O que são os cursos VET na Austrália?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Já pensou em fazer um curso superior na Austrália? Os cursos VET Austrália - Vocational Education Training - são bastante procurados por estudantes que querem ir além do aprendizado do inglês e desejam investir na carreira profissional. Esse tipo de curso é, também, uma das portas de entrada do estudante para o mercado de trabalho australiano. Vamos conhecer um pouco mais desses cursos?

O que são os cursos VET da Austrália?

Os cursos VET na Austrália são considerados equivalentes aos cursos técnicos do Brasil. Entretanto, diferente daqui, onde os estudantes preferem fazer uma graduação de bacharelado, por exemplo, na Austrália esses cursos são mais comuns

A maior parte desses cursos VET são mais focadas no mercado de trabalho, ou seja, há um investimento maior na prática e no dia-a-dia do profissional do que no material teórico. Assim, podemos dizer que os cursos VET procuram transformar o estudante em um profissional altamente qualificado no sentido técnico para o mercado de trabalho australiano. 

Saiba mais: Como é Morar na Austrália?

Esse lado prático dos cursos VET permite que os estudantes sejam inseridos mais rapidamente no mercado, uma vez que possuem durações inferiores aos tradicionais cursos de graduação. 

Como os VET Australia são voltados ao mercado de trabalho, eles são desenvolvidos especialmente para atender às demandas dos empregadores. Por isso, ao escolher fazer um curso VET você sairá totalmente capacitado para todas as demandas da sua área profissional. 

Qual a diferença entre um curso VET na Austrália e uma graduação tradicional?

Como já falamos, a principal diferença entre os cursos técnicos VET e uma graduação na Austrália é o foco: um é voltado mais à prática, enquanto o outro é para quem deseja um perfil mais acadêmico

Outra característica é que, apesar de ter um caráter de “curso técnico” como conhecemos aqui no Brasil, isso não garante que o seu diploma seja academicamente reconhecido, de fato, aqui no Brasil. Ou seja, isso significa que se você desejar fazer uma graduação no Brasil na mesma área do seu curso VET, você não poderá eliminar disciplinas, por exemplo.

Veja também: Intercâmbio na Austrália vale a pena? Veja 10 motivos

Se você pretende fazer uma graduação na Austrália posteriormente, será possível utilizar alguns créditos de disciplinas cursadas cursos técnicos na Austrália. 

Mesmo assim, fazer um curso VET pode garantir que você se destaque na sua área de trabalho quando voltar ao Brasil, transformando-o em um candidato diferenciado em uma entrevista de emprego. 

Esse tipo de curso também têm um tempo de duração bem menor que uma graduação tradicional. Dependendo da área que você deseja atuar, os cursos podem variar de 3 meses a 2 anos de duração. Isso também depende do nível que você deseja atingir. Nós falaremos mais sobre eles a seguir. 

Uma característica que pode ser fundamental para quem escolher fazer um curso VET na Austrália é que, como eles são voltados às práticas profissionais, cursá-los pode permitir que os estudantes trabalhem na Austrália. Os cursos de graduação costumam ser em tempo integral, o que pode dificultar a vida de quem procura trabalhar na terra dos cangurus. 

Saiba mais: Qual é a Capital da Austrália?

Os cursos VET não são, necessariamente, oferecidos por universidades. Normalmente eles são oferecidos por instituições específicas de ensino técnico e são, em maioria, instituições públicas, como os TAFEs (Technical and Further Education). Há, claro, algumas instituições privadas, mas todas elas têm forte ligação com o setor profissional e empregadores. 

Quais são os níveis dos cursos VET na Austrália?

Os cursos técnicos da Austrália estão divididos em níveis de certificação. A cada etapa concluída você obterá um certificado diferente. Veja:

  • Curso técnico de curta duração: Certificates I, II, III e IV
  • Curso técnico tradicional: Diploma
  • Graduação tecnológica: Associate Degree e Advanced Diploma
  • Especialização tecnológica: Vocational Graduate Certificate
  • Pós-graduação tecnológica: Vocational Graduate Diploma

Os níveis a partir de Diploma e Advanced Diploma são níveis mais avançados e nem todas as pessoas escolhem cursá-los. Apenas com os níveis de curta duração - certificates - você já estará apto a ingressar no mercado de trabalho.

Veja também: Estudar na Austrália: Quanto custa?

É válido ressaltar que esses níveis dizem respeito aos cursos técnicos e, se você avançar em seus cursos, uma especialização técnica não será a mesma coisa de uma especialização acadêmica, a qual é feita por aqueles que cursaram uma graduação de bacharelado na Austrália.

As áreas de conhecimento de um VET na Austrália

Estudar na Austrália é o sonho de muitas pessoas e cursar esses cursos vocacionais são uma ótima opção para quem tem a intenção de se profissionalizar em uma instituição australiana. Por isso, há uma grande variedade de opções de cursos e áreas de conhecimento para o estudante escolher.

As áreas de conhecimentos desses cursos são muito amplas, indo desde os cursos na área de TI, negócios, design, comunicação e marketing, turismo, beleza e saúde, gastronomia e cursos da área das engenharias. 

Assim você poderá sair de um curso VET capacitado para atuar como personal trainer, chefe de cozinha, agente de viagens, profissional de marketing, técnico em audiovisual ou organizador de eventos. 

Pré-requisitos para ingressar em um curso VET na Austrália?

Cada área de conhecimento ou instituição pode exigir diferentes pré-requisitos para que você ingresse no curso. Apesar disso, os requisitos mais exigidos pelas instituições australianas são:

  • Ensino médio completo
  • Nível de inglês entre intermediário e avançado. O nível do idioma deverá ser comprovado por meio de um teste de proficiência em inglês. 
  • Experiência profissional para os níveis de Diploma e Advanced Diploma
  • Portfólio profissional, caso sua área exija (arquitetura ou publicidade, por exemplo)
  • Caso você já tenha uma graduação na área, isso poderá ser utilizado para aproveitar créditos e pular etapas.

Se você não possui um nível de inglês adequado, algumas instituições ainda oferecem cursos de inglês para que você aprimore o idioma. Caso contrário, você pode utilizar seu intercâmbio na Austrália para cursar inglês! 

Como fazer um curso VET na Austrália?

Ficou interessado em fazer um desses cursos na Austrália? Saiba que a Optima Intercâmbio tem pacotes exclusivos para você e em escolas selecionadas com muito cuidado para que você tenha a melhor experiência de intercâmbio na Austrália! 

Clique aqui e saiba mais sobre as opções de cursos VET na Austrália! Nossa equipe especializada vai te ajudar com todo o seu processo de intercâmbio!

Sydney Brisbane
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco