Conheça Valeta, a capital de Malta

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A cidade de Valeta, que em inglês se escreve Valletta, é a capital da República de Malta, o famoso arquipélago turístico europeu. A cidade é oficialmente a menor capital da Europa, com quase 6.000 mil habitantes e apenas 0,8 km2 de área.

Apesar disso, não subestime Valeta pelo seu tamanho. A cidade tem uma grande importância histórica e cultural, abrigando um grande conjunto de catedrais, museus e monumentos clássicos. Cada uma das construções da cidades conta histórias de épocas variadas, por isso se tornou um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Além disso, a cidade é uma das mais importantes do país, estando rodeada por diversos outros destinos incríveis, que iremos explicar por aqui. Por isso, Valeta é um ótimo lugar para quem deseja explorar a ilha de Malta e ter uma experiência cultural enriquecida.

Onde fica a capital da ilha de Malta?

A República de Malta é formada por 3 ilhas: Malta, Comino e Gozo. A capital do país, Valeta, se situa na costa leste da ilha, na ponta da península de Sciberras. Desse modo, Valeta está cercada por duas baías em suas laterais.

Veja abaixo uma mapa da cidade de Valeta:

Pela sua grande importância cultural e seus portos naturais, como o Grand Harbour, a cidade tem uma grande atividade turística, que é a principal fonte econômica do país. A indústria de cruzeiros, por exemplo, tem uma grande importância na cidade.

História da cidade Valeta

Malta tem uma longa e antiga história, que tem seu início desde os períodos pré-históricos. Apesar disso, a cidade de Valeta só começou a ser construída no século 16, antes disso, o local era apenas uma península que abrigava uma torre de vigia.

O país estava sob a posse da Ordem de São João, que se tornaram os Cavaleiros de Malta, quando o Fort Saint Elmo foi construído. Uma década depois, o forte caiu para o Império Otomano, mas os cavaleiros eventualmente venceram a guerra e defenderam a ilha.

Forte Saint Elmo em Valletta - Dion Hinchcliffe, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Após isso, o Grande Mestre da Ordem decidiu construir uma cidade no local, que recebeu o seu nome, Jean de Valette. Portanto, a data de fundação oficial de Valeta é 1566. Após isso, o país passou pelo domínio francês e inglês antes de sua independência em 1964.

Com toda essa história, Valeta se tornou um exemplo notável de planejamento urbano renascentista, com ruas bem planejadas e edifícios históricos que refletem a grandeza de sua época. Em 1980, Valeta foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O que fazer em Valeta, a capital de Malta?

Explorar os Maravilhosos Monumentos Históricos

Valeta é uma cidade que abriga uma grande quantidade de monumentos históricos. Ao todo, a cidade tem 320 monumentos espalhados pelas suas ruas estreitas. O que a torna uma das áreas históricas mais concentradas do mundo.

Entre os principais edifícios do país está a belíssima Co-Catedral de São João. O seu interior é ricamente decorado e abriga obras de arte clássicas, como pinturas de Caravaggio e túmulos dos principais cavaleiros.

Interior da Co-Catedral de São João - Boguslaw Garbacz, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

E o Palácio do Grão-Mestre, que oferece uma visão fascinante da história dos Cavaleiros de São João. Não perca a oportunidade de visitar o Museu Nacional de Arqueologia, que abriga artefatos impressionantes da pré-história de Malta.

Você também pode visitar a Catedral de São Paulo Anglicano, cuja torre ilustra o cenário da cidade de todas as pessoas que a veem de longe. A monumental Basílica de Nossa Senhora do Monte Carmelo também é um prédio que chama a atenção por sua beleza.

Por todos esses monumentos e edifícios históricos juntos, Valeta recebeu o título de museu à céu aberto.

Aproveitar a Vida Noturna

A vida noturna em Valeta é vibrante, você pode visitar bares, pubs e restaurantes tradicionais da região. Você também pode se interessar por programações culturais, como em teatros e museus da cidades.

A Strait Street, é uma das principais ruas da cidade, e você com certeza encontrará diversão por lá. Se quiser conhecer as famosas festas maltesas, a cidade vizinha, St. Julian 's pode ser uma boa opção.

Passear na natureza

Para os amantes da natureza e atividades ao ar livre, Valeta não decepciona. Você pode caminhar pelas históricas ruas da cidade, desfrutar de vistas panorâmicas do Upper Barrakka Gardens ou fazer um passeio de barco ao redor do Grande Porto.

Great Harbour em Valleta

As praias próximas são um show à parte, Malta é mundialmente reconhecida por suas paisagens paradisíacas com águas cristalinas.

Melhores lugares para visitar perto de Valeta

A localização privilegiada de Valeta, bem no centro de Malta, proporciona uma grande variedade de opções para passeios durante seu intercâmbio. Preparamos alguns dos melhores destinos para você conhecer enquanto estiver na ilha.

Sliema e St. Julian's

Sliema e St. Julian's são duas das cidades mais populares próximas da capital Valeta. Sliema é conhecida por suas excelentes opções de compras, restaurantes e cafés à beira-mar.

Enquanto isso, St. Julian's é o centro festivo e animado de Malta, com uma variedade de bares, clubes e restaurantes. Se você busca um lugar para se divertir, visitar St. Julian's é uma ótima opção.

Ambas as cidades são facilmente acessíveis de Valeta, desse modo, você pode visitá-las em pequenas viagens de bate e volta.

As Três Cidades

Bem ao lado de Valeta, em duas penínsulas que dividem o Grande Harbour, estão as famosas Três Cidades de Malta. Foi nessas cidades que o Grande Cerco de Malta foi vencido pelos Cavaleiros da Ordem. Assim as cidades receberam os nomes: Vittoriosa, Senglea e Cospicua.

Elas são cidades fortificadas e históricas, com catedrais, monumentos e ruas sinuosas, que contam a história da ilha de Malta durante os séculos passados.

Blue Grotto e Templos de Ħaġar Qim

Na costa sul de Malta, você irá encontrar atrações como a Blue Grotto, que é um excelente destino para um passeio de barco. O local se trata de uma série de cavernas marinhas famosas pelas suas águas cristalinas e paisagens azul turquesa.

Bem perto dali, você encontrará os Templos de Ħaġar Qim, um dos sítios pré-históricos mais importantes de Malta, que datam de 3600 a.C.

Mdina

Conhecida como a "Cidade Silenciosa", por suas ruas tranquilas, Mdina é um antigo centro de Malta com uma história que remonta a mais de 4000 anos. A cidade é murada e formada de estruturas feitas com pedra calcário.

Hoje, Mdina é uma das cidades antigas mais bem preservadas da Europa, o que fez com que fosse escolhida para ser um dos cenários da série Game of Thrones. Visite a bela Catedral de São Paulo, as muralhas da cidade e o Palazzo Falson.

Conheça a capital de Malta com a Optima

E aí, o que achou da "grandiosa" capital de Malta? Valeta é verdadeiramente uma cidade incrível, que tem capacidade de transformar a sua experiência de intercâmbio em momentos realmente inesquecíveis!

Você também pode realizar esse sonho! A Optima está aqui para te mostrar que o sonho do intercâmbio é possível, e que você pode realizá-lo com tranquilidade e segurança. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado gratuito para começar a planejar seu intercâmbio hoje mesmo!

Valletta
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco