10 perguntas essenciais para fazer à sua agência de intercâmbio

15 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Planejar um intercâmbio é uma jornada cheia de expectativas e possibilidades.

No entanto, se você está organizando um programa de intercâmbio pela primeira vez, entender o que você realmente precisa saber para organizar esse momento tão incrível e importante na sua vida é fundamental!

Por isso, a escolha da agência de intercâmbio certa é um passo crucial para possibilitar que a sua experiência no exterior seja realmente bem-sucedida.

É pensando nisso que a Optima Intercâmbio reuniu em uma lista as 15 perguntas mais essenciais que você precisa fazer à uma agência na hora de contratar o seu pacote de estudos no exterior.

Com elas, você obtém informações detalhadas sobre todo o processo e tomará uma decisão informada sobre o seu intercâmbio. Continue lendo, anote todas as informações e descubra porque a Optima Intercâmbio é a sua melhor parceira na hora de programar um intercâmbio no exterior!

1. Qual é a experiência da agência na organização de programas de intercâmbio?

Entender qual é a experiência da agência de intercâmbio é uma das maiores garantias de que o seu período de estudos no exterior será um sucesso.

Agências novas no mercado, geralmente, não possuem o mesmo conhecimento, profissionais de qualidade ou experiência para lidar com adversidades como uma agência que já está estabelecida há anos no mercado.

A Optima Intercâmbio, por exemplo, já está no mercado há mais de 13 anos e é uma das agências mais importantes e confiáveis do Brasil.

Ao longo de todo esse tempo, não apenas ajudamos milhares de pessoas a organizarem o seu primeiro intercâmbio, como também já possibilitamos a muitas dessas pessoas retornarem para um segundo intercâmbio no exterior!

Uma agência com experiência, como a Optima, é uma das principais escolhas que você deve fazer na hora de planejar o seu intercâmbio!

2. Quais as certificações que a agência possui?

Por falar em segurança no intercâmbio, você sabia que as agências também possuem certificados de qualidade?

Pois é! Os certificados de qualidade asseguram aos viajantes que a instituição não apenas é de confiança, como também mostra que ela segue as melhores práticas do mercado. Existem diferentes selos de qualidade no mercado, mas só uma agência como a Optima possui os principais e mais importantes deles.

Quer ver só? A Optima é certificada pelo Cadastur, que é o principal selo para as operadoras de turismo do Brasil.

Além disso, nós somos uma agência aprovada pela IALC (International Association of Languages Centres) e agentes autorizados Quality English, duas das mais tradicionais associações de intercâmbio especializadas no ensino de idiomas, que buscam manter padrões de alta qualidade na indústria de intercâmbio.

Além disso, também somos parte da Global Study Partners, uma organização internacional dedicada a conectar estudantes às melhores instituições de ensino do mundo.

Nós também somos uma agência com Selo Belta, uma das mais importantes associações de empresas focadas em intercâmbio cultural do Brasil

Saiba mais: Selo Belta: escolha uma agência de intercâmbio certificada!

Viu só como é importante escolher uma agência de intercâmbio de acordo com as suas certificações?

3. Como funciona o processo de seleção das escolas e instituições parceiras?

Estudar em uma escola de qualidade no intercâmbio é fundamental para ter uma experiência verdadeiramente enriquecedora no intercâmbio. Por isso, é importante saber como funciona o processo de seleção das instituições parceiras da agência.

A Optima Intercâmbio leva muito a sério esses critérios de seleção e avaliação dos nossos parceiros. E quando falamos isso, não estamos nos referindo apenas às escolas: todos os serviços que oferecemos com apoio de outros parceiros passam por grandes avaliações de qualidade antes de colocá-los à disposição dos nossos viajantes.

Dentre os diferentes critérios que usamos para avaliar um novo parceiro, podemos citar o tempo de mercado, a sua qualidade, o mix de nacionalidades, a estrutura das escolas de intercâmbio, o atendimento, acreditação dos órgãos reguladores do seu país de origem, dentre outros.

Todos esses critérios são utilizados ao selecionar, cuidadosamente, nossos parceiros para garantir que o seu intercâmbio seja realmente especial!

4. A agência tem sede ou CNPJ no Brasil?

Você sabia que observar se a agência tem vínculos jurídicos com o Brasil é um dos fatores mais importantes na hora escolher a sua parceira de intercâmbio? Por isso, perguntar se a agência tem sede ou CNPJ brasileiro é fundamental.

É por meio da documentação brasileira que você terá segurança jurídica aqui no Brasil caso algo fuja do esperado ou você enfrente algum problema. Já pensou na dor de cabeça de procurar judicialmente uma agência em outro país?

A Optima Intercâmbio não é só uma agência com sede no Brasil, com todos os documentos necessários para operar aqui no país, como também tem a qualidade, segurança e transparência que você precisa para fazer o seu intercâmbio sem nenhuma preocupação. Vamos viajar juntos?

5. A agência ajuda os estudantes na obtenção dos vistos necessários para o intercâmbio?

Entender qual é o suporte que a agência oferece na obtenção de um visto de estudante ou de um visto de trabalho para o seu período de intercâmbio é fundamental.

Ao contar com a experiência de quem realmente entende as suas necessidades, como a obtenção de vistos, você pode ter ainda mais confiança de que o seu processo será realizado de forma eficiente e sem complicações. Assim, você pode se concentrar em outras etapas que realmente precisam de sua atenção na preparação do intercâmbio.

A Optima Intercâmbio dispõe dos melhores especialistas em imigração como parceiros para que você conquiste o seu visto com sucesso, minimizando os possíveis erros ao longo deste processo. Dessa forma, fica ainda mais fácil estudar em outro país!

6. Quais as formas de pagamento do programa de intercâmbio?

Não há dúvidas de que essa é uma das perguntas mais importantes a se fazer à sua agência de intercâmbio. Afinal, é entendendo as formas de pagamento do seu programa de intercâmbio que você poderá se organizar financeiramente.

A Optima Intercâmbio é uma das agências que oferecem as melhores condições de pagamento para o seu intercâmbio ser bem sucedido.

Além das diferentes formas de pagamento - cartão de crédito, débito, transferência bancária, Pix, boleto bancário - nós ainda possuímos um parcelamento flexível, com parcelas que se ajustam da forma que for mais conveniente para você realizar o seu sonho.

E o melhor de tudo: você pode parcelar o seu intercâmbio em até 36 vezes sem juros no boleto bancário, a depender da sua data de embarque. Assim, você não compromete o seu limite no cartão de crédito, consegue se organizar melhor financeiramente e ainda economiza com os juros!

Qual agência faz tudo isso por você? Só a Optima Intercâmbio! Nós somos únicos no mercado.

7. Ao comprar o pacote de intercâmbio, terei que pagar mais alguma coisa antes de embarcar?

Não é comum, mas pode acontecer: algumas agências, ao vender intercâmbio, deixam de incluir itens básicos, que são essenciais para a sua viagem ser um sucesso. Tudo isso para "baratear" o pacote e fazer os estudantes acreditarem que estão levando mais por menos.

Entretanto, a conta pode chegar mais tarde. Dias antes de embarcar, você recebe a informação que não pagou alguma taxa ou deixou de incluir algum item no seu pacote de intercâmbio.

Entender exatamente o que você precisa e qual é o momento certo de pagar todos os itens é fundamental não apenas para o seu planejamento financeiro, como diz muito sobre a transparência da empresa que você irá contratar.

Aqui na Optima nós somos 100% transparentes. Ao fazer um orçamento com um especialista, nós deixamos claro todos os itens essenciais para a sua viagem e qual é o momento certo de pagar todos eles.

E não tem segredo: tudo o que é necessário já está incluso no seu orçamento - valor e taxas do curso e da instituição de ensino, da acomodação, seguro saúde, transfer e muito mais.

As únicas coisas que você não precisa pagar junto do seu orçamento são a passagem aérea e a compra da moeda internacional. E os motivos são bem simples: normalmente, a passagem aérea é comprada quando a data do seu curso já foi definida e faltam apenas algumas semanas para iniciá-lo. Cerca de 2 a 3 meses é o ideal, pois os valores costumam ser os melhores nessa época.

Já sobre a compra da moeda estrangeira, essa é uma tarefa que fica na sua responsabilidade. Então, você pode tanto fazer a troca do câmbio de uma vez só a qualquer momento ou fazer aos poucos, aproveitando a variação cambial ao longo do tempo para economizar.

Se você tem dúvidas sobre o que pagar, fale com um consultor da Optima e comece a planejar o seu intercâmbio hoje mesmo!

8. Existe algum tipo de orientação pré-partida sobre a vida estudantil no exterior?

Essa pergunta é uma das mais importantes se você nunca estudou no exterior. Afinal, é fundamental entender como é a rotina de um intercambista e conhecer um pouco mais sobre a vida de quem está em outro país para estudar.

Se uma agência não oferece uma preparação para a sua vivência no exterior, saiba que ela deve ter um ponto a menos no seu processo de escolha.

Quando você tem uma preparação que mostre o que lhe espera no seu destino de intercâmbio, não apenas fica mais fácil entender o funcionamento do país ou cidade pelos olhos de um especialista, como também ajuda você na adaptação cultural.

Quantas vezes um estudante se sentiu deslocado nos primeiros dias de intercâmbio porque não estava preparado para o choque cultural? Isso é absolutamente normal e pode acontecer com qualquer pessoa!

Mas quando uma agência implementa este momento com o estudante, as chances de isso acontecer - ou ser impactante - são bem menores.

A Optima Intercâmbio oferece um processo de pré-embarque completo, dedicado e exclusivo para todos os seus estudantes.

É um momento em que o aluno tem um bate-papo ao vivo com um dos nossos especialistas para tirar suas últimas dúvidas antes do embarque.

Nós damos as orientações de como se comportar diante da imigração, o que fazer em caso de perda de voo, dicas do que fazer nos seus primeiros dias no destino, checklist de documentos necessários e muito mais.

Saber se a agência oferece um pré-embarque completo é fundamental para garantir ainda mais segurança aos seus primeiros momentos da viagem. E a Optima Intercâmbio oferece esse momento "tira-dúvidas" de forma completa, para deixar você realmente preparado para viver a melhor experiência da sua vida!

9. Se precisar, oferecem suporte para tradução de documentos?

Se essa é a sua primeira vez no exterior, talvez você não saiba: muitos documentos, principalmente quando você vai fazer um intercâmbio, precisam ser traduzidos para o inglês ou o idioma do país.

Por exemplo: se você precisa de um histórico escolar para fazer um curso no exterior, este precisa ser no idioma do país. A depender da instituição de ensino, a tradução ainda precisa ser juramentada.

O mesmo vale para uma receita de remédio contínuo, por exemplo. Se você carrega uma certa quantidade de remédios consigo na mala, é preciso levar a receita em inglês junto de você para mostrar às autoridades imigratórias que você realmente precisa das medicações.

Por isso, entender se a agência oferece suporte para a tradução de papéis importantes para a sua viagem, como esses, é fundamental.

A Optima Intercâmbio oferece um serviço completo de tradução e tradução juramentada com os melhores tradutores no país para garantir que todos os seus documentos sejam aceitos no exterior!

Veja também: Como levar remédios em viagem internacional

10. Qual é o suporte oferecido para os estudantes durante o período de intercâmbio?

O suporte durante o seu período de intercâmbio também deve fazer parte dos serviços oferecidos pela agência de intercâmbio.

Afinal, a quem você irá recorrer se tiver algum problema com a escola, com a acomodação ou precisar entender como funciona alguma coisa do seu programa de intercâmbio?

Em muitos casos, as empresas de intercâmbio dizem que oferecem suporte no exterior, mas quando o estudante precisa, ela nem sempre ajuda. E esse é um dos maiores motivos de reclamações junto às agências: elas prometem, mas não cumprem.

Por isso, é muito importante pesquisar sobre o serviço das agências e entender se elas realmente cumprem o combinado com os estudantes.

A Optima sabe o quão importante é esse momento para todos os intercambistas e, por isso, preza pelo suporte de qualidade no exterior. Todos os nossos estudantes contam com um suporte especializado antes, durante e depois do intercâmbio.

Se precisar de qualquer ajuda relacionada ao pacote de intercâmbio, pode contar com nossos especialistas para ajudar!

Pergunta extra: vocês têm depoimentos de ex-alunos que eu possa ler?

Ler depoimentos de pessoas que já viajaram com a agência é muito importante para entender qual é a experiência oferecida pela empresa. Por isso, pergunte se eles têm depoimentos de ex-alunos e vá além: procure você mesmo por outras histórias!

Assim, você pode tirar conclusões baseadas na realidade na hora de escolher a sua agência de intercâmbio.

Aqui na Optima, nós nos orgulhamos de ter uma seção de comentários e depoimentos rica, repleta de histórias de sucesso dos nossos #ViajantesOptima!

Fica o nosso convite para que você possa ler, se inspirar e ver que a Optima é a agência certa para estar ao seu lado durante o intercâmbio. Para ler os depoimentos, basta clicar neste link.

E, claro, se quiser saber mais sobre nós, dê um Google e você terá a certeza de que somos os melhores companheiros para a sua viagem.

Planeje seu intercâmbio com a melhor. Planeje com a Optima!

Não precisa perder tempo pesquisando por uma agência de intercâmbio quando você já sabe que encontrou a melhor.

A Optima Intercâmbio está ao seu lado para construir um programa de intercâmbio personalizado, que atenda todas as suas necessidades e que ofereça o melhor suporte antes, durante e depois do seu embarque.

Clique aqui, fale com um especialista e dê o start nessa jornada incrível! Vai ser maravilhoso estar ao seu lado nesta incrível fase da sua vida!

Passagem Aéreas
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco