7 filmes indicados ao Oscar que vão influenciar seu intercâmbio

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Se você é cinéfilo de carteirinha e ainda está no clima pós-Oscar, nós preparamos uma lista com 7 filmes que já foram indicados à premiação e que podem servir como inspiração para escolher o seu destino de intercâmbio!

7. Os 3 Oscars de A vida é bela (1997) - Itália

O filme “A Vida é Bela” é um dos filmes italianos mais famosos do mundo e concorreu a sete categorias no Oscar de 1999. Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração. Guido usa do seu bom humor e imaginação para proteger seu filho do terror e da violência que os cercam, fazendo-o acreditar que estão participando de um grande e emocionante jogo.

Piazza Grande foi um dos cenários mais icônicos de A Vida é Bela

A primeira fase do filme se passa na cidade de Arezzo, uma cidade a pouco mais de 90 km de Florença. O cenário é facilmente identificável no começo do filme, quando Guido convida sua principessa para tomar um gelato em frente à Basílica di San Francesco. Várias vezes o protagonista do filme passa pela Piazza Grande, uma praça inclinada no centro histórico da cidade.

Ao fazer um intercâmbio em Florença você vai ter a oportunidade de conhecer não só Arezzo e a própria cidade de Florença, como também poderá mergulhar na cultura italiana e conhecer inúmeras outras cidades turísticas da região da Toscana.

6. O Fabuloso destino de Amélie Poulain (2001) - Paris

Esse filme criou uma legião de fãs mundo afora e pode ser considerado um dos filmes mais delicados e criativos do cinema francês. Ele foi indicado a cinco categorias do Oscar de 2002, inclusive em Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Roteiro Original.

A comédia romântica conta a história de Amélie Poulain, que acabou de se mudar para o bairro de Montmartre, em Paris. Um dia ela encontra uma caixa no banheiro de sua casa e decide procurar o seu antigo dono. Ao encontrá-lo e vê-lo emocionado com o objeto, Amélie tem uma nova visão do mundo. Com isso, ela começa a ajudar as pessoas em sua volta a partir de pequenos gestos, transformando isso em um novo sentido para sua existência.

Montmartre foi o bairro parisiense onde se passou a história de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

O filme é uma viagem pelas ruas e bairros de Paris e traz aquele calorzinho no coração que só as boas comédias românticas dão! A mercearia que Amélie passava todos os dias ao ir para sua casa realmente existe e fica logo na saída da estação de Metrô Abbesses! Um pouco mais a frente, na Place Saint Pierre, de onde Amélie marcou um encontro com Nino, possível avistar a Basílica de Sacré-Couer. Um dos lugares mais emblemáticos do filme também existe na vida real, o Café des Deux Moulins.

Escolher um intercâmbio em Paris vai muito além do que aprender uma nova língua ou uma nova cultura. É um passeio cinematográfico!

5. A Saga Harry Potter (2001-2011) - Reino Unido

Uma das franquias de maior sucesso do cinema é a saga Harry Potter, que, apesar de nunca ter ganhado um Oscar, dispensa apresentações. Os oito filmes foram gravados em diversas locações no Reino Unido e sete deles foram nomeados doze vezes aos Academy Awards.

A parada obrigatória para os fãs de Harry Potter em Londres é a plataforma encantada 9 ¾ da estação King’s Cross. Essa estação é o ponto de partida do Expresso de Hogwarts nos filmes e livros da saga. Se você precisar de varinhas, vassouras voadoras ou livros de feitiços, dê um pulinho no Leandenhall Market, em Londres… ou melhor, no Beco Diagonal.

A faculdade de Christchurch, da Universidade de Oxford, também serviu como plano de fundo para várias cenas dos filmes da saga, como a belíssima sala de jantar de Hogwarts e as escadas rolantes da escola.

Se você fizer um intercâmbio em Leeds, em poucos minutos poderá estar no Castelo de Hogwarts, o qual teve muitas de suas cenas filmadas no Castelo Alnwick. Já se preferir um intercâmbio em Edimburgo, a Mansão dos Malfoy fica em um imponente castelo a poucas horas da cidade!

O Reino Unido é cheio de surpresas! É só escolher uma cidade da Inglaterra ou da Escócia para fazer seu intercâmbio e você já vai se sentir dentro de um filme do bruxinho!

4. Os 17 Oscars da Trilogia “O Senhor dos Aneis” (2001-2003) - Nova Zelândia

Esta trilogia de aventura baseada no romance de J.R.R Tolkien conseguiu receber 17 Oscars (das 30 categorias indicadas) no total. A trilogia conta a história de Frodo Bolseiro, um hobbit da Terra Média que está em uma missão para destruir o “Um Anel” e seu criador, o Senhor das Trevas.

Toda a trilogia foi gravada simultaneamente na Nova Zelândia, buscando representar as diversas regiões a Terra Média. Em Matamata, perto de Auckland, foi retratada a vila de Hobbinton. Essa região também serviu para as filmagens de O Hobbit e, agora, é uma atração permanente.

Wellington, um dos destinos de intercâmbio da Optima, também foi um dos locais usados para a filmagem da trilogia. O Mount Victoria e as áreas florestais foram usadas para retratar Hobbinton Woods, enquanto o Kaitoke Regional Park se tornou Rivendell.

Durante um intercâmbio na Nova Zelândia você vai poder conhecer belíssimos outros cenários imperdíveis da trilogia do Senhor dos Anéis!

Optima Intercâmbio solicite orçamento

3. Chicago (2002) - Toronto

Talvez uma coisa que você não sabia: apesar desse filme de comédia-musical levar o nome da cidade americana Chicago, ele não foi filmado lá! Ele foi todo filmado em Toronto! Indicado a treze categorias do Oscar, levou seis estatuetas para a casa.

O filme conta a história de Velma, uma famosa dançarina de boate que mata seu marido, entrando numa lista de grandes assassinas de Chicago. Esse assassinato faz com que a dançarina se torne uma verdadeira celebridade dos anos 1920. Enquanto isso, a cantora novata Roxie mata seu namorado após uma briga. Billy Flynn, um advogado oportunista que defende as duas, tenta tirar vantagem da situação adiando ao máximo o julgamento de Velma, para que os assassinatos sejam mais explorados nos jornais. Assim como aconteceu com Velma, Roxie também se torna uma estrela e uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade da cidade acaba se iniciando.

elgin theatre em toronto

O suntuoso Teatro de Chicago é, na verdade, o interior do Elgin Theatre, na Yonge Street - que também serviu de cenário para outro vencedor do Oscar, A Forma da Água (2017). O escritório de Billy Flynn é o Canada Life Building, enquanto o tribunal visto no filme é o Ontario Legislative Building.

Esse filme deixa a gente com vontade de fazer um intercâmbio não só para Toronto, como também para Chicago! E a Optima Intercâmbio tem ótimos programas para essas duas cidades!

2. Vicky Cristina Barcelona (2008) - Barcelona

Essa deliciosa comédia romântica foi escrita e dirigida por Woody Allen. O filme foi ganhador de um Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante graças a incrível atuação de Penélope Cruz.

Vicky Cristina Barcelona conta a história de duas amigas que vão passar o verão em Barcelona. Nessa viagem, elas acabam se apaixonando pelo mesmo homem, Juan Antonio, que ainda era casado com María Elena.

salamandra em barcelona

Nesse vai-e-vem amoroso, as personagens do filme passeiam pela capital da Catalunha e apresentam a grandeza artística da cidade. O passeio começa logo pelo aeroporto, onde fica o mural de cerâmica do surrealista Joan Miró. As amigas ainda conhecem a Catedral da Sagrada Família e a Casa Milá. A cena na qual Vicky esbarra em Juan Antonio foi filmada logo em frente à famosa salamandra de Gaudí.

O Hospital de la Santa Creu i Sant Pau é, na verdade, a escola onde Vicky estuda faz suas aulas de línguas, enquanto o Parc de la Ciutadella é o plano de fundo em que María Elena ensina Cristina sobre a arte de fotografar.

Se você fizer um intercâmbio em Barcelona, também poderá percorrer os caminhos desses personagens e se aventurar pelas belezas da cidade!

1. O recém premiado ao Oscar: Era uma vez em… Hollywood (2019) - Los Angeles e arredores

O nono e mais novo filme de Quentin Tarantino concorreu a oito categorias do Oscar 2020 e venceu em duas delas.

No filme, o astro de TV Rick Dalton, junto com seu dublê, se esforçam para fazer fama e sucesso na indústria cinematográfica nos últimos anos da Era de Ouro de Hollywood, no fim dos anos 1960. Nesse meio tempo, Rick acaba conhecendo inúmeros nomes do cinema e acabam se deparando com os assassinatos de seguidores da família Manson, como a morte da atriz Sharon Tate.

bruin theatre em hollywood

Ao fazer seu intercâmbio em Los Angeles, você poderá conhecer inúmeras locações memoráveis do filme, como a Casa Vega, um restaurante mexicano que foi onde Rick e Cliff Booth se encontram para tomar um drink. Em outro momento, Sharon Tate estaciona seu carro no estacionamento do Fox Village Theatre e caminha até o Bruin Theatre.

O Musso & Frank Grill é um restaurante de Hollywood Boulevard no qual Rick e Cliff se encontram com Marvin Schwarz para tomar um drinque. O restaurante é um dos mais antigos de Los Angeles, aberto em 1919.

Gostou de algum desses destinos de intercâmbio? Então é só falar com um dos nossos consultores. Eles vão te ajudar a realizar o seu sonho fazer um intercâmbio!

Oscar
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco