Quanto tempo leva para aprender inglês?

11 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Quanto tempo leva para aprender inglês? Ou, então, quanto tempo para ser fluente em inglês? Essas são duas perguntas bastante recorrentes e que fazem parte das inúmeras dúvidas que surgem na cabeça dos estudantes que estão começando agora a aprender um idioma novo.

Apesar de ser um questionamento simples, a resposta nem sempre é a mais objetiva, pois há inúmeros fatores que podem influenciar no aprendizado de um novo idioma. Assim, alguns alunos podem adquirir fluência ou aprender um novo idioma em mais ou menos tempo do que outros alunos.

Para você atingir a fluência, o intercâmbio é a melhor e mais eficaz maneira de aprender inglês ou outro idioma em menos tempo. É claro que você pode escolher estudar um segundo idioma no Brasil; entretanto, todos nós sabemos que fazer um intercâmbio pode potencializar o aprendizado de um novo idioma.

Nesse post, você poderá entender um pouco mais sobre quanto tempo leva para aprender inglês e outros idiomas.

Quanto tempo leva para aprender inglês?

Antes de tudo, é preciso dizer que aprender a língua inglesa ou qualquer outro idioma é algo que requer prática diária e dedicação. Então, é importante você saber que é possível aprender qualquer idioma sem sair do Brasil. Entretanto, ao compararmos a experiência de aulas de idiomas no Brasil e um intercâmbio, precisamos analisar qual método é mais eficaz.

Quando você escolhe fazer um curso de idiomas no exterior para aprender um idioma estrangeiro, você estará imerso culturalmente em um ambiente que tem aquela língua como nativa. Ou seja, você será incentivado a aprender um novo idioma em qualquer situação do seu dia-a-dia.

Além disso, outro fator que pode contribuir para o aprendizado de um novo idioma no exterior é o tempo que você fica em contato com a língua. Ao fazer seu intercâmbio, você estudará pelo menos 15 ou 20 horas semanais na escola. E, claro, no restante do tempo, você terá a prática do idioma ao viver o cotidiano daquele lugar. Tecnicamente, você passará 24 horas por dia em contato com um idioma diferente do seu. Como você está sempre em contato com o idioma, o tempo necessário para se aprender a língua será relativamente menor.

Quando você escolhe fazer um curso de idiomas no Brasil, você terá, em média, de duas a quatro horas de aulas semanais. No restante do tempo, você terá muito pouco - ou quase nenhum - contato com a outra língua. A partir disto, podemos dizer que você levará mais tempo para chegar a um determinado nível de inglês do que se fizesse um intercâmbio. É matemática básica!

Mas há, ainda, inúmeros outros fatores que podem influenciar no aprendizado de quem estuda inglês, a língua francesa ou qualquer outro idioma. Veja alguns abaixo.

O ponto de partida

Qual é o seu nível de inglês atualmente? Se você quer adquirir fluência em inglês, aprender francês ou qualquer outro idioma, ao se perguntar quanto tempo leva para aprender francês ou inglês você deve considerar o que você sabe do idioma.

Isso porque, se você não tiver nenhuma base do idioma, é capaz de levar mais tempo para chegar à fluência do que aquele aluno que já tem um nível intermediário da língua.

Saiba mais: Quais são os níveis de inglês?

Carga horária semanal de aulas e escolas de alto padrão

Sim! A qualidade da escola influencia muito no seu aprendizado. Há muitas escolas no exterior que possuem poucos padrões de qualidade e com métodos de ensino ineficazes. Quando você faz intercâmbio em uma escola como essa, você pode levar mais tempo para aprender um novo idioma do que se estiver estudando em uma escola de alto padrão.

Aqui na Optima, nós trabalhamos apenas com escolas certificadas e com reconhecimento internacional. Essas escolas de alto padrão garantem um ensino eficaz, de qualidade e com todo o suporte que o aluno precisa no exterior. Além disso, a carga horária das escolas de alto padrão são maiores, o que auxilia o estudante que precisa ter um pouco mais de contato com a língua estrangeira na sala de aula.

O ritmo de aprendizagem do aluno e o estudo fora das salas de aula

Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado. Pode ser que você tenha mais facilidade para aprender um novo idioma, mas também pode ser que você precise de mais tempo dedicado aos estudos da língua.

Isso não é algo positivo nem negativo na hora de saber quanto tempo leva para aprender inglês. Entretanto, é algo que devemos levar em conta, já que acaba influenciando, de certa forma, no resultado final.

Além disso, se você se pergunta quanto tempo leva para aprender inglês, é preciso considerar também o tempo que leva para estudar sozinho as lições ensinadas durante as aulas. Aprender sozinho faz parte do processo e, quanto mais você conseguir “se virar” nessa etapa, mais são suas chances de ter um aprendizado rápido e eficaz. Por isso é importante que você dedique alguns momentos do seu dia para fixar tudo aquilo que foi ensinado na escola de idiomas.

E não precisa ser muito tempo: estudar todo o conteúdo de uma vez pode ser algo contraprodutivo e ineficaz. Por isso, um tempo de apenas 30 a 45 minutos por dia pode ser suficiente para fixar a matéria!

Metodologia de ensino

Algumas escolas trabalham com metodologias de ensino diferentes. Por isso, se você se pergunta quanto tempo leva para aprender inglês, saiba que a metodologia pode influenciar bastante nos seus estudos.

Muitas delas utilizam a interatividade para que o aluno aprenda de maneira mais rápida e eficaz. Mas isso também pode variar de pessoa para pessoa, já que algumas têm mais resultados com outros métodos de ensino, como aquele em que o aluno aprende na prática constante.

Fórmulas mágicas não existem!

Sabe aquelas propagandas do tipo “aprenda inglês em 15 dias sem esforço” ou “saia falando inglês fluente em poucas semanas”? Isso é algo impossível! É claro que você pode se desenvolver muito rápido em um idioma, mas essas fórmulas milagrosas que prometem um aprendizado rápido e sem esforço não existem.

Aprender um novo idioma exige, principalmente, uma escola de qualidade alta e que você se dedique. Por isso, fazer um intercâmbio pode ser a melhor opção para que você aprenda inglês, espanhol ou francês em pouco tempo.

Mas, afinal, quanto tempo leva para aprender inglês?

Sim, existe uma padronização de tempo médio para avançar os níveis de proficiência em inglês ou outros idiomas. A Universidade de Cambridge e o Quadro Europeu Comum de Referência - responsáveis por testes de proficiência em inglês e pela padronização dos níveis de idiomas, respectivamente - defendem que leva aproximadamente 200 horas de aprendizagem para que um aluno avance de um nível para o outro.

É claro que cada aluno tem seu tempo para aprender e essa é apenas uma estimativa. Pode ser que você atinja um novo nível do idioma. Antes de continuarmos, se você ainda não viu, quero te convidar a entender um pouco mais sobre os níveis de inglês neste post! Quando terminar de ler, volte aqui para conferir todas as informações sobre quanto tempo leva para aprender inglês!

Pronto, agora que você já sabe um pouco mais sobre os níveis, o teste de proficiência de Cambridge aponta uma tabela com os tempos médios de aprendizado para um adulto atingir um novo nível de proficiência. Veja:

NÍVEL CEFRNÚMERO DE HORAS POR NÍVELNÚMERO DE HORAS TOTAIS
A190 - 10090 - 100
A2100 - 150190 - 250
B1160 - 240350 - 490
B2180 - 260530 - 750
C1200 - 300730 - 1050
C2300 - 4001030 - 1450

A partir desses dados, podemos concluir que, em média, se você fizer um intercâmbio em uma escola de alto padrão, com 20 horas semanais de aulas, você pode sair do nível iniciante (A1) para o nível intermediário/independente (B2) em, pelo menos, 25 semanas de intercâmbio. Isso considerando apenas o tempo que você passa em sala de aula.

Lembre-se: você saiu de um nível em que você não sabia nada do idioma (A1) e alcançou um nível em que você não precisava de nenhuma ajuda para conversar com outras pessoas (B2)! Um grande avanço, não é mesmo?

Se formos considerar o tempo que você aprende fora da sala de aula, com toda a imersão cultural e o seu tempo dedicado a fixar a matéria fora das aulas, durante o seu intercâmbio você poderá chegar a esses mesmos níveis em muito menos tempo!

Se compararmos com um curso de inglês aqui no Brasil, devemos observar apenas o tempo que você estuda em sala de aula + o tempo que você usa para estudar sozinho em casa. Em média, os estudantes que fazem um curso regular têm aulas com duração de 1h30 minutos e duas vezes por semana. Se ele dedicar pelo menos 2 horas para fazer as tarefas por semana, ele estudará, no total, 5 horas por semana.

Assim, para chegar do nível iniciante (A1) ao nível independente (A2), o estudante levará, no mínimo, 2 anos para atingir esse nível de proficiência!

A Optima te ajuda a chegar lá!

A partir dessas contas, é fácil deduzir que um intercâmbio vai, sem dúvidas, potencializar o seu aprendizado de idiomas, não é mesmo? Aprender inglês é um processo que exige tempo e dedicação. Mas, claramente, isso fica mais fácil e simples ao fazer um intercâmbio em uma escola de alto padrão e com professores altamente qualificados!

E para você fazer um intercâmbio que seja a sua cara e sem nenhuma preocupação a Optima está aqui para te ajudar! Nossa equipe de experts em intercâmbio vai te ajudar a construir cada etapa desse sonho que é estudar no exterior para que você tenha a melhor experiência no seu intercâmbio!

E claro, você não precisará se preocupar com nada! A Optima te ajuda com tudo: a escolher uma instituição de qualidade, uma acomodação que seja a sua cara e todos os serviços que você pode precisar no seu processo de intercâmbio, como moeda estrangeira, seguro viagem, tradução juramentada e, claro, visto e passaporte! Só uma agência completa como a Optima Intercâmbio pode oferecer a você serviços como esse!

Fale com nossos consultores e descubra todas as possibilidades para você alcançar o sonho de fazer um intercâmbio e falar inglês de maneira eficaz e com qualidade!

Exame De Proficiência Inglês
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo