Aprender italiano: seis motivos para estudar o idioma

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Aprender italiano nem sempre é a primeira opção de idioma para a maioria das pessoas que desejam se tornar bilíngues. Muitas vezes o inglês, o espanhol e, até mesmo, o francês acaba sendo o idioma escolhido. Entretanto, o italiano é falado por pelo menos 90 milhões de pessoas distribuídos em mais de onze países além da Itália. Mas, além disso, por que estudar italiano? É sobre isso que nós vamos falar nesse post: continue lendo e se inspire para fazer um intercâmbio na Itália!

1. A língua italiana é importante para os negócios

Grandes marcas europeias são de origem italiana e o país é uma das principais economias da Europa e do mundo. Por isso, saber falar o italiano pode abrir portas para sua carreira, além de incrementar o seu currículo. Assim, se você trabalha na área de negócios, Comércio Exterior ou Relações Internacionais, por exemplo, o italiano é um idioma imprescindível.

2. Aprender italiano pode ser uma oportunidade de se comunicar em diversos países

Como já falamos, há um grande número de falantes do italiano ao redor do mundo e, além de ser a língua oficial da Itália, é claro, o idioma é também a falado em outros países, como Suíça, Malta e em algumas regiões da França - apesar de não ser língua oficial neste último caso.

Dado ao seu grande número de falantes nativos, o italiano é a terceira língua mais falada da União Europeia, correspondendo a 13% de toda a população do bloco econômico.

Dessa forma, se você quer visitar a Europa, aprender italiano pode ser importante para se comunicar em vários países da região europeia.

3. Por que estudar italiano? Para ficar mais próximo de um patrimônio cultural riquíssimo

Tudo bem que não é preciso saber idioma algum para apreciar as belas obras de arte de Michelangelo, Rafael ou Da Vinci, entretanto, saber outra língua como o italiano é a oportunidade de se aproximar com uma das culturas mais ricas do mundo. Se você quer aprender italiano, fazer um intercâmbio na Itália poderá fazer da sua experiência de estudos sobre o idioma em algo ainda mais espetacular graças a imersão cultural que apenas um intercâmbio pode oferecer. 

Ao aprender italiano você poderá ler grandes obras da literatura mundial, como o clássico “A Divina Comédia” em suas palavras originais. Além disso, você poderá aprender sobre história, filosofia e história com muito mais facilidade, pois você poderá estudar por meio dos diversos materiais produzidos pela Itália.

4. Aprender italiano é a porta de entrada para grandes universidades europeias

Se é a sua intenção fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior, saiba que a Itália possui algumas das melhores e maiores instituições de ensino do mundo. Sendo assim, aprender outras línguas - especialmente o italiano - se torna algo indispensável.

Campus como a Università di Bologna, o Politecnico di Milano, a Università di Firenzi ou a Sapienza Università di Roma estão entre as principais e maiores instituições de ensino superior da Itália e figuram entre as melhores universidades do mundo.

Além disso, esses institutos se mostram com grande número de estudantes internacionais, o que pode ser um grande atrativo para aqueles que desejam estudar no exterior. 

E, claro: aprender italiano é fundamental para ingressar em escolas superiores na Itália. Esse idioma será um requisito necessário para sua aprovação nas provas de seleção dos cursos de graduação ou pós-graduação na Itália. Mas, ao fazer seu intercâmbio para ter aulas de italiano na Itália, ficará muito mais fácil dominar esse idioma!

5. Aprender italiano ajudará na sua saúde mental

Aprender um novo idioma vai aumentar a saúde do seu cérebro, uma vez que você estará treinando-o e exercitando-o. Assim, você poderá não só saber duas línguas (ou mais), como também desenvolver novas habilidades multitarefas e fortalecer sua memória. 

É cientificamente comprovado que aprender uma nova língua pode ajudar na sua capacidade de concentração e aprendizado. Por isso, investir em um curso de italiano no exterior pode ser a chave para uma vida saudável e novas ideias!

6. Aprender italiano é importante para uma possível cidadania europeia

Se você tem direito a uma cidadania italiana e deseja entrar com o processo de naturalização no próprio país, saber falar italiano é um requisito obrigatório. Há um decreto que exige que os interessados em possuir um passaporte italiano sejam proficientes no idioma pelo menos no nível B1 (intermediário).

Desta forma, se você se encaixa nos requisitos para um passaporte italiano, fazer um intercâmbio na Itália pode ser o ponto de partida, uma vez que você aprenderá o idioma e conhecerá o dia-a-dia de seus futuros concidadãos!

Aprender italiano com ajuda da Optima Intercâmbio

A melhor maneira de aprender um novo idioma é fazendo um intercâmbio. Por isso, se você deseja aprender italiano, deverá contar com a ajuda de uma agência especializada e com mais de dez anos no mercado. A Optima Intercâmbio tem uma equipe multidisciplinar e qualificada para que você realize seu sonho de fazer um intercâmbio na Itália da maneira mais tranquila possível.

A Optima conta com escolas selecionadas com muito cuidado nas cidades de Roma, Milão e Florença. Tudo isso para que você tenha uma experiência internacional de qualidade, rica e que seja realmente a realização de um sonho. 

Nossos consultores estão preparados para te ajudar a decidir tudo sobre seu curso, sua acomodação e todos os detalhes do seu intercâmbio. Será uma experiência incrível poder ajudar você a criar um projeto de intercâmbio que se adapte às suas necessidades. Se você ainda não pediu um orçamento, clique aqui para que um consultor entre em contato com você!

Roma
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco