. E, claro, com a Optima você não precisa se preocupar com nada: nossa equipe fornece uma consultoria especializada em todas as etapas do intercâmbio do seu filho ou filha: desde os primeiros planejamentos até o retorno do estudante ao Brasil!

Quer conhecer um pouco mais sobre o intercâmbio High School? Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível ajudar você e seu filho/filha nessa nova etapa da vida!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco