Planejamento financeiro do seu intercâmbio

O intercâmbio cultural é um grande investimento que fazemos para a vida pessoal e profissional! E assim como em outros grandes projetos de vida, o custo alto se torna um obstáculo! Para a realização de sonhos que demandam altos valores é preciso muito planejamento! A partir desta palavra tudo se torna possível quando traçamos nossas metas. O planejamento financeiro do seu intercâmbio está entre as primeiras etapas para que ele se torne realidade.

Sonho e planejamento financeiro do seu intercâmbio

Antes mesmo de organizar as finanças é preciso por sentido no seu sonho! O que te levou a querer realizar um intercâmbio? Qual o retorno que isto trará à sua vida pessoal e profissional? As respostas para estas perguntas darão motivação para que os esforços necessários sejam feitos. Muitas vezes será preciso abrir mão de coisas para conseguir alcançar o objetivo traçado. Retirar gastos supérfluos, diminuir a quantidade de programas de lazer, cortar aquele cafezinho especial diário… São várias as formas de você conseguir economizar dinheiro para uma realização maior.

Etapas do planejamento financeiro do seu intercâmbio

Após você incluir o intercâmbio entre seus objetivos, ponha tudo isso no papel. Defina onde você quer estudar e que tipo de formação atenderá melhor você. É importante estar claro se é apenas o idioma ou se outras atividades fazem parte do que você procura. A partir da escolha do local e do tipo de curso, será importante pesquisar sobre os custos para a realização do intercâmbio.Calcular e fazer o planejamento financeiro do seu intercâmbio

Existem alguns itens que servem como base para o levantamento das despesas. Seriam eles: taxas com visto e passaporte, valor do curso, passagens aéreas, transporte, seguro saúde e medicamentos, moradia, alimentação, despesas estudantis, despesas pessoais e compra de moeda estrangeira. Esta relação de gastos são fundamentais para você conhecer o custo de um intercâmbio. Para se chegar ao valor mais próximo da realidade do seu sonho, trace o tempo de duração do seu intercâmbio e cruze com o custo para se ficar no intercâmbio durante determinado período.

Após o levantamento do custo do intercâmbio, é hora de viabilizar os recursos para sua realização.

Economias pré-intercâmbio

A viagem começa desde o primeiro dia em que você coloca o planejamento financeiro do seu intercâmbio na prática! Mas existe algumas áreas principais que merecem atenção para o seu objetivo de economizar para o objetivo traçado.

Embora muitos deixem para se preocupar com a compra de moeda estrangeira próximo à data do embarque, o ideal é colocar esta etapa entre os primeiros passos para se alcançar maior economia. O câmbio é o fator determinante para este gasto, e é consequência do contexto político e econômico. Portanto, deve-se ter muita atenção ao que ocorre no país diariamente. Ciente do quanto precisará em moeda estrangeira para sua viagem, trace um planejamento para comprar este dinheiro ao longo da preparação. Seja através da compra de dinheiro em espécie ou utilizando carregamento de um cartão internacional de débito, faça compras toda vez que houver quedas significativas no câmbio.

Planejamento financeiro do seu intercâmbio

A compra das passagens aéreas também é uma ação que poderá causar efeito nas economias para o intercâmbio. Pelo seu alto custo, o planejamento e auxílio para uma compra eficiente permitirão uma economia significativa. Através do departamento aéreo da Optima, você receberá orientações do melhor momento e as melhores opções de compra de passagens.

Por fim, e a melhor forma de gerar economia para o intercâmbio, é através da organização financeira do dia a dia. Crie uma planilha de despesas, lançando sobre ela seus gastos diários. Ao final de cada mês, analise os pontos que mais consumiram suas receitas. A partir desta análise você saberá como e onde atacar para diminuir despesas e juntar mais dinheiro. A disciplina em poupar e a força para controlar gastos desnecessários serão fundamentais no planejamento para o seu intercâmbio.

Economias do dia a dia do intercâmbio

Já que o investimento em um intercâmbio é alto, o jeito é buscar alternativas para economizar no que for possível. O dia a dia da maioria dos intercambistas é como o de um jovem universitário! Cheio de programas e atividades, mas com a grana curta! Dessa forma é preciso de muito planejamento financeiro do seu intercâmbio! Só assim você consegue controlar gastos para poder aproveitar ao máximo possível esta experiência.

Algumas dicas para gastar menos durante o intercâmbio são:

1- Evitar o uso de cartão de crédito. Esta modalidade torna o consumo ainda mais caro, pois além do valor do produtos será cobrado o IOF de cada operação. A nossa dica é o estudante utilizar o cartão de débito internacional Multi-Moedas. Através da Optima você poderá aderir a este produto e conseguir vários benefícios que ele possui. O dinheiro em espécie deverá ser utilizado apenas para despesas que só aceitam esta forma de pagamento.

2- Outra forma do estudante conseguir fazer economias diárias é através da carteirinha de estudante. Não deixe de fazer a sua para conseguir descontos em transporte público, eventos de lazer como shows e passeios turísticos, até mesmo em cinemas.

3- Uma das grandes despesas da vida de intercambista é com alimentação. Busque locais que ofereçam comida com preço justo. Também tente transportar lanches para comer quando estiver fora de casa por muito tempo.

4- Intercâmbio em países desenvolvidos oferece também oportunidades de economia em transportes alternativos e ecologicamente corretos. Se você tiver esta oportunidade, utilize as ciclovias. Além de economizar dinheiro com transporte, ainda cuidará da sua saúde.

Usando a ciclovia para planejamento financeiro do seu intercâmbio

A Optima e o planejamento financeiro do seu intercâmbio

Para tornar seu sonho de intercâmbio em realidade, a Optima oferece todo o apoio necessário. Da escolha do curso e destino à conquista do visto. Do pré-embarque ao pós-intercâmbio nossa equipe estará totalmente engajada no auxílio de nossos clientes. A experiência de conhecer um país e sua cultura profundamente, além de poder aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar em algum setor específico são oportunidades únicas e que merecem todo esforço e investimento. Realize este sonho, e conte com a Optima para te ajudar!Planejamento financeiro do seu intercâmbio

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09