Austrália: curiosidades que você precisa saber antes do seu intercâmbio!

12 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
curiosidades sobre a australia

Vai fazer um intercâmbio na Austrália e não conhece nada sobre a Terra dos Cangurus? Então, precisamos te dizer que o país não é só praia, cidades lindas e animais estranhos não, viu? Muito pelo contrário

Se você quer descobrir um pouco mais sobre esse país incrível, nesse post nós te falamos um pouco sobre a Austrália e suas curiosidades incríveis!

1. 85% da população vive regiões de praias

Nesta primeira curiosidade da Austrália, precisamos dizer que a Terra dos Cangurus é um país imenso - tão continental quanto o Brasil. Além disso, o país tem uma das maiores regiões costeiras do mundo.

Mas há um grande vazio demográfico no seu interior. Desde a sua colonização, as suas principais cidades cresceram ao longo da costa, especialmente a Costa Leste.

Por isso, cerca de 85% da população é moradora de regiões litorâneas ou que ficam a cinquenta quilômetros do mar.

2. É um dos melhores lugares do mundo para se viver!

Outra das grandes curiosidades da Austrália é o fato do país ser eleito frequentemente como um dos melhores lugares do mundo para se viver. Além disso, a Austrália é o segundo país com o maior IDH no mundo, atrás apenas da Noruega!

No ranking de 2021 da Revista The Economist, das 10 melhores cidades do mundo para se viver, quatro delas ficam na Austrália! E todas essas cidades são grandes destinos de intercâmbio!

Que tal fazer seu intercâmbio em uma delas?

3. Austrália e suas curiosidades: você sabe qual é a capital da Austrália?

Se você pensa que Sydney ou Melbourne são a capital da Austrália, você está muito enganado! A verdade é que a capital da Austrália é a cidade de Camberra!

A Austrália é um país muito parecido com o Brasil em diversos aspectos, e quando falamos sobre capitais nacionais, mais uma vez nos deparamos com uma similaridade.

Tanto Camberra quanto Brasília são cidades construídas para serem a sede administrativa dos países, além de compartilharem um um incrível planejamento urbano!

4. A Austrália é o lugar perfeito para fazer intercâmbio!

Uma grande curiosidade da Austrália para quem busca fazer intercâmbio é o fato de o país ser um grande destino de intercâmbio. O governo investe muito dinheiro para fazer o setor educacional atrair um grande número de estudantes internacionais anualmente.

Um reflexo disso é o fato de o país possuir um dos melhores sistemas de ensino do mundo, com instituições de altíssima qualidade tanto para ensino superior quanto para estudos de idioma.

Só para você ter ideia, no ano de 2019 a Austrália foi o destino para pouco mais de 950 mil estudantes do mundo todo. O Brasil está entre os lugares que mais enviam estudantes, ficando em quarto lugar no ranking!

5. Curiosidades da Austrália: algumas das melhores universidades do mundo ficam lá!

Como você já deve ter percebido até aqui, a Austrália é um destino de intercâmbio incrível para quem busca ensino de qualidade.

Por isso, se você sonha em fazer uma graduação ou pós-graduação na Terra dos Cangurus, vale a pena dizer que algumas das melhores universidades do mundo ficam por lá!

Seis universidades australianas estão entre as 100 melhores do mundo de acordo com o World University Rankings 2021. Instituições como a University of Melbourne e a University of Sydney encabeçam a lista.

6. A Austrália é um excelente país para quem quer imigrar

Apesar de a Austrália não ter o processo menos burocrático para quem busca morar definitivamente em outro país, as chances são muito grandes de conseguir um visto de residência permanente e, até mesmo, uma cidadania australiana.

Grande parte deste processo é facilitado por quem busca fazer um curso de estudo e trabalho na Austrália e acaba se desenvolvendo no país. Para muitas pessoas, este tipo de intercâmbio é o ponto de partida para se conseguir viver definitivamente na Austrália!

7. Curiosidades da Austrália: há uma grande diversidade cultural

Outra das grandes curiosidades australianas é o fato de o país possuir uma grande diversidade cultural. Isso se deve a alguns fatos.

Dentre eles, podemos citar a facilidade de imigração, que atrai, todos os anos, um grande número de pessoas de outro país. Segundo o censo australiano de 2016, cerca de 26% dos moradores da Austrália nasceu em outro país.

A cultura australiana é bastante influenciada por estes imigrantes, que transformaram a Austrália em um dos destinos mais multiculturais do mundo.

Quando falamos em diversidade cultural na Terra dos Cangurus, outra das curiosidades da Austrália é o fato da influência dos povos aborígenes, que são os povos originários da terra. Hoje em dia, há uma grande proteção das culturas desses povos, além de existir muitos lugares onde você pode conhecer de perto um pouco sobre a cultura aborígene na Austrália

8. Um dos últimos lugares a serem descobertos pelos europeus

Essa curiosidade da Austrália muita gente não sabia! O país foi um dos últimos territórios a serem descobertos e colonizado pelos europeus, juntamente com a Nova Zelândia, sua vizinha.

Apesar de muitos já afirmarem a existência de um continente ao sul do mundo muito antes. Foram necessários mais de 300 anos para o sucesso das expedições ao sul: os europeus só aportaram na região no ano de 1770.

O Capitão James Cook foi o responsável por reivindicar a posse da Austrália para a Inglaterra, quando hasteou a bandeira do Reino Unido na Possession Island, uma ilhota bem ao norte do que hoje é o estado de Queensland.

9. A colonização trouxe o inglês e a mão-inglesa

Outras das curiosidades sobre a Austrália é o fato de que a colonização britânica no país o moldou de diversas formas. A língua inglesa, claro, pode ser considerada a principal contribuição dos britânicos para o país-continente.

Outro fator muito importante e que você deverá presenciá-lo no dia-a-dia é que a Austrália tem o trânsito na mão-inglesa. Isso significa que os carros por lá têm o assento do motorista do lado direito e o trânsito corre no sentido inverso quando comparado ao Brasil.

10. Curiosidades da Austrália: o país é terra de gente famosa!

Se eu pedisse para você citar três australianos famosos, quem você diria? Para muitas pessoas, essa é uma pergunta difícil! Mas a verdade é que a Austrália é a terra de muitos famosos.

Hugh Jackman, o ator que ficou famoso por interpretar o Wolverine no cinema, é um dos grandes nomes australianos - ele nasceu em Sydney. Os irmãos Chris e Liam Hemsworth, famosos por papéis no cinema estadunidense, nasceram em Melbourne. Poderíamos citar ainda muitos outros nomes famosos do cinema e da TV, como Toni Collette, Rebel Wilson e Margot Robbie.

Já na música, não podemos esquecer que a banda AC/DC foi criada na cidade de Sydney, apesar de ser formada por irmãos escoceses. Sia, Kylie Minogue e Keith Urban são outros famosos cantores que nasceram na Austrália!

11. A Austrália tem vários animais exóticos

Se você acredita que os cangurus são os animais mais exóticos da Austrália, você se enganou! Uma das grandes curiosidades da Austrália é o fato de existirem muitos animais únicos no país.

Sabe o ornitorrinco? Ele existe só na Austrália. O mesmo vale para o diabo da Tasmânia, que é um bichinho mamífero que só existe na Ilha da Tasmânia. Ainda tem o quokka, que é super fofinho e mora na Rottnest Island, na região de Perth. Os coalas também têm origem na Oceania e vivem tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia.

Esses são apenas alguns dos inúmeros animais exóticos que você pode encontrar na Austrália! Mas atenção: na maior parte da Austrália, é proibido tocar ou pegar muitos desses animais, inclusive em zoológicos!

12. Curiosidades da Austrália: geografia diversificada

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a Austrália, uma das curiosidades é o fato de o país possuir os mais diversos ambientes geográficos.

Existem as praias, é claro, mas você sabia que o território australiano ainda tem um grande deserto no interior e Montanhas Nevadas na região de Camberra? Pois é! No inverno você pode até esquiar por lá!

No norte de Queensland você ainda se depara com a Floresta Tropical Daintree, mais um ecossistema incrível da Austrália, que divide espaço com a Grande Barreira de Corais.

13. Alguns dos melhores vinhos do mundo estão na Austrália

Aposto que essa curiosidade da Austrália você não sabia! Alguns dos melhores e mais premiados vinhos do mundo estão na Austrália!

Isso mesmo! Apesar de não serem tão conhecidos no Brasil, a Austrália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, sendo frequentemente vista como um dos cinco países que mais produzem a bebida no mundo - em litros.

A maior parte da produção é exportada, mas a cultura de beber vinho a qualquer momento na Austrália é muito forte! Então, se você gosta de vinho, escolha uma deliciosa garrafa para experimentar durante seu intercâmbio na Austrália!

14. O número de cangurus é impressionante!

É impressionante que chega a ser inacreditável! Na Austrália há cerca de 50 milhões de cangurus espalhados por todo o país. Isso chega a ser um número muito maior que a população humana, ou seja, quase duas vezes mais do que o número de habitantes do país - que tem apenas 25 milhões de habitantes!

Há uma certa controvérsia sobre o consumo da carne de canguru, afinal, eles são os animais símbolos da Austrália. Mas muitos acreditam que eles devem ser abatidos para um controle populacional. Isso acontece porque muitas vezes os animais acabam invadindo propriedades e causando um certo transtorno para a população.

15. Austrália e suas curiosidades: os lagos cor-de-rosa

Se você acha que a água é azul, é porque nunca viu os lagos cor-de-rosa da Austrália! Isso mesmo, como se não bastasse um, há cinco lagos desta cor na terra dos cangurus. O mais famoso deles é o Lago Hillier, que fica em uma pequena ilha na costa da Austrália Ocidental.

Não existe apenas uma explicação científica, mas sim uma combinação de fatores, como a falta de nutrientes na água, a alta salinidade e a presença de uma alga que ajuda a dar esta cor ao lago!

Mate a sua curiosidade e conheça a Austrália!

Eu sei que depois dessas curiosidades incríveis sobre a Terra dos Cangurus, você ficou ainda mais com vontade de fazer um intercâmbio na Austrália, certo?

Então aproveite esta oportunidade de programar seu intercâmbio com a ajuda de consultores especializados e a melhor agência de intercâmbio do Brasil! A Optima está no mercado há mais de dez anos e já ajudou milhares de intercambistas a realizarem seu sonho de estudar no exterior!

Clique aqui e agente agora um horário com nossos consultores! Com a nossa consultoria o seu intercâmbio vai ser um sucesso!

Sydney Brisbane
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco