Visto canadense: quais são e como tirar!

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Seja pela alta qualidade de vida ou pelo nível de excelência educacional, o Canadá é um país que atrai cada vez mais estudantes internacionais. Mas uma pergunta que muitos se fazem é a respeito do visto canadense. Brasileiros precisam de visto para o Canadá?

No post de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre o visto do Canadá para brasileiros e como tirar esse visto canadense. Assim, seu intercâmbio ficará ainda mais simples com a nossa ajuda!

Quem precisa de visto para o Canadá?

Todos os brasileiros que viajarão para o Canadá precisam de visto. Então, se você vai apenas passar alguns dias viajando pelo país ou vai fazer um intercâmbio de qualquer duração, é necessário solicitar um visto para entrar no Canadá.

Ou seja, você precisa de um visto para qualquer viagem para o Canadá. Aqui na Optima nós recomendamos que você procure fazer a solicitação deste documento com antecedência mínima de 90 dias úteis antes da sua data de embarque.

A única exceção a essa regra é para quem tem direito a uma "eTA", que é uma autorização eletrônica de viagem. Nós vamos falar um pouco mais sobre ela abaixo.

Quais são os tipos de visto para intercâmbio no Canadá?

No geral, existem dois tipos de vistos canadenses para quem vai fazer intercâmbio. O visto de turismo, que é o mesmo oferecido a quem vai fazer uma viagem de turista, e o visto de estudos.

Visto de Turismo - Visitor Visa

Este tipo de visto é ideal para quem vai visitar o Canadá por um curto período de tempo. O nome correto dado pelo governo do Canadá é Visitor Visa (Temporary Resident Visa), mas, por ser o visto que turistas necessitam solicitar, ele é chamado informalmente de visto de turismo.

Normalmente, o Governo Canadense permite que você fique no país por até seis meses, desde que o seu visto e o seu passaporte estejam válidos.

O visto de turismo ainda permite que você entre e saia do Canadá múltiplas vezes durante a sua validade, que é de 10 anos ou até que o seu passaporte expire.

Este visto não é recomendado para quem vai fazer um curso de graduação no Canadá, por exemplo, já que este tipo de curso costuma durar mais do que seis meses.

Com o visto de turismo no Canadá, você não tem permissão para trabalhar no país em nenhum momento, mesmo que esteja fazendo um curso de intercâmbio.

Visto de Estudante - Study Permit

Na verdade, o termo correto que a imigração canadense utiliza é "Study Permit" ou, em bom português, "permissão para estudos". Segundo o próprio site da imigração do Canadá, essa permissão não é um visto.

Na verdade, quando você solicita essa permissão para estudos, o Governo Canadense automaticamente lhe dá um um visto do tipo Temporary Resident com a permissão de estudos.

Dependendo do seu passaporte, o governo canadense lhe dará uma eTA ao invés de um visto do tipo Temporary Resident. Na prática, você não precisa se preocupar com isso, pois nada muda no seu dia-a-dia de intercâmbio no Canadá.

Quem vai fazer um curso de graduação ou pós-graduação no Canadá pode ser elegível para um período de trabalho no país, desde que o curso cumpra os requisitos impostos pela imigração canadense.

eTA - Electronic Travel Authorization

Nós já falamos nesse post aqui sobre a eTA Canada. Ela é um documento eletrônico associado ao seu passaporte que isenta o viajante de um visto para o Canadá.

Não são todas as pessoas que são elegíveis para uma autorização de viagem como esta. Na verdade, como brasileiro, é necessário cumprir requisitos como ter possuído um visto canadense nos últimos 10 anos ou um visto americano válido de não imigrante (negócios ou turismo).

Além desses requisitos, você só pode solicitar uma eTA caso você esteja entrando no Canadá por via aérea. Por exemplo: se você resolver viajar para os Estados Unidos antes de fazer o seu intercâmbio e decidir entrar no Canadá via rodovias, a eTA não é válida e você será impedido de entrar no país.

Se você vai estudar na província de Québec…

Se você pretende fazer seu intercâmbio em cidades como Montreal ou Ville de Québec, você também precisa se aplicar para um Quebec Acceptance Certificate (CAQ).

Essa permissão é exigida para todos os estudantes estrangeiros que buscam fazer um programa de treinamento com duração superior a 6 meses em uma instituição reconhecida pelo Ministère de l'Éducation et de l'Enseignement Supérieur ou outro ministério do Governo de Québec.

Mudanças devido à COVID-19

Atualmente, todos os estudantes que farão um intercâmbio no Canadá, independentemente do curso ou do tempo de duração, deverão solicitar uma permissão para estudos caso queiram embarcar para o país durante este período de pandemia.

Isso significa que, se você busca fazer um intercâmbio de um mês no Canadá, por exemplo, deverá solicitar o "visto de estudante" que falamos acima, que é a permissão para estudos no Canadá.

Quanto custa tirar os vistos canadenses?

No site do Governo Canadense você encontra quais são as taxas oficiais para solicitar um visto canadense.

Para uma permissão de estudo, você deve pagar uma taxa consular (valor para a imigração do Canadá) de CAD $150 por pessoa + o valor de CAD $85 para coleta de dados biométricos.

Já no caso de vistos de visitante (residência temporária), a taxa consular custa CAD $100 por pessoa + a quantia de CAD $85 para coleta dos dados biométricos.

A Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) tem um valor bem inferior, custando apenas CAD $7 por autorização.

Como tirar um visto canadense?

Se você vai fazer seu intercâmbio no Canadá, basicamente existem duas maneiras de obter seu visto.

A primeira maneira é contratar uma assessoria para vistos. Aqui na Optima temos uma consultoria parceira especializada em vistos internacionais e que te auxiliará com todo o passo a passo da sua aplicação.

Contratar uma assessoria especializada garantirá que todo o processo seja sem nenhuma preocupação para você, além de impedir que erros aconteçam durante a sua aplicação.

Se você quer consultar a respeito da nossa consultoria parceira, clique aqui! Em breve nós entraremos em contato com você!

Mas você também pode fazer a sua aplicação sem nenhum tipo de assessoria. Para isso, você deve entrar no site do Governo do Canadá e seguir todo o passo-a-passo de aplicação, como preenchimento de formulários de aplicação e envio das fotos dos documentos necessários.

É válido ressaltar que, caso você faça sua aplicação sem a ajuda de uma assessoria especializada, qualquer erro de preenchimento nos formulários de solicitação ou envio de documentos errados podem causar uma resposta negativa para o seu visto canadense. Por este motivo, nós recomendamos muito que você faça sua aplicação ao visto com uma assessoria especializada.

Partiu fazer intercâmbio no Canadá?

Se você busca uma agência de intercâmbio especializada para te auxiliar com todo o processo de estudos no exterior, a Optima é a agência para você!

Nós temos mais de dez anos de experiência com o mercado de estudos internacional, já auxiliamos milhares de estudantes ao longo de todo esse tempo e somos uma agência líder em qualidade, segurança e transparência!

Com a Optima, o seu intercâmbio é garantia de sucesso! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Tenho certeza que você fará um intercâmbio incrível com a nossa ajuda!

Toronto Vancouver Montreal
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco