Intercâmbio na África do Sul precisa de visto?

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Seu próximo destino é a África do Sul? Fazer um intercâmbio nesse país incrível é a oportunidade perfeita para desenvolver seu inglês e, ainda por cima, viver em uma cultura extremamente diversificada!

Um dos documentos que você precisa para fazer seu intercâmbio é o visto. Mas brasileiro precisa de visto para a África do Sul? Neste post nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre o visto para fazer intercâmbio na África do Sul!

Como funcionam os vistos para a África do Sul?

A África do Sul é um destino de intercâmbio bastante simples quando falamos sobre vistos. O país facilita bastante para os brasileiros que buscam fazer um intercâmbio no país. Quando falamos sobre intercâmbio na África do Sul, devemos pensar em dois cenários.

O primeiro cenário é para os intercambistas que estudarão no país por um curto período de tempo. Já o segundo cenário é para os estudantes estrangeiros que farão intercâmbio por um período superior a 90 dias.

SAIBA MAIS: Estudar inglês na África do Sul vale a pena?

Intercâmbio de curta duração na África do Sul

Se você vai fazer um intercâmbio de curta duração e se pergunta se precisa de visto para a África do Sul, há uma excelente notícia: não é necessário solicitar nenhum tipo de visto caso você vá permanecer até 90 dias na África do Sul.

Neste caso, apesar de não necessitar de visto, você ainda precisará de um passaporte válido com pelo menos uma página em branco quando apresentado na imigração sul-africana. O passaporte também deverá ter validade mínima de 30 dias a partir da data prevista de saída do país.

Além disso, como você vai fazer um intercâmbio na África do Sul, é preciso ainda que você carregue consigo - de maneira impressa, de preferência - o comprovante de matrícula no curso.

VEJA TAMBÉM: Festa Africana: conheça os festivais mais famosos da África do Sul!

Visto para a África do Sul: intercâmbio de duração superior a 90 dias

CONHEÇA CAPE TOWN: Roteiro de viagem: o que fazer em Cape Town

Se o seu intercâmbio tem duração superior a 90 dias, o cenário é outro. Todos os estudantes que vão à África do Sul para fazer um intercâmbio com longa duração necessitam de visto de estudante para entrar no país.

A solicitação do visto poderá ser feita ainda no Brasil, diretamente na Embaixada ou no Consulado da África do Sul.

Para solicitar o visto da África do Sul, há alguns documentos necessários para serem apresentados na Embaixada ou Consulado aqui no Brasil. No site da imigração da África do Sul você pode conferir a lista completa dos documentos, mas, basicamente, você precisará de:

  • Formulário BI-1738 impresso em tinta preta e preenchido
  • Passaporte válido por no mínimo 30 dias após o seu retorno ao Brasil,
  • Pagamento da taxa de R$ 188,00 (valores em 2021),
  • Comprovante de matrícula da escola,
  • Certificado Internacional de vacina contra febre amarela (CIVP),
  • Prova de meios financeiros suficientes para se manter enquanto reside na África do Sul,
  • Seguro médico.

Quanto tempo precisa para o visto da África do Sul ficar pronto?

O processo do visto demora de 8 a 10 semanas para ser analisado e aprovado - caso seja. É sempre recomendado que você faça a sua solicitação de visto com pelo menos este período de antecedência para que ele fique pronto até a data correta para o seu intercâmbio.

A Optima Intercâmbio têm parcerias com assessorias especializadas em visto. Ao adquirir o seu pacote de intercâmbio, nossos consultores irão encaminhar você para a consultoria e, assim, você terá toda a segurança e confiabilidade de que o seu visto ficará pronto na data correta e, ainda, não correrá riscos de que ele seja negado.

Com uma consultoria especializada em vistos, você poderá ficar mais tranquilo quanto a isso, já que eles farão todo o processo para você. Será preciso apenas enviar os documentos solicitados! Simples assim!

Pode trabalhar durante o intercâmbio na África do Sul?

O visto de estudante na África do Sul oferece a possibilidade de trabalho no país durante o seu intercâmbio. Entretanto, para conseguir esta permissão, você deverá fazer um curso de educação superior no país.

Com um curso de idiomas, você apenas pode fazer trabalho voluntário na África do Sul. Aliás, este é um programa excelente para quem busca ter uma experiência ainda mais enriquecedora no país.

O trabalho voluntário na África do Sul permite que você dedique seu tempo a causas sociais e o país oferece oportunidades deste tipo em diferentes áreas. Você poderá trabalhar com a educação de jovens, crianças e adultos, cuidados com animais, cuidados com o meio ambiente e muito mais!

Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia

A vacina da febre amarela é um requisito obrigatório para você ingressar na África do Sul. Sem ela, você não poderá desembarcar no país.

Por este motivo, se você não estiver com a sua vacinação em dia, procure uma unidade do SUS e tome esta vacina pelo menos 10 dias antes da data de embarque para a África do Sul.

Além disso, você precisa emitir o CIVP - Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - no site da Anvisa. Nós já falamos mais sobre a vacinação para o intercâmbio e como emitir o CIVP aqui neste outro post!

Faça seu intercâmbio na África do Sul com uma agência especializada!

Se você busca uma agência de intercâmbio especializada para te auxiliar com todo o processo de estudos no exterior, a Optima é a agência para você!

A Optima tem mais de 10 anos de experiência na área de estudos internacionais e milhares de estudantes já contaram com a nossa ajuda ao longo deste tempo. A Optima é a agência líder em qualidade, segurança e transparência no Brasil!

Com a Optima, o seu intercâmbio é garantia de sucesso! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Tenho certeza que você fará um intercâmbio incrível com a nossa ajuda!

Cape Town
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco