Intercâmbio e a escolha da graduação

O fim do ensino médio traz consigo uma pergunta aos estudantes: Qual curso universitário você vai fazer? No entanto, essa pressão gera ansiedade e angústia a muitos, pois as dúvidas e inseguranças são próprias da idade. A escolha errada de um curso universitário gera perda de tempo e dinheiro, que poderiam ser investidos em outros setores. Promovemos neste espaço uma discussão sobre a importância do intercâmbio e a escolha da graduação.intercâmbio e a escolha da graduação - Enem

Em alguns países há a cultura de motivar o jovem a viajar e ter experiências antes de decidir seu futuro. Com a popularização do intercâmbio no Brasil, também começamos a ver essa tendência crescer. Cada dia mais jovens aproveitam o período pós formatura para viajarem e, além de aprender uma segunda língua, aproveitar para conhecer opções acadêmicas, confirmar escolhas ou tirar dúvidas.

O intercâmbio e a escolha da graduação se conectam. O intercâmbio promove acesso a informações e práticas que podem despertar o interesse por áreas profissionais. Ao sair de sua zona de conforto, o jovem é obrigado a abrir seus olhos e sua cabeça para novas situações que lhe ajudam a se conhecer melhor. Isso permite que ele busque se aproximar de atividades às quais mais se identifica. Dessa forma o intercâmbio e a escolha da graduação se tornam temas importantes para jovens estudantes.

O Enem e o intercâmbio

Há alguns anos, o sistema de seleção para graduação no Brasil era uma verdadeira maratona. Havia uma prova para cada instituição e os estudantes viajavam o país prestando vestibulares entre novembro e fevereiro. A partir da utilização do Enem como principal forma de seleção em universidades, o sistema de ingresso na faculdade foi transformado. O estudante cumpre apenas os dois dias de prova em novembro, e só depois de receber o resultado em janeiro, poderá se candidatar às vagas de graduação.

Assim ele pode aproveitar esse período de 2 a 3 meses para fazer intercâmbio. Além de investir no aprendizado de outro idioma, poderá incluir atividades extras ligadas à profissões que lhe interessem. Quando chegar o momento de se candidatar às vagas nos cursos universitários, o aluno terá na bagagem novas experiências que o ajudarão em sua escolha.intercâmbio e a escolha da graduação - voluntário

Intercâmbio e trabalho voluntário

Esta opção de atividade, que pode ser incluída no seu pacote de intercâmbio, é uma grande ajuda. Os jovens, ao trabalhar em programas de voluntariado passam a conhecer a prática profissional de algumas áreas. Exemplo disso é o trabalho voluntário em atividades ligadas ao meio ambiente, à saúde ou educação. São oportunidades únicas para você acompanhar o dia a dia de biólogos, veterinários, médicos, professores e outros.

Conhecer o mercado de trabalho

O mundo está globalizado e isso é irreversível! Viajar é a melhor forma de você se tornar um cidadão do mundo! Para escolher uma profissão devemos estar atentos às tendências do futuro. O intercâmbio te dá acesso a uma enorme quantidade de informações para que você se atualize e vislumbre novas possibilidades. As mais diversas formações buscam oferecer conhecimentos globais nas áreas estudadas. Contudo, é na oportunidade de um intercâmbio acadêmico em que se encontra o diferencial para garantir experiência associada à teoria.

Intercâmbio e a escolha da graduação

Se você se encontra entre aqueles que estão prestes a concluir o ensino médio, e ainda não tem noção de qual caminho seguir… A Optima oferece opções de intercâmbio capazes de ajudar você a definir o seu futuro. Nós acreditamos em uma filosofia muito divulgada, mas ainda difícil de ser vivenciada: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” (Confúcio).

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09