Se você é uma daquelas pessoas que respondem que a capital da Austrália é Sydney ou Melbourne, sentimos em informá-lo, mas você está errado! Na verdade, você não é o único que acredita nisso. Muitas pessoas, inclusive australianos, se confundem ao responder a essa pergunta.
Desde 1927, quando foi finalizada a sua construção, Camberra é a capital australiana. A cidade interiorana, de clima agradável, com pouca criminalidade e muita natureza é uma ótima opção para intercâmbios, justamente por haver poucos brasileiros.
Descubra o que faz Camberra ser tão especial e o que fazer em Camberra durante sua visita.
Como mencionado inicialmente, Sydney e Melbourne são as duas cidades que vem em mente quando o assunto é a capital da Austrália. Ambas as cidades possuem grande importância no cenário nacional e internacional.
De acordo com levantamentos do Australian Bureau of Statistics, Sydney é a maior cidade do país. Outra característica relevante é a cidade ser considerada um dos principais centros financeiros do mundo.
Melbourne também está entre as cidades mais populosas da Austrália. O turismo e a economia são bastante desenvolvidos. Assim como Sydney ampliou sua visibilidade diante das Olimpíadas de 2000, Melbourne tornou-se bem conhecida por participar anualmente da Fórmula 1.
Mesmo com toda a confusão gerada ante aos grandes destaques globais, nem Sydney e nem Melbourne ocupam o posto de capital da Austrália.
Após vencer uma disputa entre Sydney e Melbourne, a cidade de Camberra foi escolhida, planejada e construída para ser a capital da Austrália. Edificada sobre terras aborígenes do povo Ngunnawal, seu nome, originado da palavra "Kamberra", carrega o aparente significado "local de encontro" ou "ponto de encontro".
O projeto, iniciado em 1913 e concluído em 1927, foi assinado pelos arquitetos Marion Mahony Griffin e Walter Burley Griffin, em homenagem ao arquiteto que venceu o Concurso Internacional realizado para escolher o melhor design da nova capital australiana.
Saiba quanto custa estudar na Austrália!
Na história do país, as disputas políticas para saber quem ficaria com o título de cidade principal aconteceram desde o início do século XIX. Em 1927, Melbourne perdeu o posto temporário de capital da Austrália para Camberra. Alguns dizem que a mudança se deu pelo fato da cidade ser longe da costa leste da Austrália, e, portanto, protegida de catástrofes ambientais - e de possíveis invasões.
Com extensão superior a 805 km² e seus 450.000 habitantes, Camberra é considerada a maior cidade do interior e a oitava maior do país. A rica capital da Austrália faz parte do Território da Capital Australiana (ACT - Australian Capital Territory). Por sua vez, o Território da Capital Australiana é uma região administrativa que integra o estado de Nova Gales do Sul – NSW, o mais antigo e mais povoado do país.
Camberra é circundada pelas cidades: New Castle, Wollongong, Narooma, Hunter Valley, Batemans Bay, Parramata, Campbelltown, Port Macquaire, Kempsey, Blue Mountains e Gosford. A distância entre o município e as belíssimas praias Catalina, Batehaven, Maloneys beach, Malua bay e Long beach não passa de 150 km.
A capital da Austrália está a menos de 660 km (7 horas de carro) de Melbourne e 300 km (3 horas de carro) de Sydney.
A representatividade da capital da Austrália vai além do poder e da política. A modernidade do planejamento arquitetônico se une com a beleza ambiental natural existente em Nova Gales do Sul e juntas proporcionam cenários únicos. A fama de modelo em urbanização conquistada pela capital australiana se deu ante ao seu encanto natural e a organização vista por toda parte.
Cerca de 70% do ACT é formado por parques nacionais e vegetação típica com animais vivendo em seus ecossistemas naturais. A construção de Camberra foi feita de forma a integrar-se com o ambiente, criando um conjunto arquitetônico harmonioso.
Os habitantes de Camberra são muito voltados para atividades físicas como passeios de bicicleta, canoagem, golfe e parasailing. Entre todas as cidades, a capital da Austrália possui o maior número de pessoas que frequentam museus, teatro, galerias, musicais e outras atividades culturais.
Além de abrigar a Universidade Nacional da Austrália, uma das melhores universidades do mundo, no município também há muitas instituições nacionais como museus e galerias. A cidade de Camberra também abriga a Universidade de Camberra, que é um importante centro educacional do país.
Veja também: Como é morar na Austrália?
Aos arredores do Lago Artificial Burley Griffin é possível encontrar o Central Business District (CBD), conhecido como Civic, onde está o centro financeiro da cidade. Além disso, lá também estão os melhores restaurantes, cafés, bares e várias atrações. A região de Manuka e Kingston são conhecidas pela excelente vida noturna que oferecem aos moradores e visitantes.
A atual capital da Austrália possui o clima temperado e bem definido em suas quatro estações, sem apresentar grandes mudanças. Durante o tempo seco do verão, a temperatura média pode variar entre 12°C a 27°C. Já no frio inverno de Camberra, com nevoeiros e geadas, a média costuma ficar entre 3°C e 12°C, podendo alcançar 0°C nos dias mais frios. Por estar no hemisfério sul, as estações são iguais as do Brasil.
Se locomover na capital da Austrália é bastante fácil. Além de ser uma cidade plana, favorecendo pedaladas e caminhadas, o transporte público é bem eficiente com seus ônibus e trens. A 8 km de distância do centro da cidade existe o Canberra Airport com conexões para todo o país.
O fato de não haver muitos brasileiros que residem no local faz com que a cidade seja uma ótima escolha para a realização de intercâmbios. Apesar de ser o centro político e histórico do país, a capital da Austrália é um dos municípios ideais para quem busca tranquilidade. Outros pontos de destaque que atraem algumas pessoas para a cidade é a boa qualidade de vida e o seu baixo custo.
A limpeza, os serviços públicos satisfatórios e a pouca criminalidade também são bem observados por possíveis moradores da região. A média salarial bruta da capital da Austrália é superior à média nacional do próprio país. Ou seja, para quem procura segurança, contato com a natureza e infraestrutura, este é o local certo. O índice de desenvolvimento humano da região é um dos mais altos na Austrália.
Conheça algumas das principais atrações existentes na capital da Austrália.
O House Parliament - as Casas do Parlamento - é um moderno complexo considerado o grande símbolo de democracia da capital da Austrália. A bela arquitetura do edifício é usada como cenário de exposições e galerias públicas. É ali que o Parlamento Australiano discute as leis e a política da terra dos cangurus.
Quem quer aprender mais sobre a história da Austrália, pode visitar o Australian War Memorial, visto como um dos melhores museus de guerra do mundo; o National Museum of Australia, que conta com mais de 50 mil anos de itens indígenas e é palco de importantes eventos do país; e a National Library of Australia, considerada a maior biblioteca da Austrália.
Algumas outras atrações voltadas para a área de conhecimento localizadas na região da capital da Austrália são: Mount Stromlo Observatory, que permite participação em palestras e de atividades interativas; National Dinosaur Museum, com o maior acervo pré-histórico da Austrália, monitores interativos com explicações; e, Questacon – The Centro Nacional de Ciência e Tecnologia, com centenas de exposições interativas e diferentes atrações de tirar o fôlego.
A tecnologia de Camberra é evidente em toda a cidade, que foi planejada desde o início do século XX para ser uma capital moderna e funcional.
Camberra abriga a Suprema Corte da Austrália, que é a mais alta instância judicial do país. A Suprema Corte está localizada em um impressionante edifício próximo ao Lago Burley Griffin, em uma área conhecida como triângulo parlamentar, onde se concentram os principais órgãos governamentais. O Department of Defence e as Forças Armadas da Austrália também têm forte presença na cidade.
Veja também: As 5 melhores atrações de Sydney
A Galeria Nacional de Arte da Austrália - National Gallery of Australia - possui um acervo com 120 mil obras australianas, indígenas e asiáticas.
Essa galeria nacional da Austrália também serve como palco para exposições itinerantes que passam pela capital da Austrália. Saindo um pouco dos padrões habituais, mas ainda encantando os amantes de pintura, está a National Portrait Gallery. Lá são reunidos retratos de ícones australianos e personalidades de interesse público.
A região da capital da Austrália é conhecida pela qualidade de seus vinhos, isto significa que há várias vinícolas aos arredores da cidade. Uma delas é a Lerida Estate onde você pode beber um bom vinho de frente para o Lago George.
O Grazing prepara elaborados pratos com ingredientes típicos e diferenciados. A poucos minutos da capital da Austrália, o Poachers Pantry oferece em seu ambiente rústico e altamente charmoso deliciosos pratos e ótimos vinhos para degustação.
O Gorman House Markets, o Old Bus Depot Market e o Hall Markets são alguns mercados onde podem ser encontrados produtos locais diferenciados. A Garema Place é muito popular entre os moradores locais para encontros e refeições.
Veja também: Experimente as comidas típicas da Austrália!
A vida noturna em Camberra oferece diversas opções para todos os gostos. As áreas de Manuka e Kingston concentram bares, restaurantes e clubes que atraem tanto moradores quanto turistas. O CBD também é um ponto importante para quem busca entretenimento noturno. A dica é explorar os diferentes bairros da cidade, cada um com sua própria atmosfera e opções de lazer.
Os passeios dentro do Australian Institute of Sport são conduzidos por esportistas locais. Lá, além de conhecer o trabalho realizado pela organização, os visitantes podem assistir aos treinos dos melhores atletas australianos. Também é permitida a utilização de algumas das instalações disponíveis ao público, como quadras de tênis, piscina e academia.
O Lago Burley Griffin é considerado um dos lugares mais interessantes da capital da Austrália. Habitantes e turistas utilizam os 35 km de perímetro do reservatório artificial para a prática de atividades aquáticas como canoagem, windsurfe e iatismo. A capital da Austrália, de novembro a março, abre o Big Splash para os momentos de lazer em família. O parque aquático é munido com piscinas de diferentes portes, toboáguas e sessão de jogos.
A Tidbinbilla Natural Reserve é um espaço destinado à preservação da vida silvestre que abriga muitas espécies de animais. Lá podem ser encontrados coalas, cangurus, patos, tartarugas e muito mais. Apesar de ser permitida a entrada de carros, a área é bastante propícia para caminhadas e piqueniques.
Saiba mais: Verão na Austrália: Clima, Temperatura e Atividades
Entre outras opções voltadas para a natureza estão: o Australian National Botanic Gardens, com inúmeras espécies de plantas nativas e paisagem repleta de eucaliptos; e, o National Zoo & Aquarium Camberra, com animais de várias partes do mundo e diversas atrações para os visitantes.
Além de todos estes lugares imperdíveis, Camberra, proporciona diversos festivais em épocas específicas do ano. Alguns exemplos são: o Canberra Ballon Spetacular e o Floridade.
A Austrália é um dos 14 países localizados no menor e último continente do mundo a ser descoberto, a Oceania.
Devido a sua extensão territorial, o país é chamado de ilha-continente. A separação geográfica dos demais continentes originou o desenvolvimento de uma fauna singular, onde se destacam ornitorrincos, coalas e cangurus.
Além dos quase 7.700 km² de extensão, a Austrália é administradora de ilhas que circundam seu espaço territorial. São elas: Ilhas Cocos (ou Keeling), Ilhas Cartier e Ashmore, Ilhas McDonald e Heard, Ilha Norfolk e Ilhas do Mar de Coral. O Território Continental Antártico Australiano, território este que engloba mais de 40% do continente antártico, também está entre as terras administradas pelo país.
Apesar da predominância religiosa praticada ser o Cristianismo e o idioma mais usado ser o inglês, a Austrália é considerada uma nação multicultural. A riqueza histórica carregada pelo país é vista na variedade linguística, étnica, religiosa e cultural da sociedade moderna. Boa parte da população é formada por imigrantes vindos de diferentes lugares do mundo há vários séculos ou seus descendentes que decidiram permanecer no país.
A história da região remonta a cerca de 40 000 anos, quando os povos indígenas habitavam a área antes da colonização europeia. A colônia de Nova Gales do Sul foi estabelecida pelos britânicos no final do século XVIII, e a federação australiana ocorreu em 1901. A disputa entre as duas maiores cidades do país, Sydney e Melbourne, levou à decisão de criar uma nova capital.
O território da baía Jervis foi inicialmente considerado, mas o governo de Nova Gales do Sul e outros estados não chegaram a um acordo. Finalmente, Camberra foi escolhida como local para a nova capital, e o território da capital federal foi estabelecido.
Você pode se interessar: Como economizar dinheiro na Austrália.
A ilha-continente é um lugar encantador, não é mesmo?
Como você viu, a capital é Camberra e é um ótimo lugar para quem deseja morar fora, seja para estudar ou trabalhar. Segurança, tranquilidade, transporte eficiente, organização e boa qualidade de vida são apenas alguns dos atributos encontrados em Camberra. Ah… o fato de haver poucos brasileiros que residem na cidade também é um fator positivo a ser considerado.
A região dentro do território da capital oferece diversas opções de lazer, estudo e trabalho. A cidade possui prédios históricos importantes e uma arquitetura moderna que a torna única no mundo.
Agora, que você já leu nosso guia completo cara a cidade de Camberra, conheça os programas de intercâmbio oferecidos pela Optima e escolha o que mais se adequar aos seus interesses. Fale com um especialista!
A cidade de Sydney é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo e, de fato, ela é um destino mais do que interessante para quem ...
Já imaginou em fazer um intercâmbio cultural na Austrália e aprender a surfar ao mesmo tempo?Sidney oferece praias incríveis e cursos de surf de cu...
Sydney é conhecida como uma das melhores cidades do mundo. É alegre, vibrante, cheia de atividades e oportunidades para aprender mais sobre a Austr...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos