Qual é a Capital da Austrália?

12 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Balões na capital da Austrália

Se você é uma daquelas pessoas que respondem que a capital da Austrália é Sydney ou Melbourne, sentimos em informa-lo, mas você está errado. Na verdade, você não é o único que faz isso. Muitas pessoas, inclusive australianos, se confundem ao responder a essa pergunta. Desde 1927 que Camberra (Canberra, na escrita em inglês) foi nomeada como capital da Austrália. A cidade interiorana, de clima agradável, com pouca criminalidade e muita natureza é uma ótima opção para intercâmbios, justamente por não haver muitos brasileiros. Descubra o quê faz Camberra ser tão especial.

Capital da Austrália

Nem Sydney e nem Melbourne

Como mencionado inicialmente, Sydney e Melbourne são as duas cidades que vem em mente quando o assunto é a capital da Austrália. Ambas as cidades possuem grande importância no cenário nacional e internacional.

De acordo com levantamentos demográficos, Sydney é o município com o maior número de habitantes do país. Outra característica relevante é a cidade ser considerada um dos principais centros financeiros do mundo. Melbourne também está entre as cidades mais populosas da Austrália. O turismo e a economia são bastante desenvolvidos. Assim como Sydney ampliou sua visibilidade diante das Olimpíadas de 2000, Melbourne tornou-se bem conhecida por participar anualmente da Fórmula 1.

Mesmo com toda a confusão gerada ante aos grandes destaques globais, nem Sydney e nem Melbourne ocupam o posto de capital da Austrália.

Capital da Austrália - parlamento

Cidade planejada para ser capital da Austrália

Após vencer uma disputa com Sydney e Melbourne, a cidade planejada e construída para ser a capital da Austrália foi Camberra. Edificada sobre terras indígenas do povo Ngunnawal, seu nome, originado da palavra “Kamberra”, carrega o aparente significado “local de encontro”.

O projeto, iniciado em 1913 e concluído em 1927, foi assinado pelos arquitetos Marion Mahony Griffin e Walter Burley Griffin. Resultado da vitória do Concurso Internacional realizado para escolher o melhor design da nova capital do país.

As disputas políticas para saber quem ficaria com o título de cidade principal iniciou nos primeiros anos do século XIX. Em 1927, Melbourne perdeu o posto temporário de capital da Austrália para Camberra. Alguns dizem que a mudança se deu pelo fato da cidade ser longe da costa marítima, e, portanto, protegida de catástrofes ambientais.

Entre as principais cidades australianas

Com extensão superior a 805 km² e seus 450.000 habitantes, Camberra é considerada a maior cidade do interior e a oitava maior do país. A rica capital da Austrália faz parte do Australian Capital Territory – ACT. Por sua vez, o Território da Capital Australiana integra o estado de New South Wales – NSW, o mais antigo e mais povoado do país.

Camberra é circundada pelas cidades: New Castle, Wollongong, Narooma, Hunter Valley, Batemans Bay, Parramata, Campbelltown, Port Macquaire, Kempsey, Blue Mountains e Gosford. A distância entre o município e as belíssimas praias Catalina, Batehaven, Maloneys beach, Malua bay e Long beach não passa de 150 km.

A capital da Austrália está a menos de 660 km (7 horas de carro) de Melbourne e 300 km (3 horas de carro) de Sydney.

Capital da Austrália na primavera

Encanto natural de Camberra

A representatividade da capital da Austrália vai além do poder e da política. A modernidade do planejamento arquitetônico se une com a beleza ambiental natural existente em New South Wales e juntas proporcionam cenários únicos. A fama de modelo em urbanização conquistada pela capital da Austrália se deu ante ao seu encanto natural e a organização vista por toda parte.

Cerca de 70% do ACT é formado por parques nacionais e vegetação típica com animais vivendo em seus ecossistemas naturais.

Vida na capital da Austrália

Os habitantes de Camberra são muito voltados para atividades físicas como passeios de bicicleta, canoagem, golfe e paradailing. Entre todas as cidades, a capital da Austrália possui o maior número de pessoas que frequentam museus, teatro, galerias, musicais e outras atividades culturais.

Além de abrigar uma das melhores universidades do mundo, a Australian National University, no município também há muitas instituições nacionais como museus e galerias.

Aos arredores do Lago Burley Griffin é possível encontrar o centro financeiro da cidade. Além disso, lá também estão os melhores restaurantes, cafés, bares e várias atrações.

A atual capital da Austrália possui o clima temperado e bem definido em suas estações, sem apresentar grandes mudanças. Durante o tempo seco do verão, a temperatura média pode variar entre 12°C a 27°C. Já no frio inverno de Camberra, com nevoeiros e geadas, a média costuma ficar entre 3°C e 12°C, podendo alcançar 0°C nos dias mais frios.

Se locomover na capital da Austrália é bastante fácil. Além de ser uma cidade plana, favorecendo pedaladas e caminhadas, o transporte público é bem eficiente com seus ônibus e trens. A 8 km de distância do centro da cidade existe um aeroporto com conexões para todo o país.

Estudante na capital da Austrália

Qualidade de vida em Camberra

O fato de não haver muitos brasileiros que residem no local faz com que a cidade seja uma ótima escolha para a realização de intercâmbios. Apesar de ser o centro político e histórico do país, a capital da Austrália é um dos municípios ideais para quem busca tranquilidade. Outros pontos de destaque que atraem algumas pessoas para a cidade é a boa qualidade de vida e o seu baixo custo. A limpeza, os serviços públicos satisfatórios e a pouca criminalidade também são bem observados por possíveis moradores da região. A média salarial bruta da capital da Austrália é mais alta do que a média do próprio país. Ou seja, para quem procura segurança, contato com a natureza e infraestrutura, este é o local certo.

Atrações para serem visitadas

Conheça algumas das principais atrações existentes na capital da Austrália.

História, ciência e tecnologia em Camberra

O House Parlament é um moderno complexo considerado o grande símbolo de democracia da capital da Austrália. A bela arquitetura do edifício é usada como cenário de exposições e galerias públicas.

Quem quer aprender mais sobre a história do país, pode visitar o Australian War Memorial, visto como um dos melhores museus de guerra do mundo; o National Museum of Australia, que conta com mais de 50 mil anos de itens indígenas e é palco de importantes eventos do país; e a National Library, considerada a maior biblioteca da Austrália.

Algumas outras atrações voltadas para a área de conhecimento localizadas na região da capital da Austrália são: Mount Stromlo Observatory, que permite participação em palestras e de atividades interativas; National Dinosaur Museum, com o maior acervo pré-histórico da Austrália, monitores interativos com explicações; e, Questacon – The National Science and Technology Centre, com centenas de exposições interativas e diferentes atrações de tirar o fôlego.

Arte na capital da Austrália

A National Gallery of Australia possui um acervo com 120 mil obras australianas, indígenas e asiáticas. O local também serve como palco para exposições itinerantes que passam pela capital da Austrália. Saindo um pouco dos padrões habituais, mas ainda encantando os amantes de pintura, está a National Portrait Gallery. Lá são reunidos retratos de ícones australianos e personalidades de interesse público.

Roteiro gastronômico

A região da capital da Austrália é conhecida pela qualidade de seus vinhos, isto significa que há várias vinícolas aos arredores da cidade. Uma delas é a Lerida Estate onde você pode beber um bom vinho de frente para o Lago George. O Grazing prepara elaborados pratos com ingredientes típicos e diferenciados. A poucos minutos da capital da Austrália, o Poachers Pantry oferece em seu ambiente rústico e altamente charmoso deliciosos pratos e ótimos vinhos para degustação.

O Gorman House Markets, o Old Bus Depot Market e o Hall Markets são alguns mercados onde podem ser encontrados produtos locais diferenciados.

Esporte na Capital da Austrália

Esporte e lazer na capital da Austrália

Os passeios dentro do Australian Institute of Sport são conduzidos por esportistas locais. Lá, além de conhecer o trabalho realizado pela organização, os visitantes podem assistir treinos dos melhores atletas australianos. Também é permitida a utilização de algumas das instalações disponíveis ao público, como quadras de tênis, piscina e academia.

O Lago Burley Griffin é considerado um dos lugares mais interessantes da capital da Austrália. Habitantes e turistas utilizam os 35 km de perímetro do reservatório artificial para a prática de atividades aquáticas como canoagem, windsurfe e iatismo. A capital da Austrália, de novembro a março, abre o Big Splash para os momentos de lazer em família. O parque aquático é munido com piscinas de diferentes portes, toboáguas e sessão de jogos.

mapa austrália
Foto por Rezwan

Contato com a natureza de Camberra

A Tidbinbilla Natural Reserve é um espaço destinado à preservação da vida silvestre que abriga muitas espécies de animais na capital da Austrália. Lá podem ser encontrados coalas, cangurus, patos, tartarugas e muito mais. Apesar de ser permitida a entrada de carros, a área é bastante propícia para caminhadas e piqueniques.

Entre outras opções voltadas para a natureza da capital da Austrália estão: o Australian National Botanic Gardens, com inúmeras espécies de plantas nativas e paisagem repleta de eucaliptos; e, o National Zoo & Aquarium Camberra, com animais de várias partes do mundo e diversas atrações para os visitantes.

Além de todos estes lugares imperdíveis, Camberra, a renomada capital da Austrália, proporciona diversos festivais em épocas específicas do ano. Alguns exemplos são: o Canberra Ballon Spetacular e o Floridade.

Sobre a Austrália

A Austrália é um dos 14 países localizados no menor e último continente do mundo a ser descoberto, a Oceania.

Devido a sua extensão territorial, o país é chamado de ilha-continente. A separação geográfica dos demais continentes originou o desenvolvimento de uma fauna singular, onde se destacam ornitorrincos, coalas e cangurus.

Além dos quase 7.700 km² de extensão, a Austrália é administradora de ilhas que circundam seu espaço territorial. São elas: Ilhas Cocos (ou Keeling), Ilhas Cartier e Ashmore, Ilhas McDonald e Heard, Ilha Norfolk e Ilhas do Mar de Coral. O Território Antártico Australiano, território este que engloba mais de 40% do continente antártico, também está entre as terras administradas pelo país.

Apesar da predominância religiosa praticada ser o Cristianismo e o idioma mais usado ser o inglês, a Austrália é considerada uma nação multicultural. A riqueza histórica carregada pelo país é vista na variedade linguística, étnica, religiosa e cultural da sociedade moderna. Boa parte da população é formada por imigrantes vindos de diferentes lugares do mundo há vários séculos ou seus descendentes que decidiram permanecer no país.

 

Intercâmbio na capital da Austrália

Intercâmbio de qualidade na capital da Austrália

A ilha-continente é um lugar encantador, não é mesmo?

Como você viu, a capital da Austrália é um ótimo lugar para quem deseja morar fora, seja para estudar ou trabalhar. Segurança, tranquilidade, transporte eficiente, organização e boa qualidade de vida são apenas alguns dos atributos encontrados em Camberra. Ah… o fato de haver poucos brasileiros que residem na cidade também é um fator positivo a ser considerado.

Conheça os programas de intercâmbio oferecidos pela Optima e escolha o que mais se adequar aos seus interesses.

 

optima-cotacao
Saiba mais sobre o assunto: Intercâmbio na Austrália

 

Saiba mais sobre a capital da Austrália acessando o canal da Optima no Youtube

Camberra
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo