Homestay ou residência estudantil? Qual escolher?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Homestay ou residência estudantil? Escolher qual a melhor dentre os vários tipos de acomodações no intercâmbio pode parecer uma tarefa difícil, especialmente quando você não consegue visualizar exatamente quais são os pontos fortes e fracos de cada uma dessas acomodações de intercâmbio.

Conheça nosso canal no Youtube

Para te ajudar nessa escolha e deixar tudo ainda mais fácil para você, neste post nós vamos te apresentar algumas vantagens e desvantagens da homestay e residência estudantil. Acertar nessa escolha da acomodação perfeita vai influenciar bastante na qualidade do seu intercâmbio, uma vez que é preciso que ela se adeque ao seu perfil de #ViajanteOptima!

Homestay vale a pena?

Antes de tudo é preciso definir o que é uma homestay. Esse tipo de acomodação no intercâmbio nada mais é do que uma família - chamada de host family - que abre as portas de sua casa para receber estudantes internacionais. Assim, ela também pode ser chamada de “casa de família”.

Essas casas geralmente são mais afastadas do centro, localizando-se em bairros residenciais. Em grandes cidades é comum que elas fiquem, em média, de 45 minutos a 01 hora de distância de transporte público da região central, onde estão localizadas a maioria das escolas ou universidades.

Saiba mais: Por que morar em casa de família?

De qualquer forma, escolher ficar em uma homestay não é sinônimo de morar com uma família que seja realmente nascida naquela cidade ou país. Mas, mesmo assim, significa que você vai morar com uma família que é falante nativa do idioma. Ou seja: se você fizer um intercâmbio na Inglaterra, por exemplo, poderá tanto viver em uma família inglesa, que nasceu lá, como em uma família de origem estadunidense, por exemplo.

Independente disso, se você está em dúvida entre homestay ou residência estudantil, saiba que uma casa de família é o lugar ideal para que você tenha uma imersão cultural maior. Isso acontece pois esse tipo de acomodação no intercâmbio propicia a você o convívio diário com moradores locais. Isso transforma seu aprendizado do idioma em uma experiência ainda mais rica durante o intercâmbio em outro país!

Veja também: Depoimento - Raphael Freire: "A host family é sensacional."

Outra grande vantagem é que ao escolher a opção de casa de família você terá algumas “mordomias”: normalmente você não precisa se preocupar com limpeza da casa e do seu quarto - desde que você o mantenha arrumado - e não precisará fazer comida, já que o café da manhã e/ou almoço são incluídos no seu pacote de intercâmbio!

Outra vantagem que pode ser bastante apreciada por quem está procurando pelos tipos de acomodações no intercâmbio é que você pode tentar filtrar as famílias de acordo com suas preferências. Por exemplo, suponha que você não goste de crianças ou animais, você poderá apontar essas questões e a seleção da sua casa pode ser baseada em aspectos como esses.

Muitas vezes, morar em uma casa de família durante seu intercâmbio poderá trazer uma sensação ainda maior de segurança e acolhimento, já que eles estão preparados para ajudar com qualquer problema, além de recebê-lo como um familiar!

Quais são as desvantagens de uma homestay?

Até agora, apenas vantagens, correto? Entretanto, no seu processo de escolha entre homestay ou residência estudantil, é importante que você saiba quais são os pontos que mais costumam ser desfavoráveis a uma homestay.

Lembre-se que você estará morando em uma casa que não é, de fato, sua. Assim, você deve saber que existem regras e você sempre deverá respeitá-las. Por isso, você pode não sentir tanta liberdade como se você estivesse morando em uma residência estudantil. Muitos estudantes não se importam em seguir as regras e até consideram isso um fator positivo, uma vez que é possível viver em um ambiente mais organizado.

Normalmente, essas regras costumam dizer a respeito da organização geral da casa, como tempo de banho, não poder receber visitas em casa ou, até mesmo, horário para chegar em casa. É claro que essas regras variam de acordo com a família, mas muitos estudantes costumam ficar desconfortável.

De qualquer maneira, as famílias que se propõem a receber outras pessoas para compartilhar um pouco de seu estilo de vida e cultura local são bastante mente aberta, prestativas e bem tranquilas. Mas conversar e acertar todos os detalhes é importante! Os intercambistas adoram essa experiência e costumam considerar como uma escolha perfeita, uma vez que costuma haver uma conversa entre o estudante e a família para saber se eles “dão match”!

De fato, viver com uma host family é a melhor opção para quem deseja a imersão cultural, uma oportunidade de praticar o idioma 24h por dia e, também, explorar um pouco da culinária e costumes locais. Mesmo assim, é importante estar consciente que será preciso seguir as regras da casa.

Mas e a residência estudantil… Vale a pena morar em uma?

A residência estudantil tem um perfil bastante diferente de uma casa de família. Normalmente são apartamentos de estudantes que ficam localizadas em regiões mais centrais e que recebem estudantes de todos os lugares do mundo. Na maioria das vezes essas residências estudantis estão relacionadas à escola em que você estuda. Por isso, elas costumam ficar a poucos minutos de caminhada da sua escola de idiomas.

Veja também: Onde morar em Dublin?

Assim, se você está em dúvidas entre homestay ou residência estudantil, saiba que esse último tipo de acomodação no intercâmbio poderá te dar mais liberdade. É claro que você deverá seguir as regras da acomodação, entretanto, elas costumam ser menos rígidas. Você não terá horário para chegar, será possível receber visitas e uma série de outras liberdades que você terá, uma vez que a casa será “sua”.

Nas residências estudantis também será de sua responsabilidade cuidar da casa. Fazer todas as tarefas domésticas e dividí-las com seus roommates será imprescindível. As regras poderão ser combinadas entre vocês e o poder de decisão será totalmente de vocês.

É bastante comum que você divida quarto, banheiro, cozinha e áreas comuns com outros estudantes. Entretanto, em alguns casos você pode escolher ficar em um quarto individual e ter um banheiro só para você. Entretanto isso pode fazer com que o valor desse tipo de acomodação no intercâmbio fique mais elevado. Além disso, você também ficará responsável pela sua refeição e pelas compras de supermercado.

Se você escolhe morar em uma residência estudantil poderá ser uma grande oportunidade para fazer amizades e conhecer pessoas do mundo todo. Além disso, ela é a oportunidade perfeita para que você ganhe sua independência, aprenda tarefas básicas domésticas e cresça como ser humano. Da mesma maneira, é uma excelente oportunidade para quem não quer seguir uma determinada rotina e criar seus próprios hábitos e rotinas.

Saiba mais: Moradia compartilhada no intercâmbio: como encontrar?

É válido ressaltar também que, algumas vezes, você vai encontrar residências estudantis com grande número de pessoas por casa/apartamento: de 6 a 8 pessoas por imóvel. Em alguns casos podem morar até 10 pessoas no mesmo imóvel.

Se você tem um perfil de intercambista que não se importa com esses pontos de uma residência estudantil, saiba que morar em um local como esse também pode ser uma experiência inesquecível, em que você poderá fazer amizades com pessoas do mundo inteiro e ter contato com culturas extremamente diferentes da sua!

Qual tipo de acomodação no intercâmbio escolher?

Depende! Isso é uma pergunta bastante pessoal e que você mesmo deve decidir pelo que acha melhor. Você pode ser uma pessoa mais independente e que quer criar sua própria rotina, por isso, uma casa de família pode não ser a ideal para você. Entretanto, você pode ser uma pessoa que quer contato com a cultura local e conviver com pessoas que já vivem ali há um bom tempo; dessa forma, uma casa de família pode ser a melhor opção para você!

Mas ao fazer seu intercâmbio com a Optima você poderá ficar tranquilo em relação a isso! Nossos consultores estão preparados para te ajudar a tomar a melhor decisão entre homestay ou residência estudantil.

Nosso time vai buscar conhecer o seu perfil e criar um projeto de intercâmbio que se adapte às suas necessidades! Por isso, se você ainda não pediu seu orçamento, clique aqui e um consultor entrará em contato com você!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco