Intercâmbio na África do Sul

Por que fazer intercâmbio na África do Su?l

A África do Sul tem se tornado um destino muito procurado por brasileiros com intenção de adquirir fluência no inglês. Conhecido pela exuberância natural, o país tem várias semelhanças com o Brasil. É um país com clima semelhante ao brasileiro proporcionando uma adaptação física tranquila para estudantes daqui. O povo sul-africano possui uma cultura que influenciou muito os costumes e tradições brasileiras. O país também possui um ótimo custo-benefício para estudantes quando comparado a outros pontos com procura para estudo do inglês. O intercâmbio na África do Sul também é interessante por ser um país com poucas burocracias exigidas a  intercambistas do Brasil. O estudo no país mais desenvolvido do continente africano permite uma experiência cultural e acadêmica fantástica!

Por do sol na África do Sul com dois elefantes próximos a uma árvore

A cultura sul-africana

A cultura da África do Sul é bastante rica e diversa, com influências europeias e em especial dos povos nativos da região. É um país onde artistas valorizam o uso das cores fortes e vibrantes. Sua arte reverencia os povos primitivos do território africano. Os maiores destaques da cultura sul-africana são a música e a dança, duas paixões nacionais daquele povo. A produção musical do país é única e bastante característica, como é o caso do ritmo kwaito. Ele faz uma mistura de diversos instrumentos, além de incluir palavras de dialetos nativos. O país também se destaca como importante polo intelectual do continente africano. O país africano de língua principal inglesa já recebeu, através de seus escritores, 2 Prêmios Nobel de Literatura. Isto demonstra o quanto aquela nação se destaca quanto aos estudos e desempenho em conhecimentos da língua. Assim, o intercâmbio na África do sul passa a ser uma opção de qualidade para quem deseja adquirir domínio do inglês.

Africano rastafari sentado com uma pintura artística ao fundo

Culinária local

A gastronomia da África do Sul é rica em carboidratos e proteínas. Muitos pratos típicos são preparados com carne branca ou vermelha. Um dos mais populares nesse sentido é o Bobotie, que é um bolo de carne feito com a inclusão de ovos. Além desses ingredientes, a batata e o tomate também estão muito presentes na culinária sul-africana.

Bobotie é um prato típico da África do Sul

Em relação aos doces, uma das sobremesas locais mais populares é o Pudim de Malva. Este é preparado com ovos e geleia de damasco, sendo servido geralmente com acompanhamento de sorvete. Portanto, os estudantes brasileiros que fazem intercâmbio na África do Sul não costumam ter dificuldades em se adaptar aos costumes culinários do país.

Clima

Grande parte do território sul-africano se encontra em uma zona de clima semiárido. Porém a cidade de Cape Town, uma das mais populares entre os intercambistas, possui um clima mediterrâneo. Isso significa que o local possui duas estações bem definidas. Um verão seco e quente, e um inverno com temperaturas amenas. Entre os meses de setembro a abril, Cape Town apresenta dias quentes, com temperaturas médias de 27°C, com variações pontuais. Já no restante do ano, é quando ocorrem períodos de chuvas e as temperaturas chegam a uma média de 8°C nos dias mais frios, e de até 16 °C nos dias mais amenos. Isso significa que os estudantes de intercâmbio na África do Sul não percebem muitas diferenças no clima em comparação ao Brasil.

Praia na cidade de Camps Bays África do Sul

Vida noturna na África do Sul

A vida noturna nas grandes cidades do país é bastante animada para quem faz intercâmbio na África do Sul. Especialmente durante o verão, em Cape Town, existem três locais imperdíveis para se curtir a noite. Eles são Long Street, Waterfront e Camps Bay. Long Street é uma famosa rua de compras da cidade, que durante a noite se torna um dos pontos mais badalados de Cape Town por suas boates e bares. Waterfront, é mais indicado para quem prefere um programa tranquilo, possuindo várias opções de bons restaurantes e bares intimistas. Enquanto isso, Camps Bay é uma das áreas mais refinadas da cidade, onde está situado o famoso Cafe Caprice. Com certeza o estudante irá se divertir muito com o povo alegre e simpático da África do Sul.

Grupo em festa com danças na África do Sul

Transporte público

Os transportes públicos que existem nas cidades sul-africanas são trem, ônibus e vans. Para os estudantes de intercâmbio na África do Sul, o trem é o mais indicado para os percursos mais longos, pois geralmente interligam o centro das cidades com áreas mais afastadas ou cidades vizinhas. Por outro lado, o ônibus e as vans realizam trajetos próximos, sendo as alternativas mais econômicas.

Além dessas três opções, muitas cidades também contam com os rikkis, que são uma espécie de táxi coletivo. Por ser dividido entre algumas pessoas, as tarifas acabam sendo atrativa para intercambistas. Isto quando utilizado para percursos rápidos entre áreas próximas ao centro.

Estudo e trabalho no intercâmbio na África do Sul

O país possui instituições de ensino de grande reconhecimento entre estudantes que fazem intercâmbio na África do Sul. Além de aprender inglês, também é possível fazer cursos de especialização em áreas como hotelaria, turismo, negócios, publicidade entre outras. São vários os programas de intercâmbio disponíveis para a África do Sul, permitindo que cada estudante escolha aquele que melhor se ajuste às suas preferências. Alguns programas de intercâmbio permitem a realização do estudo em conjunto a trabalhos não remunerados. Outra opção que atrai muitos jovens e adultos para o país é a de fazer intercâmbio social. Nela é possível agregar cursos de inglês com trabalhos voluntários dedicados à ações em prol da natureza, dos animais selvagens e até mesmo pelas comunidades carentes da África do Sul.

Casal de jovens estudantes tirando uma selfie

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio na África do Sul?

Em relação ao intercâmbio na África do Sul, os estudantes precisam pesquisar sobre as principais cidades e descobrir qual delas melhor atende as suas prioridades. A mais popular do país entre os intercambistas brasileiros é a cidade de Cape Town. Assim como ocorreu em cidades do Brasil, Cape Town foi uma das cidades que sediaram a Copa do Mundo de 2014. Isto significa que a região recebeu grandes investimentos em infraestrutura, se modernizando muito nos últimos anos. Além de lindas praias e paisagens naturais incríveis, Cape Town conta com infraestrutura e rotina de metrópole, sendo classificada como um grande centro econômico, cultural e intelectual do país. Assim, o local reúne características indispensáveis para os estudantes que desejam fazer intercâmbio na África do Sul.

Imagem da região urbana da cidade de Cape Town

Conheça os programas de intercâmbio na África do Sul da Optima Intercâmbio

A Optima Intercâmbio é uma das principais referências quando o assunto é intercâmbio na África do Sul. Parceira dos grandes centros de ensino do país, a Optima oferece estrutura e apoio para que os intercambistas tirem o máximo proveito dessa oportunidade.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

54,8 milhões de habitantes

Moeda Rand (ZAR)
Línguas oficiais Inglês, Africâner, Ndebele, Soto, Soto do norte, Suazí, Tsonga, Tsuana, Venda, Xhosa e Zulu.
Culinária Dividida em culinária local e influenciada por imigrantes (britânicos, malasianos, portugueses entre outros). Pratos típicos incluem Biltong (carne seca), Kota (curry servido dentro de um pão) e Gatsby (sanduíche com recheios variados, normalmente acompanhado de batatas fritas).
Clima Desértico, subtropical e mediterrâneo, com diversas mudanças climáticas. Verões quentes e húmidos, invernos secos e ensolarados.
Fuso Horário UTC+2
Território 1,221,037 km2
Orçamento Fácil Cape Town

PROMOÇÃO DO MÊS

Promoção de Intercâmbio na África do Sul

Este programa inclui: Curso de Férias para Adolescentes – Duração 4 semanas Acomodação 4 semanas em Homestay, Individual, Meia pensão *Taxa de acomodação *Suplemento acomodação alta temporada Programa Guardião para menor desacompanhado *Transfer de chegada – Aeroporto/ Acomodação *Seguro Médico EC *Taxa de consultoria Optima. – Válido para matrículas efetuadas até o dia 30.12.2017 – Vagas Limitadas.

  • País:África do Sul
  • Cidade:Cape Town
  • Escola:EC English Language Center
  • Curso:Curso de Férias para Adolescentes – Clássico c/ Homestay (13 à 17 anos)
  • Duração:4 semanas
  • Acomodação:Homestay / 4 semanas
  • Quarto: Individual / Meia Pensão
  • EUR 3.375,00 = R$ 13.500,07
  • em até 12x
  • *Valores em Reais convertidos de acordo como câmbio de hoje. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

África do Sul

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09