O clima do verão na Austrália

Clima do verão na Austrália
O verão na Austrália é um período de muita umidade e calor. Ele começa no mês de dezembro e se estende até fevereiro. O período é característico por chuvas praticamente diárias e pontuais para amenizar o calor. As temperaturas desta estação chegam a impressionantes 44°C na sombra, em cidades como Melbourne. Ou seja, para quem quer fazer intercâmbio e curtir o verão na Austrália, prepare-se com muito protetor solar e óculos de sol.

A Austrália possui um clima temperado. A exemplo do Brasil, as temperaturas podem sofrer variações devido as dimensões continentais o país. Os estados do território do norte geralmente têm clima quente durante grande parte do tempo, e invernos mais frios ao sul.

O país também tem um nível de precipitação médio anual inferior a 600 mm, o que o faz um dos países mais secos do mundo. A as estações do ano na Austrália são inversas às do hemisfério norte, bem parecidas com o Brasil.

Veja os meses e as estações do ano na Austrália

  • Verão: Dezembro a  Fevereiro
  • Outono: Março a  Maio
  • Inverno: Junho a Agosto
  • Primavera: Setembro a Novembro

Médias de temperatura nas principais cidades australianas

Cidade Verão (º C) Inverno (º C)
Adelaide  15 a 30 5 a 15
Brisbane  21 a 32 5 a 21
Sydney  18 a 29 5 a 20
Cairns  23 a 32 19 a 27
Canberra  14 a 27 1 a 10
Darwin  24 a 34 21 a 30
Hobart  14 a 22 3 a 13
Melbourne  20 a 28 5 a 16
Perth:  20 a 32 6 a 20

Para quem busca economizar, o ideal, como em qualquer destino, é sempre tentar fugir da alta temporada. As passagens aéreas ficam com valores mais elevados principalmente em julho, final de dezembro e janeiro, que é justamente quando começam as férias no Brasil.
Verão na Austrália

Horário e Verão e atividades ao livre

O verão é a estação das atividades, e quando se fala em horário de verão, sempre existe quem ame ou quem odeia! Se você é do tipo aventureiro, um ponto positivo é o fato de poder sair mais cedo da escola ou do trabalho e ainda curtir um passeio pela cidade, pelo parque ou até mesmo pegar uma praia.

Este é um dos pontos que nossos viajantes mais apontam como positivo sobre o horário de verão da Austrália.

É justamente nesta época que surgem ainda mais atividades para se fazer na Austrália. Festivais de música e atividades físicas em grupos são muito comuns. Ah, e não se pode esquecer do cinema a céu aberto. Quem nunca sonhou em ir a um desses!

Como na Europa, as cidades da Austrália são sempre repletas de parques e você pode desfrutar desta experiência, juntando seus familiares e amigos para passear ou quem sabe fazer um picnic. Mas grande parte das pessoas vão mesmo é para a praia. Também com um calor de mais de 40 graus, as praias realmente são um atrativo. É também nesta época do ano que os campeonatos de Surf, super populares na Austrália acontecem. As principais praias para quem quer experienciar de perto esta cultura australiana no surf, são as praias de Bells Beach e Gold Coast.

As maravilhas naturais do verão na Austrália

Parque Nacional Uluru-kata Tjuta no verão na Austrália
Além das praias, o interior do país também possui atrações fantásticas. Uma delas e imperdível de se conhecer é o Parque Uluru-kata Tjuta. Ele se tornou patrimônio da humanidade devido à sua exuberância e importância por uma flora e fauna rica. Chamam a atenção as duas formações rochosas com mais de 10 quilômetros de circunferência. Neste passeio o visitante se deparará com animais exóticos como os cangurus vermelhos ou o diabo espinhoso. Segundo os povos aborígenes da região, os Anangus, a Terra teria ali sua origem. Este povo é reconhecido como um dos mais antigos da humanidade, com mais de 50 mil anos.

Mar e verão na Austrália

Embora repleta de atrações no interior do país, a Austrália tem sua maior força nas cidades litorâneas, como Brisbane, Gold Coast, Byron Bay, Sydney, dentre outras . Um país cercado por dois oceanos, e que possui aproximadamente 36.000 km de praias e áreas costeiras. Em toda essa extensão a Austrália é repleta de belezas naturais e diversidade marítima. Suas águas estão repletas de vida, possuindo  de peixes ornamentais a grandes tubarões e baleias, sem contar a grande barreira de corais.

Em parte desta extensão, a Austrália também é riquíssima maravilha natural. Ela tem início na região nordeste da costa australiana e se estende por mais de 2.200 km até a Papua-Nova Guiné. São centenas de recifes, ilhas continentais e atóis de coral formando uma paisagem repleta de cores e formas. Nesta exuberante manifestação da natureza, vivem milhares de tipos de animais aquáticos como peixes, baleias, tubarões, moluscos, tartarugas e outros.

Grande Barreira de Corais no Verão da Austrália

O verão na Austrália também se torna a melhor época para a prática de esportes nas praias do país. O surf, em especial, é uma atividade esportiva de longa tradição. No país, ele chegou ainda no início do século XX e até hoje promove grandes nomes deste esporte. Mas a verdade é que há muito a se fazer nas quatro estações do ano no país.

Eventos e festas do verão na Austrália

Bluesfest no verão da Austrália
O clima da Austrália favorece este potencial enorme no turismo, o verão na Austrália se torna um tempo e local de extrema agitação. Todo o país se dedica a organizar shows, a maior parte do ano, mas sobre tudo no verão, há festas e eventos variados para atender a população local e visitantes. Em cidades como Melbourne e Sidney, a temporada da estação é repleta de shows musicais e de outras artes. São reunidos cantores locais e internacionais para animar o público. Exemplos são os St. Kilda Festival ou o Field Day que ocorrem nas duas cidades e atraem pessoas do mundo inteiro. Também se destaca, na cidade de Byron Bay, o Bluesfest, que se tornou tradicional e já recebeu celebridades como Neil Young e Santana.

Também ocorre, anualmente, na cidade de Melbourne, um dos quatro maiores torneios de tênis do mundo. O Aberto da Austrália também é um evento que reúne centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, para curtir o verão na Austrália e assistir jogos com os maiores nomes desse esporte.

Aberto de tênis no verão da Austrália

Curta o verão na Austrália

Intercâmbio no verão da Austrália

A escolha do país, da época do ano e do clima é extremamente importante para o planejamento de passeios e eventos. Por isso, a preparação é essencial. Estamos falando de um país que atrai pessoas que desejam unir conhecimento e lazer é o verão na Austrália. O intercâmbio é um momento fundamental de crescimento pessoal e profissional. Mesmo tendo o desejo de aprender uma nova língua em primeiro lugar, a experiência não deixa de ser uma oportunidade de se divertir.

Com 85% do continente da Oceania fazendo parte do seu território, é uma opção que agrada pela diversidade. Seja para quem curte praias ou para quem prefere natureza selvagem, e mesmo quem não consegue ficar longe da vida urbana. O verão na Austrália tem confirmado sua força em atrair intercambistas do mundo todo. Claro que todas as estações oferecem seu charme, mas o país investe pesado em eventos e atrações para valorizar o que a natureza lhe deu melhor: sol e belezas naturais!

Saiba mais como é viver neste país maravilhoso neste artigo: Morar na Austrália.

Viaje com quem é especialista na Austrália

A Optima Intercâmbio oferece programas de estudos de língua ou profissionais nas melhores escolas da Austrália. Você poderá aproveitar a oportunidade para desenvolver seus potenciais pessoais e profissionais, aliando momentos de lazer e curtição em um dos países mais animados do mundo. Consulte-nos e já comece a programar o seu próximo verão na Austrália. Será uma experiência maravilhosa!

Previous reading
Gisele Lima e sua vida em Dublin
Next reading
Oportunidades em Cork para intercambistas