Conheça tudo sobre a cultura do Canadá!

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Vai estudar e fazer um intercâmbio no Canadá? Pois eu tenho certeza que uma das suas maiores curiosidades é a respeito da cultura desse país incrível! E já vou adiantar para você: é impossível não se apaixonar pelo seu povo e por cada um desses aspectos da cultura do Canadá!

Um pouco sobre a cultura do Canadá e sua história

Você já deve saber que o Canadá é um país povoado por imigrantes desde a sua época como colônia, por isso, a cultura do Canadá apresenta aspectos bastante diversificados e ricos. Para você entender brevemente, vamos contar um pouco da história do Canadá e como ele chegou até aqui como um país extremamente multicultural e cheio de sotaques.

Saiba mais: Estudar e trabalhar no Canadá é possível! Saiba como

A descoberta - documentada - do Canadá se deu a partir da viagem do navegador John Cabot, que estava a serviço da Inglaterra por volta do ano 1498, quando chegou à província de Terra Nova. Mas a colonização, de fato, começou apenas alguns séculos depois, quando os britânicos e franceses espalharam-se pelo atual território do Canadá a partir do século XVI.

Por muitos anos, franceses e britânicos travaram guerras de disputas de terras. Em determinado momento, até mesmo os Estados Unidos - até então formados como as Treze Colônias - disputaram porções do atual território do país. Essas guerras por território acabaram levando os ingleses a emitirem o Quebec Act, o qual permitiu a presença francesa no Canadá.

Essa relação conflituosa entre a Inglaterra e a França acabou afetando a cultura canadense até os dias de hoje. É perceptível não apenas nas línguas oficiais do país - o francês e o inglês, mas também em vários aspectos da cultura do Canadá a presença desses dois países europeus. Além disso, a cultura dos povos ameríndios, os povos originários da América do Norte, também é bastante presente nos dias atuais. 

A imigração na cultura do Canadá nos dias de hoje

Graças à qualidade de vida do Canadá, muitos imigrantes acabaram procurando o país em busca de melhores condições de vida, boa oferta de empregos e a necessidade do governo canadense movimentar a economia de um país gigantesco em território, mas pequeno em população. 

A abertura do país para imigrantes é uma maneira de o governo aumentar a mão de obra qualificada e melhorar a sua pirâmide etária, a qual contém uma alta população idosa e poucas pessoas jovens. E a tendência é essa diferença só aumentar.

E essa alta procura do Canadá por parte dos imigrantes faz com que o país receba pessoas do mundo todo e fiquem espalhadas por todo o Canadá. Por isso mesmo não é difícil encontrar uma grande diversidade cultural nas ruas das cidades canadenses. Para você ter ideia, uma das maiores comunidades de chineses e do mundo fica na cidade de Vancouver.

Veja também: 13 pontos turísticos do Canadá para você conhecer durante seu intercâmbio

Os costumes da cultura do Canadá

A cultura do Canadá é um grande caldeirão onde várias outras culturas se encontram e se transformam em novos hábitos, costumes e tradições. Há bastante influência da cultura estadunidense no Canadá, especialmente pela proximidade geográfica do território canadense com os Estados Unidos. Por isso, pode ser que muitos dos costumes do Canadá sejam bastante parecidos com aqueles que vemos em filmes e séries importadas dos EUA.

De qualquer maneira, vale a pena dar uma conferida em alguns costumes da cultura do Canadá. Veja alguns abaixo!

Cantar parabéns sem bater palmas

Sim, vai ser bastante estranho, mas é da cultura canadense cantar parabéns em festas de aniversário sem bater palmas. Sim, isso mesmo, o “happy birthday to you” é só na voz mesmo! Diferente, né?

Presentes diferentes

Já que falamos de aniversário, não estranhe se um canadense lhe der um gift card como presente a você ou a um conhecido. É bastante comum receber um desses cartões em datas comemorativas, mas para nós, brasileiros, isso pode parecer um pouco estranho. Mas é uma boa oportunidade para comprar alguma coisa que você realmente queira e que agrade a você!

A vida noturna acaba mais cedo

Mas também ela começa mais cedo! Não se preocupe, você pode curtir bastante até às 2h ou 3h da manhã! Lá no Canadá acaba escurecendo mais cedo e, por isso, a rotina local muda um pouco. Jantar é bem mais cedo, por volta das 18h. Quem quer sair para barzinhos ou balada, deve sair por volta das 21h ou 22h. Mas dá para aproveitar bastante, não se preocupe! 

Bebida alcoólica nas ruas

A cultura canadense é bastante diferente da nossa cultura no Brasil quando observamos que, no Canadá, é praticamente impossível encontrar alguém ingerindo bebidas alcoólicas nas ruas. Isso porque é contra a lei consumir álcool fora da sua casa, de restaurantes, bares, baladas e outros estabelecimentos comerciais. Na rua, nunca!

Sapatos dentro de casa

É, também, um aspecto da cultura do Canadá tirar os calçados quando entrar dentro de casa. Por isso, já vá preparado para o seu intercâmbio com um chinelinho ou sandálias para andar dentro de casa!

Vejam também: Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

Pontualidade

Algo que a cultura do Canadá herdou dos britânicos é a sua pontualidade. Eles são bastante rígidos em relação aos horários e, diferente do Brasil, não há nenhuma tolerância quanto a atrasos. Especialmente em reuniões de negócios, consultas médicas, aulas e, até mesmo, festas ou confraternizações!

A cultura do Canadá e os esportes

Assim como nós, brasileiros, os canadenses são apaixonados por esportes. Por lá, há várias modalidades mais comuns, como o basquete e o futebol. 

Mas a verdade é que os esportes típicos do Canadá são bastante relacionados às modalidades típicas de inverno, como o esqui, a patinação no gelo e o hóquei no gelo. O lacrosse também é outro esporte bastante tradicional no Canadá e com a possibilidade de ser jogado no verão, quando os esportes ao ar livre são mais populares. 

O governo canadense sabe da importância dos esportes para a cultura do Canadá e, por isso, os incentiva bastante, especialmente para ajudar a promover uma vida saudável e ativa para a população canadense. Eles são tão importantes que o Canadá já sediou uma Olimpíada de verão (Montreal, 1976) e duas Olimpíadas de inverno (Calgary, 1988, e Vancouver, em 2010).

A cultura do Canadá e seus sabores

A culinária do Canadá é bastante diversificada e conta com influência dos quatro cantos do mundo, especialmente dos EUA e de alguns países europeus, como a Inglaterra e a França. Mas a verdade é que a culinária típica canadense é bastante deliciosa e reflete bastante os aspectos da cultura do Canadá.

Um dos principais e mais populares pratos do Canadá é o poutine, um prato que leva batatas fritas, molho de carne e queijo cheddar. Uma delícia para comer como tira-gosto em uma reunião com os amigos e super fácil de encontrar em qualquer lugar do Canadá.

Um outro grande destaque da culinária do Canadá é o maple syrup, que é aquele molho que nós vemos as pessoas colocando em cima de panquecas nos filmes e sempre achamos que era mel. Mas a verdade é que eles até podem lembrar a cor e a textura do mel de abelhas, mas ele é calda com sabor único extraída das árvores de Acer (chamada também de Bordo. Inclusive, a folha dessa árvore é a mesma folha da bandeira do Canadá! 

Veja também: Explore as principais cidades do Canadá

Em Montreal você vai encontrar um dos pratos mais marcantes do Canadá. O Smoked Meat Sandwich. Ele é um sanduíche de carne defumada, a qual é marinada em ervas e especiarias e servida em um pão caseiro. Apesar de ser bastante comum na cidade de Montreal, você pode encontrá-lo em qualquer lugar do Canadá! 

Bom, a verdade é que a cultura do Canadá e sua culinária são tão ricas que você poderá experimentar os mais diversos sabores ao longo de todos os lugares do país. Sério, você vai amar!

A música é um aspecto bastante importante da cultura do Canadá

Quer uma trilha sonora exclusiva para o seu intercâmbio no Canadá? Então prepare os seus fones de ouvido e aproveite cada um dos artistas Canadenses! 

É impossível não falar da música canadense sem citar Justin Bieber, Shawn Mendes, Drake ou Celine Dion. Esses artistas são alguns dos ícones da cultura do Canadá e sua música. Mas há muitos outros canadenses famosos que se destacam no cenário musical mundial, como Shania Twain, Alanis Morissette, Avril Lavigne, Neil Young, Michael Bublé e Nelly Furtado.

Isso sem falar em bandas como Simple Plan e Nickelback, que foram sucesso principalmente no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Crie sua playlist com as suas preferidas desses artistas e curta seu intercâmbio com uma trilha sonora só sua!

Conheça a cultura do Canadá de perto

Ler e aprender um pouco mais sobre a cultura de um determinado lugar é algo sempre muito legal e enriquecedor. Mas não há nada tão recompensador do que ter contato com essa cultura pessoalmente. Por isso, a melhor maneira de conhecer verdadeiramente uma cultura e ter toda a imersão cultural possível é fazer um intercâmbio!

Aproveite os pacotes incríveis e o serviço de qualidade da Optima Intercâmbio e realize seu sonho de estudar no Canadá! A Optima tem uma equipe de experts em intercâmbio que vão ajudar você a planejar esse sonho do começo ao fim, com toda a segurança, transparência e qualidade que você merece!

Conheça mais do Canadá com nossos consultores clicando aqui e peça um orçamento para realizar esse sonho de um intercâmbio no Canadá!

Toronto Vancouver Montreal Ottawa Calgary
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco